23 outubro, 2012

PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ NA RETA FINAL / RELÓGIO DO SOL / IFSC E O GEOPARQUE


Cidadania Ambiental
Um dos modelos de molhes propostos, possivelmente com
alterações...
Araranguá – SC, 23 de outubro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)

           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




 (Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ NA RETA FINAL
Três alternativas propostas: No aspecto paisagístico
qto mais ao norte menor impacto para a contemplação
do alto do Morro dos Conventos, já os estudos apontam
mais ao sul como a alternativa de melhor aproveitamento.
   
            O processo de licenciamento para a obra de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, poderá avançar com a emissão da LAP, pelo IBAMA, ainda neste ano de 2012, garantindo assim o recurso federal que é do PAC.
            Se houver contestação quanto ao aspecto locacional dos molhes, nesta etapa do licenciamento, tudo poderá acontecer, como uma outra audiência pública para debater e dirimir dúvidas em relação ao empreendimento, que existem, como também pode inviabilizar a obra de fixação com molhes.
            Não fosse a ''incurável doença'' do Rio Araranguá, pessoalmente confesso que seria contra a brutal interferência humana no curso natural do Rio Araranguá, mas mediante o estado de contaminação pelo baixo pH causado pelas minas de carvão mineral, sou totalmente favorável a dar uma utilidade aos 40 quilômetros de extensão do Rio Araranguá, uma média de 150 metros de largura e uma profundidade média de 10 metros, ou seja, A NAVEGABILIDADE!!!
            Navegabilidade que fomentará a pesca artesanal e ao ecoturismo, possibilitando a entrada e saída de embarcações ao mar, além de reduzir o impacto das cheias no Rio Araranguá que tantos transtornos e prejuízos causam a população do sul do país.

OBS. I. Participei acompanhando o secretário Leonardo Tiscoski de reunião com técnicos da CEF de Criciúma, onde o processo de financiamento/repasse está tudo de acordo. 

OBS.II. Respondendo ao questionamento do Adelor Lessa no Facebook: Caro Lessa, estou acreditando (e torcendo) que a LAP sai até o final do ano para garantir o recurso apontado no PAC, porém em termos de licenciamento tudo pode acontecer, inclusive o IBAMA realizar uma outra audiência pública por causa do MPF. 
Caso isto ocorra, o prefeito eleito 
Sandro Maciel tem como reverter o processo convencendo o governo federal a refazer outro contrato baseado em fundamentação cientifica e pertinentes justificativas socioambientais...
Adelor Lessa, estes molhes serão implantados mais cedo ou mais tarde, pode até demorar, mas é devido a complexidade e magnificência da obra.


RELÓGIO DO SOL
Um relógio de sol mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol.
Os tipos mais comuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.
A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. (Wikipédia)

OBS. Em Araranguá existe um que poucas pessoas conhecem...





IFSC PROMOVE APRESENTAÇÃO DO GEOPARQUE

            Participei como palestrante juntamente com o secretário Heriberto Schmitt e a educadora Sung Chen Lin da SDR e da técnica Cristiane Biléssimo da AMESC, sob a coordenação do professor Assis Castilhos do IFSC, de uma Mesa Redonda para a apresentação do projeto ''GEOPARQUE: CONCEITO, CONFLITOS, POTENCIAIS E CENÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO DO SUL DE SANTA CATARINA'', do qual estava inserido na programação da 9ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A Mesa Redonda ocorreu às 20 horas do dia 18/10/2012 no IFSC - Campus Araranguá.

            Na minha abordagem destaquei a importância da implantação do Geoparque na região não apenas para o fomento do setor do eco-turismo, mas que seja também como um instrumento institucional que promova a conservação dos sítios arqueológicos e outros ecossistemas de relevância nas duas bacias hidrográficas, do Rio Araranguá com comitê de gerenciamento já constituído e do Rio Mampituba que divide os estados de SC e RS, este ainda por instalar seu comitê em decorrência de ser uma bacia hidrográfica de âmbito federal de pequena extensão.
            
Além de enfatizar a necessidade do Estado, representado pela SDR, e dos municípios pela AMESC, do lado Barriga Verde, como também pelos gaúchos, de dedicarem mais atenção a estas questões que disciplinam o adequado uso dos recursos hídricos dentro da região do GEOPARQUE. Existe ainda a questão da adequada destinação dos resíduos sólidos com planos integrados, ou seja, o projeto do Geoparque só será sustentável e agradará os técnicos da UNESCO, se estiver intensamente engajados com programas que cuidem com seriedade da ÁGUA e do LIXO, por exemplo!    




URGENTE I: Lei do Executivo Municipal para reduzir o barulho na cidade já está no Poder Legislativo de Araranguá para ser aprovada.

URGENTE II: Na madrugada de sábado para domingo, entre o Calçadão e o Cemitério, foi palco de baderna com jovens fazendo ‘’buzinaço’’, além do som alto e roncos de motos em alta velocidade.
 


TEMAS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:



Ø    DIVULGAÇÃO DAS FOTOS E IMAGENS CAPTADAS NA REPENTINA VISITA AO CANYON DO ITAIMBEZINHO EM FUNÇÃO DA REUNIÃO DO PARNA SOB A COORDENAÇÃO DO CHEFE DEONIR ZIMMERMANN.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Ø     
Ø    PLANÍCIE ENTRE PRAIA GRANDE E CRICIÚMA ESTÁ SOFRENDO INTENSO PROCESSO DE DEVASTAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA E DO COMPROMETIMENTO DAS NASCENTES E CÓRREGOS, ALÉM DE CAUSAR UM COMPLEXO DESEQUILÍBRIO NA AVIFAUNA AFETADA.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




Ø     
Ø    INFORMES SOBRE A REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO CGBHRA DENTRE AS QUAIS O COMITÊ PRESIDIDO PELO ANTÔNIO S SOARES PASSA A TER UM CARRO DOADO PELO ESTADO.
Ø     
Ø   





///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Ø     
Ø    EXPERIÊNCIA COM MARRECOS SOLTOS NAS CANCHAS AUXILIAM NA RIZICULTURA EVITANDO O USO DE HERBICIDAS/AGROTÓXICOS NO COMBATE A ERVAS DANINHAS. A EXPERIÊNCIA É UM AVANÇO  E ESTÁ SENDO REALIZADA NO CETRAR DE ARARANGUÁ SOB A COORDENAÇÃO DO AGRÔNOMO RENE KLEVESTON.

Depoimento do agrônomo sobre a experiência com marrecos
quando editado o vídeo, será divulgado neste espaço. 

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

''''jogar lixo no chão não é apenas uma questão de educação e sensibilização ecológica, mas também uma questão ética e de caráter!
vamos tentar mudar este medieval atraso'''' 







QUAL O MAIS CORRETO E LEGAL PROCEDIMENTO PARA O ENTERRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS PELAS CLINICAS VETERINÁRIAS???