02 abril, 2016

BRASÍLIA CONAMA E O NOSSO PROTAGONISMO AMBIENTAL – Parte I


A quem possa interessar, publico hoje, na integra, um breve relato da nossa histórica participação nos debates que culminarão na atualização da Resolução 001 de 1986 e na 237 de 2007, que dispõe sobre o Licenciamento Ambiental neste país. Nosso engajamento como entidade ambientalista faz jus ‘’A História da ONG Sócios da Natureza’’, tanto pela busca do equilíbrio ecológico, quanto por uma melhor qualidade de vida a população! O documento que foi protocolado na 121ª Reunião Ordinária do CONAMA, ocorrida neste dia 16 de março de 2016. 
Enfatizamos a fala da ministra Izabella Teixeira como presidente do CONAMA (que pouco tempo tem permanecido nas plenárias) acerca da tragédia de Mariana, do CAR, do licenciamento Ambiental e da COP 2015, de Paris, que na sequência foi mais uma vez explicada pelo representante do MMA, que fez uma leitura ‘’política da atuação brasileira’’, que parece ser perfeita em todos os sentidos em relação às mudanças climáticas (sic). 

Mais uma vez contestei o descaso para com as regiões atingidas com a violência das águas e dos ventos, como o sul de SC, epicentro do furacão Catarina, nunca mencionada nos debates promovidos pelo MMA e pelo FBMC, por exemplo, como também por ser uma das regiões que mais emitem gases efeito estufa pela queima de combustíveis fósseis, através do complexo Jorge Lacerda 857MW, o maior da América Latina, que faz o próprio monitoramento das emissões (UM ABSURDO!!!) e que continua insistindo em uma fonte energética poluente e caríssima, comprovadamente na contramão da história!!!






Ao final da sua breve fala a ministra mencionou o lendário conselheiro Paulo Nogueira Neto, idealizador do CONAMA, que não tem mais participado em consequência da avançada idade e, surpreendentemente fez uma menção nominal a minha pessoa, que entendi como uma ‘’cordial provocação’’ sobre as pertinentes cobranças que faço, principalmente dos impactos do carvão mineral e da má destinação dos resíduos sólidos...!!!
OBS. O documento também será publicado no site da CONTATO e no Jornal O TEMPO DIÁRIO, pois estou com problemas no meu blog SOCIOAMBIENTALISMO.