08 outubro, 2013

CA 08.10.2013: IBAMA E A LICENÇA DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ BARRA DO RIO ARARANGUÁ; LICENCIAMENTO AMBIENTAL SOFRERÁ ALTERAÇÕES; INTENSA REVOADA DE AVES PREOCUPA....

Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 08 de Outubro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no meu FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


            O IBAMA E A LICENÇA DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ BARRA DO RIO ARARANGUÁ.
Ao estar no complexo do IBAMA em Brasília para o ''SEMINÁRIO SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA RESOLUÇÃO 01/86 AOS DIAS ATUAIS'', conversei com a Mariana Pereira da COORDENAÇÃO DE PORTOS, AEROPORTOS E HIDROVIAS (COPAH), que informou não haver recebido nenhum documento da Administração Municipal de Araranguá em relação aoPARECER Nº 107/ 2012 – COPAH/CGTMO/DILIC/IBAMA de 27 de novembro de 2012, do qual solicitava providências em relação ao ''EIA-RIMA e ao Projeto de Fixação da Barra do Rio Araranguá''.
            Mediante o quadro penso que será quase impossível o IBAMA emitir licença ambiental este ano, pois não existe tempo hábil para o instituto analisar se todas as exigências foram devidamente cumpridas. Portanto, assim sendo, o prazo esgota-se no final do ano de 2013. Sejamos realistas, este projeto com este recurso deverá necessariamente ser revisto, mas para os próximos anos!!!

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

LICENCIAMENTO AMBIENTAL SOFRERÁ ALTERAÇÕES


           Participamos como Conselheiro do CONAMA do ''SEMINÁRIO SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA RESOLUÇÃO 01/86 AOS DIAS ATUAIS'' que pautou possíveis alterações na legislação que rege a dinâmica dos licenciamentos ambientais neste país, deste o IBAMA, passando pelos órgãos estaduais e os municipais. Ficou clara a tendência do governo federal, via MMA, em descentralizar o licenciamento repassando aos estados e principalmente aos municípios uma série de incumbências administrativas. Não se concebe que o IBAMA tenha que despachar Quiosque em beira de praia.
            Em parte concordamos em criar mecanismos que não permitam que os EIAs sejam criminalmente tendenciosos como foi o de Barra Grande e da USITESC e que as Audiências Públicas deixem de ser peças teatrais com finais sempre favoráveis ao empreendedor.

OBS. A quem possa interessar temos quase todos os documentos apresentados no evento - pois estes registros são comprovantes do nosso protagonismo neste que deverá ser um significativo avanço na legislação ambiental deste país. Foto em anexo.

//////////////////////////////////////////////////////////

REVOADA DE AVES PREOCUPA


            Imensa revoada de pássaros nunca vista antes cruzando os céus de Araranguá em direção ao leste, iniciada por volta das 17:50 horas deste domingo.
Ao postar as imagens no Face fiz a provocação se alguém saberia explicar tal fenômeno, que rendeu várias informações interessantes, porém se faz necessário um estudo por especialistas no tema. Mais fotos e comentários postados no no meu Face 


///////////////////////////////////////////////////////

GEOOCIÊNCIAS DA UFSC VISITA ARARANGUÁ
           

Alunos da Geografia da UFSC acompanhados de professores fizeram um tour ambiental, priorizando a busca de informações sobre mudanças climáticas pela região da Bacia Hidrográfica do Araranguá e do Mampituba (Lagoa Caverá e Sombrio) finalizando em Araranguá com um saboroso almoço na chácara da educadora Sung Lin (esposa do médico Francisco Chicão Alves). Foto em anexo.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

JOVENS DESRESPEITAM E AGRIDEM A POPULAÇÃO ARARANGUAENSE!!!


            Ao circularem com motos com descargas abertas emitem ruídos que transgridem a legislação do art 42 da Lei de Contravenções Penais, da mesma forma os carros com som alto ou mesmo baixo, porém com hipertensivo efeito reverberação tipo bate estaca. Este modismo é uma afronta aos direitos do cidadão, pois o incômodo e a perturbação são durante o período diurno e noturno, um total descaso à saúde pública que tem que ouvir na marra a idiota programação de sons automotivos e os ensurdecedores ruídos das competições nas vias do perímetro urbano, sem nada poder fazer!!!


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Transcrevo: RESOLUÇÃO COAMA - Nº 002/2013
            O CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ - COAMA, instrumento da Política Municipal do Meio Ambiente, responsável pela orientação e coordenação superior da Política de Meio Ambiente no âmbito municipal no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Complementar nº 149/2012, Lei Ordinária 2.930/2010 e Decreto 4.782/2010.
RESOLVE:
Em reunião ordinária realizada dia 30 de setembro de 2013, ata nº 040/13, APROVAR por dezessete votos a favor e uma abstenção, os relatórios do Conselheiro Rosinei Freitas da Rosa, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, e relator designado referente aos Processos Administrativos: 5500/13,... e 5521/13 do autuado, Antonio Eduardo Ghizzo, ficando decidido o indeferimento dos pedidos de anulação dos Autos de Infração, respectivamente, números: 008 A/2013,... e 024 A/2013; e dos termos de embargos, respectivamente, números: 009 A/2013,..., e 025 A/2013. 
Tadeu Santos Presidente do COAMA.
Estou sendo questionado e criticado para haver optado pela abstenção na mencionada votação.  Mantenho a posição que esclareci na ocasião, que o COAMA não deve tomar decisões sob pressão, principalmente relacionado a um conflito socioambiental que se estende há muitos anos no MC e não é em uma ação de conotação jurídica que o conselho passa criar uma referência... na próxima edição continuarei a comentar sobre fatos na área ambiental do município que mereciam um outro tratamento...  
 


///////////////////////////////////////////////////

UM BELO EXEMPLO!!!
            Chegando de Brasília sem pressa peguei o ônibus até o terminal em Florianópolis já que meus usuais e gratuitos serviços de táxi não estavam disponíveis (Marx no FestRio e Juliana enferma). Ao passar na catraca do terminal urbano para me deslocar até a rodoviária, meu celular caiu e não percebi no momento, mas logo em seguida ao parar por causa da chuva notei e voltei ao ônibus, mas não estava lá. Uma senhora percebendo o meu transtorno ofereceu seu celular para ligar ao meu número. Liguei a cobrar e imediatamente atendeu. Identifiquei-me e o cara disse então que estaria no Mercado Público me esperando. Agradeço aqui a idosa senhora que foi cordial, mas principalmente ao honesto gesto do jovem chamado Júnior!
            Observando que no passado a minha cunhada Cida perdeu seu Nokia em algum lugar e até o momento não o encontrou...

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

PRÓXIMOS TEMAS:
· No próximo dia 11/10/13 estará em Araranguá uma comitiva do Projeto Internacional VACEA / AVEC (Canadá) com a presença do professor chileno Santibanez...
·
· A partir do dia 14 estaremos junto com equipe do CGBHRA no XV ENCOB em Porto Alegre / RS (próximo a Arena do Grêmio - Vice de 2013!!!)
·
· No dia 17/10/13 voltaremos a BSA para discutir a proposta de licenciamento para Parques Eólicos, na Câmara Técnica de Controle Ambiental CTCA do CONAMA.
·
· No dia 07.10.13 participaremos do encontro dos comitês de bacias no Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão – CETUBA, onde haverá a apresentação da Comissão de Acompanhamento dos Planos de Bacias, do qual a ONGSN faz parte. 

A singular riqueza da história do CLUBE DOS 99...

''ENSAIO EXPERIMENTAL'' VIAJANDO NAS NUVENS, NO DIA 03.10.13, QDO VOLTAVA DE BSA PARA ARARANGUÁ