01 dezembro, 2015

MISSÃO CUMPRIDA NA PARTICIPAÇÃO DA COY11 NA UFSC

Cidadania Ambiental
Foto Marx Vamerlatti

Araranguá SC, 01 de dezembro de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


MISSÃO CUMPRIDA NA PARTICIPAÇÃO DA COY11 NA UFSC

                Participamos da COY11 desde quinta à noite com a abertura magna onde o ex-presidente uruguaio Mujica proferiu palestra no auditório Guarapuvu da UFSC, do qual não entendi quase nada do que falou apesar da organização disponibilizar fones de ouvido com tradução. No entanto, ressalto que o mesmo com toda a vivência e vizinhança não procurou recorrer ao ''portunhol'', como forma de se fazer entender pela grande maioria de brasileiros presentes na plateia, ressaltando que os aplausos eram constantes... Observei que na entrada e na saída da mesa, um forte esquema de segurança não permitiu ou viabilizou a aproximação com o ilustre convidado. Esperamos que organização da COY11 faça a transcrição da palestra para então avaliar a fala deste exemplar político latino americano, principalmente na questão da honestidade enquanto mandatário do vizinho Uruguai!  

            Na sexta estive em vários locais assistindo um pouco de cada palestra/debate, na grande maioria constituída por jovens politicamente engajados e sensíveis à causa ambiental, configurando um cenário porque não otimista no combate a injustiça social e ambiental! Concluindo a sexta com a brilhante fala do professor Daniel José da Silva, que sempre trata a questão ambiental com muita propriedade e encantamento!
            No sábado pela manhã, dia 28/11/15, no auditório do Fórum da UFSC fiz um sucinto relato das ações da ONG Sócios da Natureza, desde 1980, com ênfase na resistência à atividade carbonífera e seus impactos socioambientais na região sul de Santa Catarina, como também a outras atividades consideradas impactantes ao meio ambiente.
 
            O registro em vídeo da minha apresentação foi captado na íntegra pelo Marx Vamerlatti com apoio da Cacau Pires, do qual será utilizado pela organização da COY11 para ser exibido na COP de Paris junto com outras imagens captadas durante os três dias do evento.
            O principal emissor de CO² no planeta Terra é a queima de combustíveis fósseis e o Brasil o subsidia e apóia, o mantendo como fonte oficial na Matriz Energética. Isto precisa acabar, porque antes da retrógada queima do carvão mineral, comprovadamente a extração provoca estragos irreparáveis aos recursos naturais, principalmente aos hídricos, ou seja, a Água! 
            
As poluentes minas de carvão estão aumentando nas regiões carboníferas do sul do Brasil, daí a razão da doutoranda Paula Galbiatti Silveira da UFSC apresentar na COY11 dados assustadores, como do aumento da suja geração térmica no Brasil, quando deveriam ser as limpas e renováveis, como a solar e a eólica neste país de sol e vento! 

            A podridão desta ganância infecciosa é inconcebível tamanha é a insensatez dos defensores desta brutal agressão a toda biodiversidade planetária!!!

            Lembrando ainda que alertei que a região sul de SC, além de castigada com a poluição não visível dos rios das três bacias hidrográficas, com a ocorrência do inédito furacão Catarina devemos classificar como o ANTES E O DEPOIS do FURACÃO CATARINA, que passou a ocorrer chuvas de granizo gigantes, tornados, ciclones extra tropicais e outros eventos extremos...!!!

OBS. 1 - ...ouso considerar que o caos da região carbonífera do sul de Santa Catarina possa ser mais grave e preocupante que a tragédia de Mariana, que afetou o rio Doce de Minas Gerais, consequentemente causando impactos imperdoáveis até o mar, enquanto que no Araranguá, Urussanga e Tubarão são as bacias hidrográficas que estão poluídas com resíduos piritosos do carvão faz mais de 40 anos, tanto que o pH varia entre 4 e 3, não permitindo mais nenhum tipo de vida, que no mês de novembro uma bacia de decantação arrebentou ou vazou propositadamente pela mineradora para não gastar conforme matéria publicada no http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2015/11/dnpm-interdita-barragem-de-carbonifera-de-lauro-muller-por-falta-de-plano-de-seguranca-4917402.html, apenas a cor da água ficou preta, porém sem peixes mortos porque não mais havia vida no curso d'água dos rios afetados... Lembrando ainda que o decreto presidencial 85.206 classificou a região com uma das 14 mais críticas do país!
  
OBS. 2 - Agradeço e parabenizo a equipe da COY11 Florianópolis/SC, competentemente coordenada pela Thaianna, Rivea, Natália, Juliara, Maria Gabriela, Fernanda e ao amigo Daniel. 

TRANSCREVO A MENSAGEM ENVIADA PELA THAIANNA
Amigo Tadêu Santos somos imensamente gratos por partilhares conosco tua experiência e por dedicares tua vida para o bem comum. És um guerreiro solitário muitas vezes, mas se te servir de alegria... tua vida me inspirou e agora inspirará mais e mais jovens, somos esse exército do bem, do bem comum!!!
Gratidão também por tua presença em nossa conferência, sua contribuição foi inestimável, gratidão ao
Marx Vamerlatti e sua companheira por eternizarem e tornarem compartilhável esse momento! Sem dúvidas o compromisso de gerações está assumido por nós e contamos sempre com os teus conselhos e olhares para alcançarmos o MELHOR PARA TODOS, em Santa Catarina, no Brasil, na América Latina e a Mãe Terra! Graças por tua vida e tua história grande Tadêu Santos!!!
:





190, ESTE É O NÚMERO QUE VOCÊ DEVE LIGAR SEMPRE QUANDO SE SENTIR INCOMODADO COM QUALQUER TIPO DE POLUIÇÃO SONORA! 
RECORRA AOS SEUS DIREITOS CONSTITUCIONAIS APELANDO AO ARTIGO 42 DA LEI DE CONTRAVENÇÕES PENAIS...
NÃO HESITE, EXERÇA CIDADANIA!


BR 101 - TRECHO SUL SANTA CATARINA
A maior e também pior rodovia federal no território catarinense. Insegura e perigosa. Ora, quem faz obras comprovadamente irregulares, certamente faz maracutaia nos contratos e na fiscalização. As pistas da duplicação são cheias de defeitos com desníveis e curvas altamente perigosos em momentos de chuva ou no período da noite. Isto é irresponsabilidade do DNIT e do Ministério dos Transportes que deveriam ser investigados junto com as empreiteiras, já famosas nas denúncias de formação de quadrilha ou já esqueceram os rolos do DNER/MT?
OBS. E OS MELHORAMENTOS SOLICITADOS AO CONTORNO DA DUPLICAÇÃO DE ARARANGUÁ??? APENAS A RÓTULA DE ACESSO A BARRANCA. 

Na próxima edição abordaremos os seguintes assuntos:

·        BREVE RELATO DA NOSSA PALESTRA NO CEJA OCORRIDA NO GRÊMIO FRONTEIRA...


·        E ATÉ ONDE IRÃO CHEGAR OS PAÍSES COM A COP 21 DE PARIS? SERÁ QUE DESTA VEZ PERCEBERÃO QUE O CAOS CLIMÁTICO JÁ COMEÇOU...


·        COMO REDUZIR O LIXO NOSSO DE CADA DIA - UM DOS FATORES MAIS IMPACTANTES AOS ECOSSISTEMAS DOS BIOMAS BRASILEIROS?



·        O PLANO DIRETOR E O PROJETO ORLA IRÃO EM BREVE SE ENCONTRAR PARA AGLUTINAR AS DIRETRIZES DEBATIDAS PELOS SEGMENTOS ORGANIZADOS DA POPULAÇÃO ARARANGUAENSE!!!