02 abril, 2016

IMAGENS E COMENTÁRIOS SOBRE MANIFESTAÇÃO DO DIA 13...Parte I".


22 de março às 12:11
O ato de manifestação pública é um exercício de Cidadania, constitucionalmente democrático! Seja para o bem ou para o mal. Continuo sendo adepto da célebre frase atribuída a Voltaire, quando disse que ‘’’Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.’’’
‘’’’ O direito a livre manifestação de pensamento é uma garantia constitucionalmente prevista no artigo 5º, IV da Constituição Federal de 1988. Ainda o artigo 220, § 2º dispõe que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.’’’’, extraído do linkhttp://claudiosuzuki.jusbrasil.com.br/…/atos-contrarios-ao-…
Vez ou outra ocorre que passo o final de semana em Brasília por questão de logística, considerando que é mais econômico para a União e confortável para mim, ou menos cansativo, vir no sábado e já voltar na segunda. No meu ponto de vista a manifestação do dia 13 de março na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso Nacional foi mais ‘’política partidária’’, mesmo que de forma enrustida, se avaliar pelo que os coordenadores ou ativadores falavam pelos microfones em cima dos trios elétricos, insistentemente repetindo três frases: ‘’IMPEACHMENT DILMA’’, ‘’CADEIA LULA’’ E ‘’FORA PT’’ com algumas pequenas variações de texto.
Por outro lado, não fui às manifestações pró-governo, talvez porque tive uma formação de esquerda ou contra o poder estabelecido, mas a mídia publica e deduzo que os slogans são na mesma linha, ou seja, evasivos como o slogan ‘’CONTRA O GOLPE’’, entre outros, novamente faltando um discurso profundo ou esclarecedor a respeito dos fatos denunciados pela justiça, como a Lava Jato, por exemplo. Nestas manifestações não há um discurso de conteúdo ou de propostas que combine com a feição pela ânsia democrática demonstrada por parte do povo presente, querendo mudanças no modelo social e econômico do país, e não apenas uma simples troca de mandatários na gestão governamental. Percebe-se ainda que parte destas aglomerações são de ‘’ódio partidário’’ e uma outra significativa parte é formada pelos do ‘’oba oba’’, sem nenhum engajamento ideológico, que apenas quer se divertir contestando algo!
Faz-se necessário uma análise mais profunda sobre os desdobramentos desta flagrante insatisfação popular nas ruas, que é mais de revolta contra a corrupção praticada por partidos políticos, seja da situação, ou seja, da oposição, ou seja, da oposição, ou seja, da situação!!!
A impressão que se tem é que a classe política brasileira tem por objetivo exclusivo tirar proveito pessoal, como se fosse um negócio, um empreendimento em busca de lucro e não uma missão de buscar por mais justiça social ao coletivo e um equilíbrio econômico deste imenso e glorioso país chamado Brasil.
Volto a repetir que não sou adepto ao sistema comunista e receio as regras do capitalismo, mas simpatizo com a ideia de um ‘’eco-socialismo’’ por enquanto utópico, porém com uma receita que mistura princípios ecológicos preservacionistas com justiça social baseada na livre iniciativa privada, sem o domínio do Estado. Ao Estado caberia a Educação, a Saúde e a Segurança, por exemplo. Muitos dizem ser um sonho, então sou um sonhador!
OBS. Um tri-campeão aparece em uma das imagens totalmente despercebido pela multidão. Apenas notei porque parei para dar uma descansada e então o vi sentado no meio fio ao lado da esposa.
OBS. Possuo mais 100 imagens do qual publicarei no Flickr ou no meu blog quando conseguir reativá-lo.