03 outubro, 2012

INJUSTIÇA AMBIENTAL NO SUL DE SANTA CATARINA!!! (DENÚNCIA CONTRA A ''MÁFIA'' DAS MINAS DE CARVÃO QUE DE FORMA BRUTAL E AGRESSIVA CONTAMINAM TUDO POR ONDE PASSAM, ATÉ OS CORAÇÕES E MENTES...)


Imagem do Rio Sangão em setembro de 2012, da mesma forma
que todas as outras imagens sobre a poluição do carvão
foram captadas nesta mesma data, comprovando que as minas
continuam a poluir sem piedade e sem fiscalização...
A água coletada apresentava um pH 3.5, acidez que mata!!!
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 03 de outubro de 2012

48 / 9985.0053 TIM 
 tadeusantos@contato.net


           

           


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



Já superamos a marca das 50 mil visitas registradas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)




INJUSTIÇA AMBIENTAL NO SUL DE SANTA CATARINA!!! 

(DENÚNCIA CONTRA A ''MÁFIA'' DAS MINAS DE CARVÃO QUE DE FORMA BRUTAL E AGRESSIVA CONTAMINAM TUDO POR ONDE PASSAM, ATÉ OS CORAÇÕES E MENTES...)

           

            A agressão, a poluição e comprometimento que as minas de carvão causam aos recursos naturais da região sul de Santa Catarina é um bárbaro crime para a Polícia Federal investigar, pois é dano e prejuízo não apenas ao meio ambiente, mas também aos aspectos sociais e econômicos em toda biodiversidade regional.

           

            Famílias de baixo renda não podem mais buscar na pesca um complemento para a escassa ceia alimentar, porque a alta acidez da água não permite qualquer tipo de vida nos cursos d'água, da mesma forma a agricultura é prejudicada, além dos municípios não poderem captar água para o abastecimento público.

           

            Mineiros trabalham embaixo da terra em um ambiente insalubre e perigoso para sobreviverem com a doença do pulmão negro/pneumonoconiose, tanto que o Estado os aposenta com apenas 15 anos de serviço. Isto é uma sutil e disfarçada forma de escravidão econômica, talvez pior que alguns períodos da época colonial!

           

            Ferem frontalmente a Constituição ao desequilibrar os ecossistemas naturais desde a extração do carvão mineral até a queima para geração de energia fóssil, considerada a mais cara e mais poluente do planeta!!!


            Apenas uma espécie de máfia pode manter ativa esta degradação socioambiental por tanto tempo, em uma mesma região, sem nenhuma condenação efetiva dos crimes praticados contra a biodiversidade, caracterizando uma verdadeira injustiça ambiental!!!

           

            Várias ações judiciais contra os malefícios à saúde pública e ao meio ambiente provocados pelas mineradoras e as usinas térmicas são promovidas pelo Ministério Público e sentenciadas pela Justiça Federal, mas não atingem seus objetivos em função de um articulado poder político e econômico que defende os interesses da atividade carbonífera.

           

            Milhões de recursos públicos já foram destinados a recuperação ambiental da região carbonífera, porém não solucionam o maior dano que é a contaminação da água, que em contato com os resíduos piritosos do minério, baixa o pH da água a níveis intoleráveis para qualquer uso. Nossas denúncias de crime contra a natureza são facilmente comprovadas com a coleta de água em qualquer curso d'água da Bacia do Rio Mãe Luzia, por exemplo.


            Providências rigorosas precisam ser tomadas para conter este comprovado crime ambiental na região carbonífera do sul de SC, antes que haja um colapso  irrecuperável, conforme alertas demonstrado pelo escritor Jared Diamond em sua obra 'COLAPSO'.


            A população afetada pela poluição do combustível fóssil agora também sofre com as adversidades e mudanças climáticas que estão ocorrendo com mais intensidade e frequência. Tanto que as maiores enchentes do Estado de Santa Catarina ocorreram na região carbonífera e o epicentro do Furacão Catarina também foi aqui, ou seja, já havia a violência das águas, agora também ocorre a violência dos ventos!


OBS. Seria o intenso calor emitido pelas chaminés do Complexo Termoelétrico da Jorge Lacerda 856MW também culpado pela desequilíbrio da climatologia regional ou poderia ser também conjugada com a evaporação da imensa lamina d'água distribuída em toda a região sul pela rizicultura? Poderia ser dos oceanos Atlântico e Pacífico, mas poderia ser da Amazônia?

Foto Sandro F Ramos

            Queremos respostas as indagações, já que a ciência da meteorologia tem errado mais do que acertado em suas explicações sobre as origens dos fenômenos do clima, se são realmente naturais ou se o homem está provocando o desequilíbrio do clima da Terra!



Coordenação da ONG Sócios da Natureza / Araranguá - SC, Setembro de 2012.



PUBLICAÇÕES NO FACEBOOK:



RIO MÃE LUZIA

            Motivados pela imagem do Rio Mãe Luzia postada no Facebook pelo Zeca Virtuoso da UNESC , publicamos esta seleção de imagens captadas no dia 26 de setembro deste ano, de cima da ponte de Nova Veneza.

 
Este crime ambiental é caso de polícia, digo POLÍCIA FEDERAL!!! Tanto é que esta semana enviamos denúncia à Polícia Federal.


            A semana passada publicamos denúncia contra o DNPM, que convenhamos, também é cúmplice deste comprovado caos ecológico, tanto quanto a FATMA e o IBAMA!


BARRAGEM DO RIO SÃO BENTO

               Uma obra de necessidade irreversível, pois sem a mesma a população de Criciúma e entorno não teria água pra beber e nem os rizicultores de Nova Veneza e Forquilhinha teriam água para as canjas de arroz, que registra-se é muita água para uma só atividade! 
x
            A obra custou mais de 60 milhões de reais aos cofres públicos, quando as mineradoras de carvão é que deveriam ter custeado por serem as culpadas pela contaminação do Rio Mãe Luzia.

            A poderosa e famigerada CASAN é que controla o reservatório com ''mão de ferro'', tanto que não reservou um assento no Conselho Gestor para o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.


O ENCONTRO DAS ÁGUAS (COM FOTO)
Interessante observar que nesta foto da Margi, o Itoupava é que
aparentemente apresenta poluição com suas águas de cor marrom,
mas o Mãe Luzia é que está muito mais contaminado com acidez
que visualmente não aparece... 
Não é apenas água de mina que polui o Rio Araranguá, a rizicultura também faz estragos na bacia hidrográfica, comprometendo nascentes para compor as canjas, resultando em uma imensa quantidade de argila em suspensão que assoreia os cursos d'água, além do uso exagerado de agrotóxico para combater espécies consideradas pragas para o cultivo do arroz...
            Quando tomamos conhecimento que o casal Moss iria fazer uma expedição ao sul do país, pedi a minha amiga Margi para que registrasse o encontro das águas...


TEMAS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:


Ø  OS CRIMES GERADOS PELA POLUIÇÃO DO CARVÃO ''É TAMBÉM UM CASO DE POLÍCIA, DIGO, FEDERAL COMO AGIRAM NO CASO DA CONTAMINAÇÃO NO RIO IGUAÇU, QUE FAZ DIVISA ENTRE SC E PR, COMPARAVELMENTE BEM MENOR QUE A CONTAMINAÇÃO OCORRIDA AQUI NA REGIÃO SUL DE SC!

 

Ø  POLUIÇÃO SONORA: QUANDO ESTA BADERNA GENERALIZADA IRÁ ACABAR NESTE PAÍS? ALGUMAS PESSOAS PERDERAM A NOÇÃO DE ESPAÇO, POIS FAZEM BARULHO EM QUALQUER LUGAR E QUALQUER HORA.



Ø  JOGAR LIXO NO CHÃO NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO COM A NATUREZA, MAS TAMBÉM UMA QUESTÃO DE CARÁTER!

Ø   

Ø  LAGOA DO SOMBRIO ESTÁ VAZANDO DE FORMA EXAGERADA PELA BARRINHA, PROMOVENDO SUA SALINIZAÇÃO EM ÉPOCAS DE ESTIAGEM QDO BAIXA O NÍVEL DA LAGOA EM OCASIÕES DE MARÉ ALTA!!!