20 novembro, 2008

TROUBLE MEN BLUES BAND

UMA TENTATIVA DE CONTRIBUIÇÃO AO Trouble Men Blues Band – TMBB (Ou uma tentativa de agitar o sucesso dos nossos valores artísticos locais...)



Acompanhado dos amigos Fernando Grechi e Ernani Palma Ribeiro com a companheira Ecilda, assisti a encantadora apresentação Blues Celebration do Troube Men Blues Band no Hotel Morro dos Conventos e tenho uma série de sugestões / contribuições a dar para o aperfeiçoamento da melhor banda de Blues que conheço pessoalmente, já que curto o gênero desde a década de 60, ou seja, sou de uma geração que formou legiões de adoradores do gênero, já que outros ouvintes e fãs da banda poderão apenas tecer merecidos elogios, enquanto que outros poderão também elogiar e não ter coragem de criticar construtivamente como o faço. Conforme meu amigo HD sempre é bom haver o quinto elemento que só avalia...ou que funciona como uma espécie de ombudsman... Faço porque o Troube Men Blues Band me fascina sempre que os ouço, faço porque o acho melhor que a banda do famoso portoalegrense Fernando Noronha e outras tantas que já conheci ao longo da minha vida, tomo então a liberdade de apontar alguns tópicos, já que a internet nos proporciona esta oportunidade de manifestação pessoal e por que não de um bate-papo cultural on-line na cidade, já que existe uma intensa carência de ambientes adequados para isso. Se houver interesse poder-se-ia pensar em um @yahoogrupos.com.br discreto (onde não aparece o e-mail ou o nome dos integrantes) para discussão de artes, desde música, cinema, teatro e outras temáticas culturais onde circulem informações, opiniões e por que não democráticos debates políticos ideológicos, porém sem conotação partidária. Minhas propostas para o Troube Men Blues Band e para o grupo em CCO são as seguintes:

• O som estava muito alto para Blues. Entendo que o equipamento utilizado no dia proporcionou uma melhor performance ao áudio, mas a potência instalada é mais propícia para show em local aberto, não para ambiente fechado. Entretanto, depende do caminho ou do público que o Troube Men Blues Band quer atingir / impressionar, se é para jovens tem que ser mais agressivo, mas se for para quem realmente curte Blues, não interessando a idade, deve adaptar-se ao estilo procurando ouvir a galera que os prestigia, ou seja, ouvir as diferentes manifestações para obter uma média/referência.
• O ambiente estava muito escuro. A luz é tão fundamental para o palco quanto para o público. Não é porque a luz de vela está sempre na moda, por ser encantadora, que se pode aplicar a qualquer situação. O cinema retrata muito bem ambientes onde rola Blues e Jazz, com iluminação adequada enriquecendo os detalhes de quem está tocando e de quem está ouvindo também.
• Tem que diversificar tocando duas ou três mais amenas, mais melosas, mais românticas...
• Tem que ter uma beleza feminina no palco para enriquecer o visual, mesmo sendo uma coadjuvante. Esta condição não é decisiva, mas a ‘’homarada’’ vai gostar.
• Acho que o Maurício tem habilidade política para vez ou outra ‘’jogar conversa fora’’ brevemente sobre cultura, cinema, esporte e meio ambiente, já que o momento é estrategicamente atencioso. O chapéu o torna místico também, por que não algo diferente também para o Facão e os outros integrantes?...afinal são os nossos astros araranguaenses!
• O chope estava ótimo, mas acho que cabe muito bem um jantar antes, mesmo que seja apenas uma sopa, para então depois o show. Neste caso pode até ser dois preços, com rango e sem rango. Nestes eventos sugiro a distribuição da história do Blues e do TMBB num bem elaborado panfleto/catálogo com seus respectivos patrocinadores.
• Está muito caro para quem ganha pouco (para quem está estabilizado o valor cobrado está a altura). Oportunizem os fãs do Troube Men Blues Band com ingressos mais baratos bem antecipados, por exemplo. Comento isto porque senti a ausência de fanáticos adeptos do Blues e Jazz que não estavam presentes por questões financeiras, mas garanto que são potenciais formadores de opinião.
• O local geograficamente está bem localizado, mas o dono não ajuda e absurdamente só tem uma Instalação Sanitária onde só cabe uma pessoa. Depois que o excelente chope, mas diurético, começou a fazer efeito, teve fila durante todo o show. Acho que o Yate é disparadamente bem mais confortável e adequado.

OBS. Acho que cada apresentação tinha que ser registrada em vídeo para o currículo da TMBB e para o acervo cultural do município.
OBS. Penso até que o município tinha que reconhecer, apoiar e divulgar mais os valores artísticos locais...
OBS. Se você acha que mais alguém gosta de Blues ou Jazz, por favor, repasse a mensagem porque só assim poderemos formar uma legião em Araranguá e região. As adesões de motivação poderão ser feitas através do e-mail tkane@contato.net onde me coloco como moderador (até ser substituído) desde que concordem com as regras que serão debatidas e aprovadas por um grupo inicial. É uma idéia!!!


Tadeu Santos
Araranguá / SC, Set/2008.


AraranguáBluesCultural