20 novembro, 2008

O ARARANGUÁ QUE QUEREMOS SER

O ARARANGUÁ
QUE
QUEREMOS SER!


INTRODUÇÃO
Motivados pela polêmica matéria da revista Veja intitulada o ‘’BRASIL QUE QUEREMOS SER’’ tentaremos, numa linha um pouco diferenciada, abordar a mesma temática, elaborando uma proposta para o ‘’ARARANGUÁ QUE QUEREMOS SER’’ sob uma ótica ou um olhar socioambiental, ou seja, apontaremos diversos tópicos que consideramos de relevância para o desenvolvimento do Município de Araranguá, de forma equilibrada e saudável. O documento não é final, mas provocador e motivador de debates junto à administração municipal e segmentos organizados da sociedade civil, pois outros setores também devem apresentar sugestões para complementar um projeto norteador de desenvolvimento do município, de forma participativa, ordenada e sustentável. Um sábio provérbio afirma que para o esterco ser bem aproveitado precisa ser bem espalhado, isto é, o mesmo procedimento ocorre com o desenvolvimento, que para ser justo precisa beneficiar todas as camadas sociais, desde o empreendedor até o mais humilde trabalhador com qualidade de vida, desde bons salários, passando pela infra-estrutura viária, calçamento/asfaltamento, saúde, educação, sistema ambiental de esgoto e meio ambiente preservado, por exemplo.

O Prefeito Mariano Mazzuco e seu futuro Vice Sandro Maciel poderão, com certeza, transformar a administração Mariano ainda melhor, mas junto com a participação da população que os elegeu para isso, dando ainda mais credibilidade política aos administradores municipais.

O município de Araranguá com a Administração do Mariano Mazzuco não só foi abençoado com a UFSC e CEFET, Sistema Ambiental de Esgoto, calçamento e asfaltamento nos bairros, creches públicas e habitação popular, ações sociais voltadas à saúde, bem estar e educação da população, mas também com a Duplicação da BR-101 que dará uma segunda ponte ao município e possibilidades reais de desenvolvimento.

O segundo mandato do Mariano Mazzuco precisa ser exageradamente planejado e articulado, pois com as obras em andamento e a coligação ‘’Araranguá ainda melhor’’ as portas do Governo Federal (e mesmo estadual!!!) irão abrir-se aos bons projetos de Araranguá. Araranguá não é apenas o município/cidade que está situado no meio de duas capitais, que está localizado entre o Oceano Atlântico e os Aparados da Serra, Araranguá com a administração do Mariano já está ainda melhor, mas precisa ser mais, precisa conquistar outras referências construtivas no turismo, na agricultura e na indústria, por exemplo. É função do poder público municipal promover ações e implantar infra-estrutura compatível com a qualidade de vida da população, fomentar incentivos a iniciativa privada e consolidar as parcerias com o Estado e a União.

Sugerimos a formação de uma espécie de ‘’conselhão’’ com representantes dos principais segmentos sociais, econômicos e políticos do município, onde o Executivo Municipal possa periodicamente apresentar os principais projetos e ações para ouvir sugestões construtivas aos mesmos. Um conselho eclético e representativo fortalece a administração municipal e dá credibilidade junto às esferas governamentais na busca de recursos para implantação de projetos ou de ações.

Por sermos defensores da natureza e de uma melhor qualidade de vida para a população de Araranguá e região, muitas pessoas e setores produtivos, por motivos óbvios, não concordam com a nossa causa ou com a forma como atuamos, mas uma grande maioria simpatiza com nosso voluntariado, sem interesses pessoais e/ou individuais. Podemos até estarmos errados para alguns, mas é preciso que os contrários fundamentem as razões, como fundamentamos nossas propostas, críticas, alertas e denúncias. Muitas pessoas ainda não perceberam que não somos de esquerda nem de direita, mas adeptos de uma nova concepção alternativa imbuída de princípios sócio-ambientalistas, no qual já provamos nas várias missões que atuamos, basta conferir nosso histórico.

Pessoalmente não sou filiado a nenhum partido político, mas admiro os cidadãos políticos, obviamente àqueles que se dedicam à política priorizando interesses do bem coletivo. Podemos não ter densidade eleitoral, afinal nunca a buscamos, esta é uma responsabilidade dos políticos. Porém temos densidade moral e de respeito junto à opinião pública. Somos intensamente procurados pela população para obter informações, dar palestras em colégios e universidades, para participar de conselhos e parcerias em projetos de educação ambiental, entre tantas outras situações de reconhecimento sócio-ambiental.

Por outro lado temos ao longo do tempo alertado para a ausência de uma espécie de pacto pelo bem da região, um pacto acima dos interesses classistas e político-partidários. Se houvesse um pacto de boa vizinhança pelo desenvolvimento, os municípios da região carbonífera não mais poluiriam o rio Araranguá para evitar prejuízos ao município jusante, o turismo seria mais integrado e assim por diante...

Observamos que determinados setores produtivos não aceitam conversar, pois se acham donos da razão, enquanto que outros não aceitam projetos de interesse coletivo porque é de autoria de um partido político. No atual período eleitoral percebemos que realmente falta uma tomada de consciência maior pela adoção de diretrizes construtivas e revolucionárias. Percebemos também que as pessoas não estão dispostas a dialogar sobre outros parâmetros que não sejam aqueles específicos de seus interesses, muitos argumentam que é bobagem ou que de nada adiantam reuniões, enfim, falta a busca pela lapidação do aprimoramento democrático.

Nós estamos tentando escrever a história desta maravilhosa terra, até porque devemos muito a ela, já que nascemos aqui na região e fomos honradamente gratificados com o título de cidadão araranguaense em 2004. Temos o direito adquirido como qualquer cidadão de tentar mostrar o que é bom ou ruim para cidade em que vivemos, de tentar o ‘’ARARANGUÁ QUE QUEREMOS SER!’’

Nossa linha de atuação tem sido coerente e democrática, contestamos métodos produtivos, que de uma forma ou de outra, agridem rigorosamente o meio ambiente, mas apontamos alternativas sustentáveis e viáveis economicamente. Antes eram os ambientalistas e as ONGs que alertavam sobre as mudanças climáticas, atualmente são os cientistas e a ONU que alertam sobre o perigo das emissões dos gases efeito estufa. A agricultura desordenada está desertificando a terra com a devastação das florestas e o comprometimento dos recursos hídricos. O exemplo do extermínio da civilização dos Anazasis (Colapso – Jared Diamond) no Colorado entre os EUA e o México é assustador quando se compara com a devastação da região sul de Santa Catarina, basta visualizar a imensa mancha marrom entre o Oceano Atlântico e os Aparados da Serra através do “Google Earth”.

Araranguá tem um espaço territorial privilegiado, portanto com potencial para proporcionar desenvolvimento tanto na agricultura familiar quanto na indústria sem poluição, tanto no eco-turismo quanto no comércio diversificado, além de projetar-se como pólo educacional da região sul de Santa Catarina.

Voltamos a ressaltar que os tópicos apresentados abaixo são propostas, portanto, nada é conclusivo ou final. A beleza da democracia está na liberdade de manifestação das pessoas comuns como nós, que podem exprimir suas aspirações e concepções aos governantes, que avaliam a possibilidade de concordar ou não!

O Prefeito Mariano Mazzuco tem se revelado um grande estadista democrático com um surpreendente carisma político, tornando-se uma poderosa liderança política na região, a história está provando!



UM BREVE OLHAR

ADEQUAÇÃO DO PLANO DIRETOR / PD:
1. CPUMA AVALIAR SE A METODOLOGIA DA EMPRESA VENCEDORA DA LICITAÇÃO É A MELHOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ.
2. VALORIZAÇÃO DAS LEITURAS COMUNITÁRIAS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES APONTADAS NO ESTATUTO DA CIDADE.
3. PLANO DIRETOR É COISA MUITO SÉRIA, POIS PRATICAMENTE DEFINI O FUTURO DO MUNICÍPIO.
4. NA SABATINA QUE O CDL FEZ COM O MARIANO E O SANDRO, SE PERCEBEU QUE MUITAS RESPOSTAS ESTÃO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DIRETOR.

DUPLICAÇÃO DA BR-101:
1. MEMORIZAR O ‘’DESVIO PELA VIDA’’, UMA CONQUISTA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: PLACAS, CARTILHA E MONUMENTO ESCULTURAL.
2. BUSCAR OS DIREITOS DO TRECHO A SER MUNICIPALIZADO.
3. SEGUNDA PONTE.
4. MEDIDAS COMPENSATÓRIAS DA OBRA...
5. ADOTAR ESTRATÉGIAS PARA O APROVEITAMENTO MÁXIMO DAS OPORTUNIDADES ECONÔMICAS QUE A SUPER-RODOVIA PROMOVERÁ ...

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO / UC:
1. APA DE ILHAS E ENTORNO. AMESC JÁ ESTÁ FAZENDO O LEVANTAMENTO.
2. MONUMENTO NATURAL DO MORRO DOS CONVENTOS, PLANO DE MANEJO E SEU RESPECTIVO PARQUE ECO-TURÍSTICO.
3. APA DO SISTEMA LAGUNAR DA LAGOA DA SERRA E CAVERÁ.
4. REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE NA MATA ATLÂNTICA DO FUNDO GRANDE.
5. INCLUINDO OS AÇUDES BELINZONI E MANÉ ANGÉLICA.
6. PROJETO UDESC/PETROBRÁS LAGOA DA SERRA E CAVERÁ.

• RIO ARARANGUÁ:

1. DESPOLUIÇÃO PARA REDUZIR NÃO SÓ O PREJUÍZO AMBIENTAL, MAS TAMBÉM SÓCIO-ECONÔMICO AO MUNICÍPIO. PROJETO ‘’TECNOLOGIAS SOCIAIS DA ÁGUA’’ EM PARCERIA COM A UFSC E PETROBRÁS AMBIENTAL E O PROJETO RECURSOS HÍDRICOS L.T. DO MC.
2. ELABORAR AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA / AAE PARA FIXAÇÃO DA FOZ. VANTAGENS: FOMENTO A PESCA ARTESANAL E AO TURISMO, ALÉM DE REDUZIR O IMPACTO DAS CHEIAS.
3. INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA (ANCORADOURO E MARINAS) ÀS MARGENS PARA O APROVEITAMENTO DO POTENCIAL ECO-TURÍSTICO. PODE-SE BUSCAR PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA AMBIENTAL DE ESGOTO PELO SAMAE:
1. ACOMPANHAMENTO ECO-EDUCACIONAL.
2. PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO SISTEMA LAGUNAR DA LAGOA DA SERRA, CAVERÁ, BICHOS E MÃE LUZIA. PROJETO PARCERIA UDESC/PETROBRÁS.

IMPLEMENTAÇÃO DA FAMA E COAMA:
1. LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO. SE O SISNAMA DÁ AO MUNICÍPIO O MESMO PODER QUE DÁ A FATMA E AO IBAMA, PORQUE SER REFÉM DOS MESMOS. O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DEPENDE DA DEFINIÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS PRESERVACIONISTAS E DA AGILIDADE DOS LICENCIAMENTOS QUE PROMOVAM A DINÂMICA DA CAPACIDADE PRODUTIVA.
2. ACOMPANHADA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

ESPAÇOS PÚBLICOS:
1. REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA HERCÍLIO LUZ / JARDIM ALCEBÍADES SEARA
2. CRIAÇÃO DE PARQUE PÚBLICO NO BANHADO DA XV DE NOVEMBRO, INSPIRADOS NOS TCC DE ARQUITETURA EXISTENTES.
3. REVITALIZAR A BEIRA RIO ENTRE A PONTE DA BR E PÊNSIL.
4. ILUMINAR E FLORIR A PRAÇA RELÓGIO DO SOL.
5. CAMPANHA CALÇADAS LIMPAS, ACESSÍVEIS E BONITAS.
6. IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS CONFORME PROJETO TISCOSKI.
7. DEBATER ‘’DESTINO’’ MAIS ADEQUADO AO CALÇADÃO.
8. DEBATER SE ACESSO NORTE É MAIS PRIORITÁRIO QUE A FIXAÇÃO...

• ATERRO SANITÁRIO, USINA DE RECICLAGEM E COLETA SELETIVA:
1. APOIO AS INICIATIVAS COMO DA ‘’COOPERAR’’, ENTRE OUTRAS...
2. ESTUDOS PARA MUNICÍPIO TER SEU ATERRO SANITÁRIO.

APOIO AOS ANIMAIS DE RUA:
1. CENTRO DE ZOONOZE
2. CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS FERIDOS E/OU DOENTES NÃO É APENAS UMA MEDIDA PARA ATENDER A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS OU AS CIDADÃS QUE VOLUTARIAMENTE SE DEDICAM A CAUSA, MAS UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA...

• COMBATE A PERTURBADORA POLUIÇÃO SONORA:
1. PROGRAMA SILÊNCIO PADRÃO. A MEDIDA PODE SER ANTIPÁTICA AOS BADERNEIROS, MAS A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇAO APROVA, POIS NINGUÉM FICA PEDINDO MAIS BARULHO NA CIDADE, MUITO PELO CONTRÁRIO...

• FENÔMENOS NATURAIS, ADVERSIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS – FURACÃO CATARINA:
1. SEGUNDO ENCONTRO DO CATARINA EM 28 DE MARÇO DE 2009.
2. PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR INVESTIMENTO PARA REDUZIR OS IMPACTOS DESTES FENÔMENOS E A MELHOR FORMA DE ADAPTAR-SE A OCORRÊNCIA DOS MESMOS, OU SEJA, NÃO REPETIR OS ERROS DO PASSADO...
3. OBS. comentar O ENCONTRO DOS TRÊS GOVERNADORES DO SUL DO PAÍS EM ARARANGUÁ EM 2003, APÓS O FURACÃO CATARINA...


PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO (ORDENADOS E SUSTENTÁVEIS):
1. DESDE QUE BASEADOS NAS DIRETRIZES APONTADAS NO ‘’PLANO DE GOVERNO’’, ELABORADO PELA COLIGAÇÃO ‘’ARARANGUÁ AINDA MELHOR’’ COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE SEGMENTOS ORGANIZADOS DO MUNICÍPIO.
2. OBS. BRASÍLIA OU FPOLIS SÓ LIBERAM RECURSOS COM ARTICULAÇÃO POLÍTICA E PROJETOS BEM FUNDAMENTADOS.


Araranguá/SC, 25 de Setembro de 2008.




O ARARANGUÁ
QUE
QUEREMOS SER!