04 maio, 2016

PROJETO ORLA SE ENCERRA EM ARARANGUÁ / AVES MIGRATÓRIAS NO SUL DE SC / OUTRAS...


Cidadania Ambiental


Araranguá SC, 04 de maio de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

PROJETO ORLA SE ENCERRA EM ARARANGUÁ
Por motivo de força maior perdemos a última reunião do Projeto Orla Araranguá, ocorrida no dia 27 e 28 de abril, uma das raras ocasiões em que a sociedade civil organizada se reuniu com representatividade para debater interesses do coletivo, em relação ao uso e ocupação da orla marítima do Município de Araranguá enfocando questões sociais, turísticas, econômicas e ambientais.




           Como em todos os encontros composto de variados segmentos da sociedade civil, sejam as de conotação comunitária ou empresarial, o viés ambiental entra em jogo porque não tem como excluí-lo, afinal a manutenção equilibrada dos recursos naturais garantem a atual e a futura sobrevivência das gerações, que casualmente transitam neste brevíssimo período da existência deste planeta chamado Terra!!! 

            As decisões e concepções definidas no Orla, apenas avançarão, se aglutinadas as diretrizes do Plano Diretor, desde que apoiadas nos princípios e regras do SNUC, com a devida criação das Unidades de Conservação (UC) propostas pela ONG Sócios da Natureza desde 2005, através do FDESC, do qual coordenávamos, com estudos elaborados pela consultoria Socioambiental, com recursos da AMESC.

            Com estes dados e informações mencionados e legitimados pela sociedade civil organizada e pelos órgãos oficiais, já é possível elaborar um projeto orientador, contendo programas e infraestruturas ordenadas e básicas para o Morro dos Conventos e Ilhas. Esta responsabilidade cabe à administração municipal e os desdobramentos dependem da população e da iniciativa privada. 

Tudo é uma questão de planejamento, preferencialmente participativo!!!.
    
AVES MIGRATÓRIAS (Tapicuru de cara pelada ou Maçarico)

Estamos preocupados com a migração das aves na região do extremo sul de SC, precisamente sobre ou no território da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, considerando que existe uma fantástica dinâmica em suas trajetórias, envolvendo uma série de fatores como o clima, segurança e alimento.  No verão, elas costumavam ir dormir em direção ao leste e agora em estão indo do leste para o oeste, digo em intensa quantidade, sempre por volta das 17:45 até as 18:15 horas, registro que apenas as de cor preta, classificadas de Tapicuru de Cara Pelada, também conhecidas por maçarico.
Sou fascinado pelo voo destas aves que adotam regras específicas para voarem, ora dispersas, mas sempre formando uma semelhança com a letra V...  
 
O curioso e estranho é que no período noturno por volta da meia noite e na madrugada se escuta fogos/rojões no lado oeste para onde elas foram buscar repouso. Estamos crendo que sejam os rizicultores que as estejam espantando-as para não se ‘’alimentarem’’ da enorme quantidade de agrotóxico que utilizam nas granjas de arroz...!!!  
 
Já desistimos de recorrer a Polícia Ambiental de Maracajá, que certamente tem conhecimento de onde ocorrem os impactos e crimes ambientais da região de sua autuação e competência, porém não agem de forma eficiente e adequada, naturalmente que por alguma razão, do qual desconhecemos, mesmo considerando que ONG Sócios da Natureza foi a primeira entidade ambientalista a requerer a instalação do pelotão aqui no extremo sul de SC, juntamente com o MP da época.
OBS. Dedico as imagens ao araranguaense José Cláudio Campos, que demonstra ser um estudioso da avifauna, do qual vez ou outra recorro para identificar as espécies.
OBS. A variação de cor depende do ângulo a qual foi direcionado o foco, se contra luz ou não.


OBS. Tapicuru-de-cara-pelada

O tapicuru-de-cara-pelada é uma ave Pelecaniforme da família Threskiornithidae.
Também conhecido por maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto, maçarico-do-banhado (sul), chapéu-velho e frango-d'água (Pantanal).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phimosus, phimus, phimos = focinho; e do (latim) infuscata, infuscatus, infuscus = escuro, enegrecido.  Ave escura com focinho ouave negra com focinho.

Características

Mede cerca de 54cm e possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada.

 


NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS:

 

Ø O RISCO BRASIL

O glorioso Brasil está em apuros seja no campo político, seja no campo econômico!!! O senador Cristovam Buarque ao final do longo debate na Comissão do Impeachment jogou o questionamento aos defensores governistas: Pra resolver a situação do país, qual a opção se não for o impeachment da presidente? ...a resposta sutil foi do professor carioca devolvendo o questionamento ao senador!!!


 

Ø SERÁ QUE A SANTINHA GOSTA DE TANTO BARULHO!?

Apesar de ser católico não praticante, mas católico, não entendo como a paróquia precisa promover tanta poluição sonora para festejar a padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens, desde rojões (quando poderiam ser fogos de artifício) até os shows musicais com altíssimos decibéis.

Existem outras formas tradicionais de homenagear a padroeira... sem ter que adotar estes modismos...!!!