09 dezembro, 2015

BADERNA SONORA NA RAMPA DE VOO LIVRE E NO FAROL / COP 21 / COY 11 / TRAGÉDIA MARIANA

Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 09 de dezembro de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


BADERNA SONORA NA RAMPA DE VOO LIVRE E NO FAROL DO MORRO DOS CONVENTOS.
Este ''paraíso'' não merece tanta ingratidão. Ingratidão que perturba não apenas os humanos, principalmente crianças, idosos e enfermos, mas também os animais domésticos e toda a fauna que habita a floresta verde que protege a falésia, uma APP de relevância ecológica única e espetacular. Um crime ambiental que precisa ser punido!!!
Na madrugada de sexta para sábado, dia 05/12/2015, vários carros com som automotivo em altíssimo volume fizeram a festa/rave nestes dois locais públicos, perturbando o sossego alheio de quem mora no entorno e da fauna que ali habita.
Desta vez a Polícia Militar não agiu eficazmente contra os baderneiros, pois apenas as 05:00 horas da madrugada é que apareceram no local e apenas orientaram os baderneiros a baixarem o som. Drogados e alcoolizados não obedeceram e voltaram a ligar o som em altíssimo volume! ...isto é desobediência civil, que gera violência, outras contravenções e crimes...
Eu liguei ao 190 às 08:00 horas a pedido de amigos que já haviam ligado desde as 04:00 horas pedindo ao 190 que tomassem providências, pois ninguém conseguia dormir e o policial atendente respondeu que para multar é preciso uma vítima ir até o local da denúncia para realizar o Termo Circunstanciado... Isto uma total afronta a cidadania, como uma criança, um idoso, um enfermo ou deficiente irá reclamar ou ir ao local da baderna para se caracterizar como vítima da poluição sonora - a terceira mais prejudicial à saúde pública conforme a OMS.  
Ora, o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais não aponta esta condição, apenas diz: Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios: I – com gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;...
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
OBS.1- Será que as pessoas que não conseguem dormir e que tem que ouvir na marra o bate estaca ou pancadão terão que ir até o local se expor e correr o risco de algum tipo de ataque, seja com agressão física ou arma ou perseguição, pois nada se duvida nestas circunstâncias...
OBS.2 - Recorremos a AMOCO no sentido de junto a Prefeitura Municipal buscar uma solução junto a Polícia Militar e o Ministério Público Estadual.
OBS.3 - Caso o Poder Público não solucione, teremos então conforme sugerido aqui neste espaço, contratar vigilantes para manter a Ordem Pública nestes locais mencionados!!!

TRAGÉDIA MARIANA E A NOSSA MANIFESTAÇÃO...
Se a arrecadação do município de Mariana/MG depende da mineração, então certamente o prefeito que está na COP 21, em Paris, foi eleito com apoio das mineradoras e agora está com um discurso de vítima e ''alternativo a outros meios de produção''', ou seja, está ''cuspindo no prato e tirando proveito da desgraça...''
(Já vi este filme aqui na região sul de SC!!!, por isso é enquadrada como uma das 14 áreas ambientalmente mais críticas do Brasil, de acordo com o decreto presidencial 85.206/80).
Fico ainda mais com pena de Mariana!!!

DC / G1
Interessante e oportuna matéria, porém incompleta e com dados e informações errôneas, como por exemplo, a quantidade de mortos em Tubarão foi 199 e não 119 e não como mencionara. 
Não mencionaram o deslizamento em Timbé do Sul/SC, na trágica noite de Natal de 1995, com 29 mortos, na ocasião, este deslizamento ou desmoronamento nos Aparados da Serra Geral havia sido considerado o maior do país. Acesse o link www.tadeusantos.blogspot.com para encontrar mais informações.
Lamentamos a tragédia criminosa e anunciada de Mariana/MG, mas precisamos dar atenção ao nosso espaço territorial/local, porque se cada um cuidar/fazer a sua parte, o global estará mais equilibrado, não?!

COP 21 PARIS (Comentários postados nas matérias Natureza do G1) 
Se existe uma ameaça à ocorrência de um colapso desta civilização, que se diga já iniciou com a intensidade e frequência das adversidades e mudanças climáticas, apontadas como resultante do desequilíbrio da camada de ozônio, então deveria haver um acordo para parar de vez com as emissões de CO², ou seja, AGORA!!!
A decisão não é difícil, afinal trata-se da ''manutenção da vida no planeta'', mas envolve capital grana, como sempre são os pobres que sofrerão, porém chegará um momento que todos serão afetados!
O desequilíbrio climático é resultante da queima de combustíveis fósseis desde o século XIX, emitindo CO² além da necessidade que a camada de ozônio necessita. Aqui a prioridade é conter o criminoso desmatamento na Amazônia! Enquanto que as térmicas (a carvão, gás e óleo) e o transporte nas cidades pouco são citados no Brasil como fontes emissoras de gases efeito estufa. Uma pena!
Tanto o carvão mineral nos EUA quanto aqui no sul do país, o tal de ''ouro negro'' é barato para extrair do subsolo, o governo dá de graça a mineradoras, porém ao ser queimado nas térmicas se torna a energia mais cara e mais suja de todas.
Quanto à cobrança não sei não! Esta condição de ''poluidor pagador'' permite continuarem poluindo e a caótica situação ambiental não suporta mais tanto impacto na natureza e mais CO² na já desequilibrada camada de ozônio!!!

SOBRE A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA COY 11 
Amigo Tadêu Santos somos imensamente gratos por partilhares conosco tua experiência e por dedicares tua vida para o bem comum. És um guerreiro solitário muitas vezes, mas se te servir de alegria... tua vida me inspirou e agora inspirará mais e mais jovens, somos esse exército do bem, do bem comum!!! 
Gratidão também por tua presença em nossa conferência, sua contribuição foi inestimável, gratidão ao 
Marx Vamerlatti e sua companheira por eternizarem e tornarem compartilhável esse momento! Sem dúvidas o compromisso de gerações está assumido por nós e contamos sempre com os teus conselhos e olhares para alcançarmos o MELHOR PARA TODOS, em Santa Catarina, no Brasil, na América Latina e a Mãe Terra! Graças por tua vida e tua história grande Tadêu Santos!!!

Na próxima edição abordaremos os seguintes assuntos:
·        BREVE RELATO DA PALESTRA NO CEJA OCORRIDA NO GRÊMIO FRONTEIRA
·        E ATÉ ONDE IRÃO CHEGAR OS PAÍSES COM A COP DE PARIS?
·        COMO REDUZIR O LIXO NOSSO DE CADA DIA?
·        O PLANO DIRETOR E O PROJETO ORLA IRÃO SE ENCONTRAR!!!
·        PLANO DE BACIAS DO ARARANGUÁ FOI CONCLUÍDO!!!