24 dezembro, 2015

''''SEM PLANEJAR, O FUTURO É INCERTO, DESORDENADO E ASSUSTADORAMENTE IMPREVISÍVEL!!!''''

Propostas encaminhadas a Administração Municipal de Araranguá, algumas via ONGSN/AMOCO, que esperamos sejam devidamente atendidas pelo Senhor Prefeito Sandro Maciel:
Ø  Garantir segurança aos pedestres que atravessam a parte da Rua São Francisco de Paula, tanto para descer quanto para subir, principalmente na parte entre as falésias. Não apenas criar uma estrutura física como calçada, com largura para cadeirantes, mas também com iluminação adequada ao local.
Ø  Iluminar as dunas e falésias com canhões led em horários pré estabelecidos por técnicos da FAMA e CELESC, objetivando valorizar este que é um santuário ecológico de beleza cênica única. A iluminação cabe também ao espaço do ''Farol'', da ''Rampa de Voo'' e ao ''Salva Vidas'' e área de entorno.
Ø  Colocação de instalações sanitárias denominadas de banheiros químicos nos três locais mencionados acima, com equipe de funcionários para a devida manutenção e limpeza destes locais.
Ø  Placas informativas sobre as características do Morro dos Conventos indicando sobre o que é permitido ou não, de forma a orientar os usuários a usufruírem de forma sustentável e ordenada este paraíso. Um projeto está em andamento oriundo da iniciativa cidadã...!
Ø  Cumprir com a decisão judicial do TRF4 de não permitir acesso de veículos a praia, com exceção de viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e órgãos oficiais similares. OBS. O acordo entre a FAMA e a Colônia de Pescadores firmado no MPF é inconstitucional, pois quando foi assinado a decisão da segunda estância já havia sido publicada.
Ø  Se necessário criar convênio com a Polícia Militar e Civil para manter a Ordem Pública no balneário, fiscalizando badernas sonoras que afrontam o art 42 da Lei de Contravenções Penais e a Lei de Crimes Ambientais pelos danos aos frágeis ecossistemas locais.
Ø  Ampliar área de uso público e estacionamento atual em direção norte até a Rua Soledade de acordo com que foi decidido no Projeto Orla, com encaminhamento de ofício ao SPU (Clika ou Pedro Nasser) e a FAMA.
Ø  Transformar o atual campo de futebol em uma pequena Arena Esportiva de Multiuso, inclusive utilizando a rua/travessa localizada ao lado leste. Afinal, o futebol não é o único esporte deste município e deste país!   
Ø  Manutenção intensiva da balsa em tempo integral, inclusive com horários mais ampliados, tipo a partir das 05:30 até às 24:00 horas, de forma a atender pessoas que trabalham.
Ø  Com os dados e informações obtidas no Projeto Orla e baseado nas observações técnicas do Plano Diretor PD, determinar imediatamente a elaboração de um ''Projeto de Desenvolvimento Eco-Turístico para o Município de Araranguá, com ênfase para a Orla Marítima e Fluvial'', debatendo a proposta criação de Unidades de Conservação UC/ONGSN e outras propostas que venham contribuir com o planejamento e ordenamento deste ''Santuário Ecológico'' e as suas áreas de entorno.
  
OBS. Existem várias outras pertinentes demandas que foram abordadas nas audiências públicas do Projeto Orla objetivando melhorias ao balneário do Morro dos Conventos, legitimamente apontadas pelos segmentos organizados da Sociedade Civil que se fizeram voluntariamente presentes aos debates. Além do Projeto Orla coordenado pelo SPU, existem tarefas que são óbvias para assegurar o conforto aos usuários, sejam moradores, veranistas visitantes e a preservação e conservação dos vários ecossistemas existentes neste paraíso que se encontra antropicamente ameaçado pelo indevido uso e ocupação!

OBS. Lembrando ainda dois pontos relevantes que não foram abordados acima, que é a revitalização ou recuperação da lagoa dos Frangos, como manancial de abastecimento e lazer, da mesma forma apoiar e fomentar projetos ligados a cultura e a arte local, como por exemplo o MORRO, POR TI DE AMORES!!!





''''SEM PLANEJAR, O FUTURO É INCERTO, DESORDENADO E ASSUSTADORAMENTE IMPREVISÍVEL!!!''''