31 outubro, 2012

VISITA À ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ - MORRO DOS CONVENTOS PASSOU A SER O REDUTO DE FESTAS/BADERNAS COM DEPÓSITO DE LIXO NA BEIRA DA PRAIA. CRIME AMBIENTAL PERMITIDO!!!


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 30 de outubro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)



VISITA À ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
            Coordenado pelo agricultor Rogério Pessi, atualmente Secretário da Agricultura, trinta pessoas representantes de várias entidades e órgãos sediados em Araranguá, participaram de uma visita de reconhecimento pelo território rural do município de Araranguá durante todo o dia de sexta feira (26/10/12).
            Apesar do pouco tempo disponibilizado, circulando com ônibus e várias pessoas, deu para se ter uma ideia de como é se viver na área rural. Na verdade é necessário mais tempo para conhecer toda a dinâmica de produção da atividade agrícola, como também o modo de vida no meio rural, pois o contraste é perceptível!
            Com um olhar ambiental, percebe-se, tanto quanto na área urbana, que existem impactos ambientais para manter os meios de produção agrícola, que são corrigíveis tanto quanto os industriais, porém é uma questão de tradição cultural e para mudar é preciso rever as políticas públicas que normatizam ambas as dinâmicas.
            Existem iniciativas ecologicamente corretas que estão sendo implantadas como a lavoura orgânica sem o uso de agrotóxicos, por exemplo, entre tantas outras atividades que em uma outra oportunidade comentaremos.
            Sou um ferrenho defensor da melhoria da qualidade de vida do meio rural, tanto que durante as discussões do Plano Diretor por várias vezes solicitamos a inclusão da palavra ''Rural'' baseado no princípios constitucionais, mas principalmente calcado nas inovadoras diretrizes do Estatuto das Cidades, que considera o ''urbano'' com os mesmos direitos que o ''rural''.
            A ''incursão'' pelo interior, como definia a Marley do Conselho Rural, me proporcionou a oportunidade de colher informações, dados, fotos e imagens complementares para o trabalho do qual está sendo desenvolvido pela Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA.

OBS. I. Fato mais curioso foi conhecer as três terneirinhas bebês gêmeas na localidade de Santa Rita, conforme ilustra a foto, que de acordo com a veterinária Andressa é um caso raríssimo de ocorrer na raça bovina.
OBS.II. Outra curiosidade encontrada foi uma espuma gigante (conforme foto em anexo) nas proximidades da Volta Curta, onde uma bomba ao coletar a água de um canal para as canchas de arroz, produz em virtude da velocidade da água, uma espuma possivelmente resultante de detergentes oriundos de córregos que passam pelo perímetro urbano da Baixadinha.

É PRECISO MAIS DEPUTADOS PARA O EXTREMO SUL!!!
            Atualmente a região do Extremo Sul de Santa Catarina conta com apenas dois deputados estaduais, o Manoel Mota e o José Milton Schaeffer, mas poderia ter cinco estaduais e dois federais, por exemplo.
            O PP já tem um bom representante na ALESC, o PT precisa urgentemente articular uma candidatura e o PMDB deveria renovar com novas lideranças.
            Estariam os eleitores da AMESC e 22ª SDR insatisfeitos com o perfil dos candidatos da região que foram derrotados na última eleição para deputados ou estariam vendendo seus direitos de cidadania eleitoral aos candidatos de outras regiões que os seduzem com moedas, já que seus projetos geralmente são para a região onde vivem.

MORRO DOS CONVENTOS PASSOU A SER O REDUTO DE FESTAS/BADERNAS COM DEPÓSITO DE LIXO NA BEIRA DA PRAIA. CRIME AMBIENTAL PERMITIDO!!!
            Pela manhã de sábado (dia 27) várias pessoas telefonaram denunciando imensa quantidade de lixo na praia do Morro dos Conventos, uma ''misturança'' de garrafas de vidro, plástico, papel, isopor, calcinhas, cuecas, camisinhas e coisinhas utilizadas no consumo de drogas, resultante de uma festa que ROLOU até a madrugada, inclusive em altíssimo volume, perturbando os moradores.
            Este lixo quando não é levado pelo mar, é recolhido por pessoas ambientalmente sensibilizadas. O problema está justamente quando cai no oceano e várias espécies marinhas confundem com alimento, ingerindo-os, porém sem capacidade de digestão morrem de barriga cheia de lixo do bicho homem.
OBS.I. Solução para resolver o problema: Restringir o tráfego de qualquer tipo de veículo na praia e sobre as dunas!
 OBS.II. Depois da denúncia no Facebook,
foi visto alguém retirando rapidamente o lixo em uma camionete branca,
mas ainda sobrou muita sujeira,
 conforme prova as fotos registradas por volta das 16:00 horas...









ACABAR COM AS COLIGAÇÕES QUE COMPROMETEM OS IDEAIS POLÍTICOS.
         Ayres Britto seguiu o relator e condenou oito réus do “mensalão” por corrupção ativa . No seu voto, condenou também o modelo de “governo de coalizão”, adotado no país desde o fim da ditadura. Para o presidente da mais alta corte brasileira, a hegemonia política de um partido não pode ser construída a partir de alianças perenes com os demais. “O sentido das alianças é o da sua transitoriedade”, filosofou. O presidente do STF subiu o tom para criticar o que chamou de "esse estilo de fazer política excomungado pela ordem jurídica brasileira".
Najla Passos / G1

TEMAS POLÊMICOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

  • · Vias públicas de Araranguá são usadas como pistas de corrida para motos com descarga aberta que para emitir o ruído indesejável por 99% da população, aceleram ultrapassando os limites permitidos, portanto, além de uma grave infração, colocam em risco a segurança da população.

·
  • · O mais importante não é a alternância do poder, mas a efetivação de novas ideias que resultem em planos e que estes planos avancem proporcionando mudanças benéficas à população!

·
  • · Temos observado que alguns cavalos que puxam carroças não são bem tratados pelos seus donos. Comentei com um deles sobre o estado do animal e ele não gostou da minha preocupação...

·
  • · Estamos concluindo que em determinadas situações os deliquentes que promovem baderna sonora pública são bem mais prejudiciais à sociedade que um viciado em drogas...

·
  • · Hoje às 16:00 horas, terça, dia 30, haverá reunião na Câmara de Vereadores com as entidades que formam o Núcleo Gestor para definir um calendário para a votação da nova lei do Plano Diretor de Araranguá e a noite os integrantes se reúnem novamente às 19:30 horas no auditório do SAMAE.


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

''''jogar lixo no chão não é apenas uma questão de educação e sensibilização ecológica, mas também uma questão ética e de caráter!
vamos tentar mudar este medieval atraso''''

/////////////////////////
HOMENAGEM PÓSTUMA AO DR. SEVERIANO SOB A CONCEPÇÃO DE SANDRO F. RAMOS
O falecimento do advogado Severiano Severino de Souza deixa marcas históricas não apenas para Araranguá e região, mas para Santa Catarina, pois o mesmo detinha a inscrição de nº 186 da OAB, quando hoje são quase 40 mil profissionais inscritos.
Seria justo que seu nome fosse lembrado com alguma homenagem de grandeza como dar ao Fórum da Comarca o nome de Severiano de Souza (nada contra o atual nome) ou a nova instância da Justiça Federal que está para ser instalada em Araranguá, por exemplo.

AMANHECER DE TERÇA, DIA 30/10/12, EM ARARANGUÁ/SC.