24 outubro, 2013

QUAL A VOCAÇÃO DE ARARANGUÁ?


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 22 de Outubro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


QUAL A VOCAÇÃO DE ARARANGUÁ?
Confesso que eu ainda não sei. Não sei devido à imensa potencialidade do município em vários setores, como do turismo e da agricultura, por exemplo. Arrisco a questionar o sonho de obras faraônicas inviáveis, busco ideias viáveis como a revitalização do território Belinzoni, anexado ao banhado da XV. Este espaço no centro do perímetro urbano oferece riquezas não apenas como o manancial d’água que abastece a população, mas potenciais alternativas de uso e ocupação ao coletivo araranguaense. Um estudo precisa urgentemente ser elaborado para coletar indicativos que apontem as tendências baseado em um diagnóstico sócio ambiental.  Araranguaenses, planejar é tudo!!!

O CAPITAL e BASTARDOS
Quando sobra tempo em Brasília corro para os cinemas, de certa forma resgatando as neuras que fazia nas antigas assistindo em salas de cinema até quatro filmes em apenas um dia, em vídeo já assisti até seis (no tempo do VHS, antes de inventarem a internet).
Antes de assistir ''O CAPITAL'' vi ''BASTARDOS'', ambos franceses. Bastardos é um drama contado com a linguagem francesa (boa direção e fotografia), aquela que deixa o espectador criar cenas complementares que a película não mostra. Estrelado pelo carismático Vicent Lindon e a enigmática e bela Mastroniani no papel de amante de um poderoso industrial...
O Capital também é um bom filme, afinal é do respeitado Costa-Gravas, o diretor mais politizado do cinema, desde Confissão, Z e Estado de Sítio, por exemplo. O interessante é que em nenhum momento Karl Marx é citado, enquanto que Mao Tse Tung é mencionado várias vezes. Vale observar que os principais trabalhos do Costa-Gravas baseia-se em fatos reais, enquanto que este aborda de forma crua as nuances do sistema financeiro atual, do qual o conceituado Alan Greenspan classificou de ganância infecciosa, representada na vida de uma espécie de bancário que se torna banqueiro. Vale a pena assistir!

EM PORTO ALEGRE
As imagens captadas do entardecer no Gasômetro valeram tanto quanto as informações obtidas no ENCOB. Aos interessados poderão visualizar no meu blog SOCIOAMBIENTALISMO ou no Facebook. Preocupa-me a possibilidade de mudanças na Lei Nacional de Recursos Hídricos nº 9.433/97 no nosso soberano Congresso Nacional, mas com uma formação atualmente sem credibilidade alguma, depois de comprovados crimes de corrupção mafiosa. A intenção é retirar o direito dos comitês aplicarem os recursos que serão cobrados depois das outorgas via agências da água, atualmente destinadas exclusivamente para a recuperação ambiental da respectiva bacia hidrográfica.  

CONAMA AVANÇA NA RESOLUÇÃO SOBRE AS EÓLICAS
Participei da segunda reunião da Câmara Técnica de Controle Ambiental CTCA do CONAMA que após analisar as decisões do Grupo de Trabalho GT resolveu remeter novamente ao GT para discutir os conflitos em relação ao licenciamento dos parques eólicos. As convergências residem no artigo 5 da proposta da FEPAM/RS, relacionadas à instalação de eólicas em UC, APPs, Áreas Protegidas de Populações Tradicionais e Indígenas e rotas de espécies migratórias. Nossa preocupação é de que devemos trabalhar para dar mais agilidade e simplificar os licenciamentos ambientais às renováveis do que as emitidas às poluentes térmicas a carvão, como a USITESC que vai tentar se vender no leilão da ANEEL em dezembro. A luta não está fácil depois que o governo federal voltou a isentar as térmicas de mais impostos para facilitar a viabilidade da queima de combustíveis fósseis, ou seja, na contramão da História!!!

O CLUBE DOS 99
Era uma vez um rei muito rico.
Tinha tudo. Dinheiro, poder, conforto, centenas de súditos.
Ainda assim não era feliz.
Um dia, cruzou com um de seus criados, que assobiava alegremente enquanto esfregava o chão com uma vassoura. Ficou intrigado. Como ele, um soberano supremo do reino, poderia andar tão cabisbaixo enquanto um humilde servente parecia desfrutar de tanto prazer?
- “Por que você está tão feliz?”, perguntou o rei.
- “Majestade, sou apenas um serviçal. Não necessito muito. Tenho um teto para abrigar minha família e uma comida quente para aquecer nossas barrigas”.
O rei não conseguia entender. Chamou então o conselheiro do reino, a pessoa em que mais confiava.
- “Majestade, creio que o servente não faça parte do Clube 99″
- “Clube 99? O que é isso?”
- “Majestade, para compreender o que é o Clube 99, ordene que seja deixado um saco com 99 moedas de ouro na porta da casa do servente”.
E assim foi feito.
VEJA NA PRÓXIMA EDIÇÃO O EXEMPLAR FINAL DA HISTÓRIA...

TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
·                    Mel da Prodapys de Araranguá é considerado o melhor do mundo em evento na Ucrânia. Este é um fato positivo que merece parabéns a equipe do Dr Célio, que iniciou sua carreira na minha terra natal Praia Grande dos Canyons

·                    Na quarta viajarei novamente para Brasília para participar como Conselheiro do CONAMA da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) sobre Resíduos Sólidos que ocorrerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2013.
·                     
·                    Volto no dia 31/10/13 a Brasília para participar da reunião da Comissão Executiva do PNMA que pautará a situação atual da carteira de projetos dos recursos do Banco Mundial ao meio ambiente do país...
·                     
·                    Deputado pernambucano apresenta PL que visa retirar do IBAMA o poder de ser o órgão licenciador de empreendimentos energéticos considerados estratégicos como hidrelétricas...
·                     
·                    Sócios da Natureza é indicada pelas entidades da Sociedade Civil a titularidade da cadeira do CONAMA no Conselho Deliberativo do FNMA tendo a ABES como suplente.
·                     
·                    Dia 08 tem plenária Oficina do CONAPA BF em Garopaba sobre o Plano de Manejo...
·                     
·                    São graves os conflitos ambientais na ilha de Santa Catarina, porém tem alguns que estão passando dos limites...
·                     
·                    Como é confortável, gostoso e agradável estar próximo de pessoas do bem, de beleza interior, de sensatez e de ética... 
·                     
·                    Mais encantadoras e inéditas imagens captadas acima das nuvens no dia 19/10/2013...