02 abril, 2016

O LICENCIAMENTO AMBIENTAL VAI MUDAR NO PAÍS!!!


Participamos do 3º GT, da Câmera Técnica de Controle Ambiental do CONAMA, durante o dia 25 e 26 deste, com acirrados debates acerca das alterações da Resolução 001\86 e a 237\97, visando uma necessária atualização, que resultará em mais flexibilização ao processo de licenciamento ambiental, porém com sério risco de permitir mais degradação aos ecossistemas dos biomas brasileiros. 
Um desafio para nós representantes da sociedade civil que em minoria tentamos obter avanços em contraponto com o setor privado e alguns setores governamentais.
Ainda neste primeiro semestre serão realizadas audiências públicas regionais e estamos indicando Florianópolis para sediar a região sul.

Jairo Viana Flexibilização no processo de licenciamento significa aumento da poluição.
Tadêu Santos Sim Jairo, tenho batido nesta tecla desde o início do GT, que sou favorável a atualização desde que seja assegurada mais seriedade ao processo do licenciamento, desde a idoneidade do EIA-RIMA até a eficácia das audiências públicas.
Igor Batista Gomes Flexibilização=Desmatamento.

Paulo Ricardo Da Rocha Araujo Parabéns a ti e a teus pares - representando a todos nós - nestas árdua e ardilosas negociações. Não é palco para amadores, como tua fala sugere (idoneidade, etc). Desmatamento, lavra de ouro a céu aberto (nas cidades de Pocone, Mato Grosso; Paracatu, em Minas Gerais)
Paulo Ricardo Da Rocha Araujo Continuo: assim como a BBC (burocracia dos barões do clima), o hiper-agro negócio e as megaempresas de engenharia e do desmatamento participam do mundo real. É bom para todos nós que a construção de alternativas desafie paradigmas. De todos os lados e matizes. Parabéns por mais este combate de ideias na arena do GT.

Tadêu Santos Bem colocado mestre Paulo Ricardo Da Rocha Araujo, são exatamente os barões do clima representados no hiper-agro negócio, as mega empresas de engenharia e do desmatamento que estão tentando facilitar o licenciamento neste país, custe o que custar à biodiversidade, sempre em nome do corruptível e desordenado progresso!!!
Paulo Ricardo Da Rocha Araujo A cada tentativa de BARBARIZAR a relação com o "locus" de vida comum (o ambiente por completo), mais engajados estamos nesta discussão civilizatória. Protagonistas de diversos matizes ideológicos buscam as contradições e convergências políticas possíve...Ver mais

Tadêu Santos
Escreva uma resposta...
Saulo De Luca Amigo Tadeu falo por experiência: precisamos melhorar é a fiscalização. Pouco muda com a flexibilização ou não,com mais ou menos exigências, quando a fiscalização é pífia. Nas discussões tenta evoluir a legislação no caminho de uma fiscalização mais atuante. TFA.
Tadêu Santos Caro Saulo, encaminhei por e-mail a minuta da atual situação para avaliares e se quiseres fazer alguma contribuição no aspecto que abordastes, fique totalmente a vontade. Agradeço a sua manifestação de preocupação com o que estamos tentando aprimorar.