17 outubro, 2012

SIECESC CONTINUA AFRONTAR A SOBERANIA DE ARARANGUÁ! -A AMAZÔNIA E OS OUTROS BIOMAS - POLUIÇÃO SONORA - COAMA - MÍDIA UM - FACEBOOK


Cidadania Ambiental
Rio Sangão poluído pelo carvão mineral

Araranguá SC, 17 de outubro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM tadeusantos@contato.net)

           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!







 (Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


SIECESC CONTINUA AFRONTAR A SOBERANIA DE ARARANGUÁ!

            Depois da votação no Tribunal de Justiça em Florianópolis, surgiram embargos que ainda não foram julgados, portanto o Município de Araranguá precisa aguardar a publicação para recorrer contra a decisão dos desembargadores que decidiram favoráveis as minas de carvão em nosso território.
            Se o subsolo é domínio da União, certamente é por questões de segurança nacional, não para atender interesses privados, degradantes e criminosos, pois comprovadamente a atividade carbonífera cometeu crime ambiental gravíssimo ao contaminar vários rios no sul de SC.

            O Município precisa reagir soberanamente para defender seus recursos naturais, principalmente os hídricos, estando eles na superfície ou no subterrâneo do nosso território.
            Temos legislação própria e avanços conquistados de forma participativa que expressam a vontade popular contra a famigerada atividade, além de estarmos cumprindo com o estabelecido pelo SISNAMA e recorrendo ao direito da prevenção e da precaução.
            Os desembargadores deveriam conhecer os estragos/danos ambientais que a exploração e a queima do carvão causam ao meio ambiente no sul de SC, para então julgar entre o equilíbrio dos ecossistemas afetados, a integridade da biodiversidade regional que reflete em índices de saúde pública/qualidade de vida, totalmente discordantes com os interesses pessoais dos donos de minas!

IDIOTAS E MAL EDUCADOS IMPUNEMENTE CAUSAM MAL A SAÚDE PÚBLICA!

...tem alguns idiotas aqui em Araranguá que retiram o silenciador de motos e carros para dar um ronco iguais aos usados em pistas de competição, promovendo um ruído ensurdecedor prejudicial aos ouvidos de toda população.
            Para completar o malefício causado a saúde pública, retiram também o catalizador do cano de descarga, emitindo assim gases malignos aos pulmões e gases efeito estufa, ou seja, uma desobediência total a legislação.
OBS. Os gases são tão venenosos que se um deles dormir com o motor ligado em uma garagem, por exemplo, enquanto ingere ''outras substâncias para sair na balada ou quando volta dela'', pode morrer intoxicado! 

A AMAZÔNIA E OS OUTROS BIOMAS

            A Amazônia pode ser o pulmão do mundo, possuir o maior rio do planeta, ser o maior bioma do Brasil, entre tantas outras qualificações, com milhões de pessoas tentando preservá-la, desde governantes até ONGs de outros países, um certo exagero de preocupação como se fosse o único conflito ambiental do mundo.
            O ato de defender a Amazônia virou mania porque repercute positivamente nos países do norte, tudo muito bem, porém os outros biomas brasileiros também precisam de atenção, e esta atenção deve ser prioritariamente das entidades que nela estão instaladas.
            Uma hidrelétrica na Amazônia causa um imenso impacto ambiental em todo o ecossistema, mas uma termelétrica queimando combustível fóssil causa um estrago talvez maior à biodiversidade.
            Nós da ONG Sócios da Natureza nos preocupamos mais com os problemas/conflitos locais e regionais, que além de serem muitos, são intensamente danosos ao meio ambiente, ou seja, aos recursos naturais e a saúde pública.  Vamos ''pensar globalmente, mas agir localmente'', assim faremos a nossa parte com mais eficiência e obtendo resultados mais imediatos.    

PREZADOS DO FACEBOOK, vamos disciplinar as postagens para evitar exageros!!!
            Passarei a fazer o que muitos já estão fazendo, acionando ''ocultar'' para evitar a visualização de várias postagens seguidas de um mesmo tema (por mais belas que sejam),
já que o Face oferece a alternativa do ''''álbum'''' quando for para mais de duas fotos ou imagens, proporcionando a possibilidade para todos os interessados abrirem para curtir e compartilhar...
OBS. Como também acionarei o dispositivo ''bloquear'' para as repetitivas postagens que parecem verdadeiros classificados...

32ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COAMA
Conselheiros do COAMA
Foto Luiz Ismael Leme - Secretário Executivo do COAMA

Pauta da Reunião: Eleição do vice-presidente do COAMA. Representante da UFSC foi indicado, mas ficou de consultar a instituição se havia concordância. Representante da OAB colocou seu nome a disposição para colaborar.
Resolução COAMA 002-2012 - verificou-se a necessidade de revisão por falhas na edição impressa no jornal e devido alguns códigos terem apresentados problemas quando da sua aplicação, relacionados à descrição da atividade e/ou porte, gerando dúvidas e reclamações. Recebimento dos ofícios das Instituições referente à representatividade, retificando ou ratificando os nomes dos conselheiros/suplentes (2012/2014).
Espaço para apresentação de assuntos de interesse das instituições através de seus representantes
Temas que foram debatidos pelos conselheiros:
Leitura da carta resposta do IBAMA sobre o processo de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, proposta de convite ao Procurador do Município para falar o processo da ADIN do carvão contra o município de Araranguá, conflitos socioambientais como da Lagoa da Serra e do Caverá, projetos do Comitê de Bacias do Araranguá e o encaminhamento de carta ao Poder Legislativo solicitando urgência especial na aprovação do Plano Diretor.


REVISTA MÍDIAUM

Gimi lança a 2ª edição da Revista ''midiaum'' apresentando um excelente conteúdo para uma leitura agradável.
Desta vez abordamos ''PORQUE O DESVIO/CONTORNO DA DUPLICAÇÃO DA BR-101 EM ARARANGUÁ?''

QUASE 60 MIL
            Estamos quase chegando a 60 mil visitas, prova que a coluna CIDADANIA AMBIENTAL / SOCIOAMBIENTALISMO com seus respectivos blogs tem conteúdo qualificado e de credibilidade.
Agradecemos a todos os visitantes!

TEMAS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:
·       REPETINA VISITA AO CANYON DO ITAIMBEZINHO A CONVITE DA SUNG LIN E CRISTIANE BILÉSIMO PARA REUNIÃO SOBRE O PARNA PROPORCIONOU A OPORTUNIDADE DE FAZER INTERESANTES REGISTROS FOTOGRÁFICOS E CAPTAÇÃO DE  IMAGENS.

·       PLANÍCIE LOCALIZADA ENTRE O OCEANO E A SERRA GERAL, PRECISAMENTE ENTRE PRAIA GRANDE E CRICIÚMA, ESTÁ SOFRENDO PROCESSO DE DEVASTAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA (MATA ATLÂNTICA) E DO COMPROMETIMENTO DAS NASCENTES.


///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

''''JOGAR LIXO NO CHÃO NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO COM A NATUREZA, MAS TAMBÉM UMA QUESTÃO DE CARÁTER!''''