20 novembro, 2008

FBMC

SENHORAS / SENHORES

Para quem viajou mais de 1.000 KM de carro para participar da Consulta Pública, em Curitiba, no dia 16, a convite do FBOMS e do FBMC, causa indignação ao ler o relato / ata da reunião elaborada pelo FBMC, pois excluíram tópicos debatidos e adicionaram outros que sequer foram mencionados no debate.
Apesar da única e breve citação ''O planejamento energético no Brasil deve retirar as termoelétricas a carvão mineral em Santa Catarina, uma fonte de energia extremamente suja e degradante (SINDISEAB e FBOMS)'', percebe-se na síntese da reunião enviada pelo FBMC uma desconsideração para com temas abordados na Consulta Pública (no qual deve ter sido gravada!), considerados de extrema relevância em se tratando de Mudanças Climáticas, com citações significativas como ''queima de combustíveis fósseis'' e a ocorrência do ''furacão Catarina no Sul de SC'', além dos documentos entregues em mãos a equipe do FBMC.
• Esclarecemos que termoelétricas existem também no Rio Grande do Sul, não apenas em Santa Catarina!!!
• De onde é o SINDISEAB? Quem abordou termelétricas a carvão na Consulta Pública foi a ONG Sócios da Natureza, filiada a FEEC e integrante do GTEnergia do FBOMS!
• Está muito óbvio que supervalorizaram questões pontuais do Paraná.
• Comunicaram que haveria uma consulta no dia 31 em Florianópolis, mas não a fizeram. Na verdade a consulta pública do dia 16 deveria ter sido realizada em Santa Catarina para melhor atender a região Sul.
• Não será desta forma que o FBMC encontrará as melhores e mais adequadas soluções aos gravíssimos problemas das Mudanças Climáticas no país, pois não levaram em conta os depoimentos de uma das regiões mais afetadas no país pela mudança do clima.
• Terá sido por que publicamos na rede o texto abaixo?

• Pelo visto não ouviram a gravação para fazer a transcrição, afinal consulta pública é consulta pública, deve ser transcrita da forma como ocorreu, mesmo que o público presente representando a sociedade não tenha correspondido às expectativas da coordenação. Se não correspondeu ou é porque não entendeu a proposta ou porque ainda não sabe o que são verdadeiramente mudanças climáticas.

• O Senado Federal realizou uma audiência pública no início deste ano sobre Mudanças Climáticas no sul de SC, justamente no QG do carvão em Criciúma e só deram atenção às propostas formuladas pelo setor carbonífero SIECESC e pela equipe da Tractebel/Suez, proprietária da maior emissora de CO² da América Latina pela queima de combustíveis fósseis.

• Se o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas não leva em consideração o que está acontecendo no sul de Santa Catarina na elaboração do Plano Nacional de Mudanças do Clima, não terá sido justo, abrangente e honesto, afinal o Brasil quando se concebe meio ambiente e/ou mudanças climáticas não é só a Amazônia.

• Com certeza quando os EIKEs e as VALEs começarem a queimar carvão mineral na Amazônia o enfoque será outro... Ou seja, não estariam sendo inconvenientes com a verdade?

Tadeu Santos / Coordenação Sócios da Natureza / Araranguá SC, 11/11/2008.