15 dezembro, 2015

LICENCIAMENTO DEVERÁ MUDAR; DESMATAMENTO MORRO DOS CONVENTOS; DAVID GILMOUR E ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM

Cidadania Ambiental

Araranguá– SC, 16 de dezembro de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO PAÍS SERÁ REVISTO PELO CONAMA TENDO A SÓCIOS DA NATUREZA COMO UMA DAS INTEGRANTES DO GRUPO DE TRABALHO GT!
Como ''Conselheiro da Nação'' e coordenador geral da ONG Sócios da Natureza, participei da reunião extraordinária da Câmara Técnica de Controle Ambiental-CTCA do CONAMA para analisar a proposta de revisão da Resolução nº 001/1986, que dispõe sobre critérios e diretrizes gerais para o licenciamento ambiental apresentado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente-ABEMA, no dia 11/12/15.

Como a proposta de revisão do licenciamento ambiental tem sido uma bandeira nossa desde 2009 quando passamos a integrar o CONAMA, principalmente no que toca ao processo que apresenta fragilidades como a mercantilização do EIA-RIMA e a teatralização das Audiências Públicas, da mesma forma que as compensações ambientais que nada compensam, votamos favoravelmente a continuidade da proposta condicionada a criação de um Grupo de Trabalho GT, do qual participaremos como representantes da sociedade civil.

Os trabalhos iniciam a partir da segunda quinzena de janeiro de 2016 devido a ameaças de interferência do Congresso Nacional nesta área ambiental que compete ao Conselho Nacional de Meio Ambiente-CONAMA (O Parlamento Verde deste país), como instância normatizadora legítima da legislação ambiental brasileira.

Observando que vim correndo para participar da última reunião do COAMA realizada no sábado pela manhã na sede da Pura Brasil, onde deliberamos várias demandas, finalizando com almoço no Restaurante Cesa no Morro dos Conventos.

A DECAPTAÇÃO DAS ÁVORES DO CAMPING MORRO DOS CONVENTOS (E DA MATA NATIVA PARA LOTEAMENTO DA DIMASA NA BR-101)
Apesar de serem exóticas, de proporcionar pouca anatomia para ninho de pássaros, de expelirem uma resina tóxica gerando afugentamento de espécies da avifauna, com o solo da sua base contendo poucos nutrientes para crescer espécies nativas, como a grama, por exemplo,mas eram árvores que tinham a função de captar carbono e uma relação platonicamente paisagística com a vizinhança e por pessoas que por ali passam durante décadas, ou seja, da vegetação verde do Camping do Morro dos Conventos. Da mesma forma e, não tão grave, quanto ao desmatamento de mata nativa promovido pela DIMASA às margens da BR-101, um crime ambiental imperdoável.
Mesmo com todas estas estranhas genéticas temos observado uma significativa presença de pássaros na área de entorno quando faço caminhadas para fotografar e soube que os vizinhos do lado oeste estão percebendo mudanças na temperatura e na dinâmica dos ventos, ou seja, houve impacto ambiental aos ecossistemas locais. Daí a necessidade urgente de replantio de árvores no local como forma de substituir a função das que foram cortadas ou decapitadas com o consentimento da FAMA na ocasião...!
Temos sugerido a PMA e a FAMA que ao solicitarem o corte de árvores em qualquer local privado ou público, se faça uma comunicação pública ou específica àvizinhança,justificando a supressão de modo que a comunidade tome conhecimento antecipadamente, ora para contestar ou para adaptar-se com o fato de haver a futura supressão, porém com substituição por espécies nativas conforme determina a legislação.
OBS. A ONG Sócios da Natureza tem desde 2009, quando passou a ser conselheira do CONAMA, insistido na revisão da 001/86 que dispõe sobre licenciamento ambiental e no dia 11/12/15 foi aprovada uma proposta para criar um GT que tratará de alterar e adaptar normas do processo das licenças em todo país, flexibilizando-as e corrigindo falhas com objetivo de tornar mais simples, porém mais sério e idôneo, de modo a garantir o equilíbrio ecológico dos ecossistemas dos biomas deste glorioso Brasil!

A PORTEIRA DE ACESSO À PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS FICOU ABERTA E...
Centenas de veículos acessaram a praia do Morro dos Conventos,neste domingo de 13 de dezembro de 2015, porque o serviço de arrumar as crateras que impediam o acesso aos pedestres não foi concluído.

SHOW DAVID GILMOUR, EX-INTEGRANTE DO PINK FLOYD, NA ARENA AZUL EM POA/RS.
Não poderia deixar de assistir este histórico show do Pink Floyd, desta vez com David Gilmour, na quarta, dia 16 de dezembro, na Arena do Grêmio, mesmo após ser submetido a segundo biópsia da próstata na terça em Florianópolis.

Na próxima edição abordaremos os seguintes assuntos:
Ø   A ONG SÓCIOS DA NATUREZA PARTICIPA EM PARCERIA EM PROJETO DE TEMÁTICA AMBIENTAL A SER IMPLANTADO NO MORRO DOS CONVENTOS E ILHAS!

Ø  ESTREIA DO FILME ‘’ORAÇÃO DE AMOR SELVAGEM’’ NO CIRCUÍTO NACIONAL E O DEBATE ABERTO AO PÚBLICO COM O CHICO FAGANELLO, ELENCO E O MARX VAMERLATTI.



Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental
CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)
Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019
CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº  1817 de 15 de junho de 1998
‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 CEP 88900 043 Araranguá– Santa Catarina
Celular: 48 9985 0053