27 abril, 2016

CIDADANIA AMBIENTAL 28 de abril de 2016: OVERDOSE DE EXAMES MÉDICOS - AÇUDE BELINZONI - PROVOCAÇÃO LITERÁRIA


Cidadania Ambiental

Araranguá SC, 28 de abril de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


OVERDOSE DE EXAMES MÉDICOS

Eis aqui uma oportuna matéria abordando a polêmica questão sobre tratamentos de saúde, que creio ser de utilidade pública!

Pessoalmente sou favorável à realização de baterias de exames que os profissionais da saúde solicitam, pois indicam com mais precisão a real situação do organismo do paciente, desde que acompanhado de uma adequada consulta presencial. Lamentavelmente neste aspecto existem os que muitas vezes realizam a consulta de forma extremamente rápida, que os pacientes nem chegam a relatar todos os sintomas...  
Tenho um “stent/mola” desde 2003, colocado pós-infarto, que me mantém ‘’cardiacamente’’ bem, uma traiçoeira diabetes, do qual preciso ingerir diariamente vários medicamentos, que poderão um dia intoxicar meu organismo e passarei em breve a tratar de um câncer de próstata, que só foi detectado com exames de PSA, toque e comprovado com duas biópsias.
Concluindo, creio que o problema não está nesta ‘’overdose’’ de exames que torna deficiente a saúde pública no país, mas a carência de profissionais qualificados das várias áreas da saúde e adequadas infraestruturas de atendimento a população, mas principalmente da implementação pelo município/estado/união de uma eficaz e abrangente política de prevenção, que oriente os corações e mentes no cotidiano das vidas das pessoas!       

ÁGUA DE BEBER DO AÇUDE BELINZONI


A água que nós Araranguaenses bebemos pode não ter a qualidade adequada de acordo com as normas estabelecidas pela legislação, seja do Açude Belinzoni, seja da Lagoa da Serra ou mesmo da Lagoa dos Bichos. 
Baseados nesta premissa, a sociedade civil deve se preocupar com o alerta, considerando que o nosso rio Araranguá está condenado pela mineração do carvão, com cumplicidade criminosa do agrotóxico e dos resíduos urbanos, ou seja, tudo aquilo que não mais interessa ao consumo humano é jogado nos cursos d’água da bacia do rio Araranguá. Agora isto é crime e pode ser acionado na Justiça!!!
A denúncia é real e comprovada, porém os mandatários oficiais do nosso município nunca deram atenção a este crime ambiental, que não apenas promove impactos ecológicos, mas também provoca prejuízos sociais e econômicos ao município de Araranguá, além de ferir sua soberania constitucional...!!!
No entorno do Açude Belinzoni existem várias ações que contribuem para o comprometimento da integridade do manancial, que é responsável por 75% do abastecimento público do município. O principal impacto é o indevido uso do solo que resulta na desordenada expansão urbana nos arredores das nascentes, comprometendo os lençóis freáticos e os aquíferos (Nem todos impactos negativos são visíveis... 
Se a ação antrópica é a principal responsável pelo comprometimento da ‘’saúde’’ do Açude Belinzoni, então na próxima edição passaremos a listar os atuais impactos e as ameaças futuras que poderão interferir no abastecimento de ÁGUA em Araranguá, ou seja, a possibilidade de faltar ÁGUA PRA BEBER...!!!


PROVOCAÇÃO LITERÁRIA...!!!

Sábado, dia 02/04/2016, recebi telefonema do amigo conterrâneo Zaga Inácio me indagando se eu sabia da existência de algum historiador ou mesmo contador de causos sobre a nossa região, com ênfase no extremo sul catarinense que faz divisa com o Rio Grande do Sul, precisamente a região da AMESC, quando tive dificuldade em apontar alguém com este perfil, sem desconsiderar o Alex Rocha e o João dos Pintos da Silva, entre outros que não lembrei no momento e que fazem parte da Academia de Letras Araranguaense ALA. Lembro ainda que a maior fonte da nossa História estão nas imagens do lendário fotógrafo Genaro Salvador, do qual o engenheiro historiador Luiz Gonzaga Inácio teve inspiração passando a focar o resgate do passado formado pelas gerações que nos antecederam, quando criou um site resgatando a História de Praia Grande através de imagens fotográficas do passado, denominado de Praia Grande dos Cânions. Lembro que fui seu parceiro no início, porém não tive fôlego e persistência para garimpar e montar esta obra pioneira e única sobre a minha Terra dos Cânions. Parabéns Zaga!

Registro aqui que possuo centenas de anotações escritas sobre a minha vivência, retratando com imagens a dinâmica social a partir da década de 50, em Praia Grande, com passagens por Florianópolis a partir de 70 e concluindo com Araranguá a partir de 1984, porém preciso de tempo e apoio para juntar em uma história biográfica compartilhada com tudo que ocorreu ao meu redor, seja de forma próxima ou distante. Acredito que tendo uma filha historiadora e um filho cineasta as coisas possam se ajeitar resultando em uma história cidadã. Registro que neste exato momento (Sábado, 12:25 horas, dia 02/04/16) recebi convite do Gessinger para prestar uma entrevista sobre trajetória socioambiental, do qual respondi que seria com muita honra e tanto é que já está publicada em seu blog http://armandogessinger.blogspot.com.br/2016/04/entrevista-com-o-ambientalista.html?spref=fb