20 novembro, 2008

COLIGAÇÃO - A FORÇA DA UNIÃO

O texto ‘’Coligação – A força da União’’ por ser publicado no dia 18 de Junho, ou seja, 17 dias antes do dia 05 de Julho (Data que inicia o período de campanha eleitoral), foi considerada propaganda extemporânea eleitoral pela Justiça de Araranguá com a aplicação de uma multa de 14.900,00 Reais em meu nome, uma outra para o jornal SemanaNews e uma outra para o OTempo Diário, ambos de Araranguá. Recorri porque não pedi voto, apenas fiz um justo elogio ao administrador municipal, não sou candidato e nem filiado a partido político, como também não sabia desta proibição, se soubesse não a publicaria.

Desde então não publiquei mais nada, apesar de continuar escrevendo, bem menos que antes, pois o fato me abateu muito, afinal estava apenas exercendo cidadania, manifestando minha opinião de acordo com a constituição que me dá o direito da livre expressão. Ocorre que a Justiça Eleitoral parece estar acima dos direitos da Constituição e da Declaração Universal dos Direitos do Homem - 1948, Artigo XIX.



INFORMATIVO Socioambiental
DIA 18/06/08 / Tadeu Santos



COLIGAÇÃO – A FORÇA DA UNIÃO!
A coligação do Prefeito Mariano do PP com o Sandro do PT, apoiados pelo PDT, PSDB, PR, PV, PC do B, PTB, PMN e PRB poderá transformar a atual Administração Municipal, perdoem a redundância gramatical, numa Histórica Administração na História do Município de Araranguá! A reeleição do Mariano permitirá a continuidade dos projetos mais importantes da história de Araranguá, como a implantação da UFSC, CEFET e do Sistema Ambiental de Esgoto (pelo SAMAE), além de tantos outros projetos e obras, como o asfaltamento das principais vias públicas dos bairros e a elaboração do Plano Diretor, este agora abrangendo todo o município. Araranguá com a união destas forças poderá através de uma equipe capacitada e de legitimidade popular, elaborar outros projetos complementares na área social, como na educação, saúde e meio ambiente, por exemplo, para preparar adequadamente Araranguá para o futuro!
OBS. I - Mas observamos que o quadro desenhado acima só adquiri performance satisfatória ou só obtém avanços significativos na administração municipal quando a ‘’dança das cadeiras’’ prioriza a linha da comprovada competência pessoal e não apenas dos interesses da política partidária.
OBS. II – Arranjos de cargos são sempre necessários onde não exista produção, se a Coligação Partidária tem a função de promover o fortalecimento da administração, tem que priorizar inicialmente os interesses do coletivo, tem que corresponder aos projetos sociais e econômicos do município de Araranguá, aos princípios e ideologias partidárias para depois então promover os devidos arranjos acordados / prometidos.
OBS. III – Portanto está mais do que comprovado que a união faz a força e que esta força não seja apenas para ganhar as eleições, é preciso muito mais. Além disso, é preciso dinamizar e solidificar os projetos conquistados pela atual administração. Araranguá está a um passo do processo de desenvolvimento seguro e ordenado, a duplicação da rodovia BR-101 trará oportunidades únicas e o município de Araranguá precisa estar preparado.


AMBIENTE DE PRAIA GRANDE EM DEBATE – Parte I
Na fria noite do dia 12 de Junho, eu e o Marx participamos em Praia Grande de um debate sobre meio ambiente, suas relações e desdobramentos sociais, econômicos e políticos no município e região, onde também estavam presentes o agrônomo Silvio, os artesãos ecológicos Gustavo e Roberta e a ambientalista Sabrina da APCE. O encontro foi no Colégio Bulcão Viana, na sala de aula da professora Karen Suyan, com a presença do engenheiro Leonardo Ticoski e da professora Azairas - integrante da ONG Sócios da Natureza.
Ao final do encontro, fizeram lembrar-me de um episódio ocorrido em Praia Grande, no início da década de 1970, quando juntamente com os amigos Donato Moro, Itamar Selau e o saudoso Rogério Inácio promovemos uma das primeiras atitudes ambientalistas da região por causa da intensa sujeira nas vias públicas do perímetro urbano. A inusitada ação constou da elaboração de cartazes/cartolinas contendo frases contra o lixo, fixadas em pontos estratégicos como em postes e em frente ao prédio da prefeitura.
No dia seguinte só não fomos presos na delegacia, porque éramos filhos de gente considerada de bem na comunidade, nossos pais eram amigos do prefeito e participavam da comissão da igreja. A partir daquele dia a cidade passou a ficar mais limpa porque a administração passou a recolher o lixo e a própria comunidade deve ter entendido o recado.
Diferentemente das duas jovens que enquanto conversavam na esquina do BB em Araranguá, no Dia Mundial do Meio Ambiente de 2008, jogavam papel na calçada tendo uma lixeira a uma distância de 2 a 3 metros. Temos a percepção que se elas forem ‘’educadas’’ para não praticarem mais este pequeno ato, será o suficiente para mudarem de atitude em outras ações comportamentais em suas vidas, pois quase tudo na vida pode ser uma questão de atitude!