07 novembro, 2012

OUTRAS ALTERNATIVAS PARA A SEMPRE ASSOREADA FOZ DO RIO ARARANGUÁ

   Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 07  de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.
(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)




OUTRAS ALTERNATIVAS PARA A SEMPRE ASSOREADA FOZ DO RIO ARARANGUÁ  

               ENQUANTO A POPULAÇÃO DEBATEU QUAL A MAIS ADEQUADA LOCAÇÃO PARA OS MOLHES, SE MAIS AO SUL OU MAIS AO NORTE, OUTRAS CORRENTES QUESTIONAM A REAL NECESSIDADE DE FIXAÇÃO DO CURSO NATURAL DO RIO ARARANGUÁ JUNTO AO MAR.
               DIVULGAMOS AQUI APENAS DUAS MANIFESTAÇÕES DE PESSOAS (EXISTEM MUITAS OUTRAS, INCLUSIVE LOCAIS) 'DE FORA' OU QUE NÃO VIVEM NA REGIÃO SOBRE A FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ, A PARTIR DE UM COMENTÁRIO QUE FIZ NA EDIÇÃO ANTERIOR DA COLUNA ''CIDADANIA AMBIENTAL'' PUBLICADA NO BLOG >www.tadeusantos.blogspot.com<
               O PRIMEIRO COMENTÁRIO É DO PAULO BRACK DO INGÁ E PROFESSOR DA UFRGS E A SEGUNDA MANIFESTAÇÃO É DA AMBIENTALISTA DA ENTIDADE AMECA, DE SÃO FRANCISCO DO SUL/SC.
               PARA MELHOR ENTENDIMENTO SUGIRO A LEITURA DO MEU COMENTÁRIO INICIAL DENOMINADO DE ''''FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ'''', QUE POR FALTA DE ESPAÇO NÃO INSERI NESTA EDIÇÃO.

From: Paulo Brack
Sent: Thursday, October 25, 2012 3:06 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSC ARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DO GEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃO SONORA JÁ ESTÁ NA CÂMARA DE VEREADORES [1 Anexo]

Estive há menos de duas semanas ai na foz do rio Araranguá, com meus
alunos, e disse justamente para eles que a retificação e a obra dos
molhes (que é uma demanda da ala do desenvolvimentismo vale-tudo) não
tinha saído pela luta dos movimentos ambientalistas.
Por que lutar contra a natureza, com muita empreiteira e políticos por
trás destas mega-obras?
O que mudou?
Com certeza, o rio serpenteando sempre é um espaço para sua melhor
autopurificação,e o contrário não tem justificativa
As obras do PAC, até agora, trazem o gigantismo que sempre combatemos.
Se for assim, adeus dunas e paisagem (até então) paradisíaca do Morro
dos Conventos.
Caso esta obra saia, me avisem que já cortaremos este itinerário de
nossas excursões.
O que pensam as outras ONGs catarinenses? Tem ambientalistas
contrários a essa obra, eles aderiram também?

P. Brack
InGá

Sent: Thursday, October 25, 2012 6:38 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIOARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSCARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DOGEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃOSONORA JÁ ESTÁ NACÂMARA DE VEREADORES

ANA PAULA CORTEZ COMENTANDO A MENSAGEM DO PAULO BRACK DIVULGADA NA LISTA DO CNEA/CONAMA.

Paulo
            De longe, estou no norte de SC, acompanhei a questão através dos relatos do Tadeu, sem dúvida o mais antigo ambientalista e lutador por aquelas paragens . Minha luta localmente é contra um projeto de retificação do rio Acaraí, em São Francisco do Sul, que com o rio Araranguá , são dos poucos rios no sul que serpenteando saem na direção norte, característica dos rios do sul do Brasil, muitos outros rios em SC já foram retificados.
            Por aqui a pressão é gigante, também aqui se justifica amenizar as cheias, e já têm projeto, dinheiro é o que não falta no Ministério das Cidades, que com qualquer justificativa de cheia e decreto de emergência, sugere motivo para liberação da verba .
            O absurdo é que temos solos a 1 metro acima do nível máximo do mar, ocupam de qualquer forma o perímetro urbano, não fazem eficiente drenagem, impermeabilizam o solo, estrangulam o leito dos rios do menor ao maior, e depois os espertos técnicos acham que abrindo a foz do rio resolvem , isso é o que ocorre.
            No caso de Araranguá, há muitas outras questões envolvendo esse cenário, o que me leva a respeitar as decisões locais.
            Inicialmente não concordei com a retificação do rio Araranguá, e disse-o ao Tadeu, quando se justificava amenizar as cheias, pois pelos vasos comunicantes, a incidência de chuva e maré cheia , não tem o que salve nos solos ao nível do mar, e não será a retificação que ajudará no meu ponto de vista , pois se chove muito e coincide maré enchente , esta empurra o rio acima e retificado mais fácil ficará essa força, e a cheia aumentará, bem é uma análise minha sem ser baseada em qualquer estudo científico, é o que observo localmente na linha de água.
            Quando vi a gravidade da contaminação causada pelas minas de carvão, que matam toda a vida nos leito daqueles rios, a falta de dados científicos que provem publicamente isso, que é visível , mas as autoridades não querem consentir, a inércia do Poder Público em relação a essa questão, o Poder Público não reserva orçamento para os estudos pertinentes, o não haver qualquer perspectiva de mudança no cenário da contaminação a curto ou médio prazo, fiquei mais horrorizada por imaginar que não temos dados científicos que provem o que esta contaminação provoca no setor pesqueiro, ou seja qual é a perda de biodiversidade, o valor econômico perdido em decorrência desta contaminação que tem lucro privado , em detrimento do bem público, e da disponibilidade da biodiversidade , ou seja alimento neste caso, para as atuais e futuras gerações ? E não é perda somente nos rios e como esse efeito atinge a vida marinha no oceano?
            Por outro lado , localmente a luta dos ambientalistas nos últimos 30 anos, sem qualquer resultado, o empobrecimento da região, me levou a considerar que a abertura da barra do rio , pudesse proporcionar um desenvolvimento para aquela população. Sim porque chega a um momento que há que pensar se o rio não tem qualquer função de vida para o ambiente, e se retificado poderá se reverter a qualidade de vida nesse ambiente e ate proporcionar desenvolvimento no suporte a atividades pesqueiras no oceano, tendo ali abrigo para as embarcações e a via navegável, tem de se analisar os benefícios e prejuízos qual terá mais peso.
            Mas é obvio que a poluição somente seria empurrada mais rapidamente para o oceano, que como grande diluidor " talvez" sofra menos que o leito do rio. A curto prazo conseguiriam limpar o rio Araranguá, despejando aquele lixo no oceano? O rio teria condições de reversão ambiental? Os efeitos dessa contaminação no oceano seria menor do que a permanência da contaminação no leito do rio ? O que terá menor consequência na defesa da qualidade da água do rio ? Este rio como esta oferece condições de vida ?
            Acho que a questão local é muito complexa, e requer aprofundamento na análise de todas as perspectivas , sei que por lá muitas audiências e debates ocorreram e acho que nesse ponto temos de ouvir a decisão dos que acompanharam de perto toda essa discussão, e até mesmo por eu não ter acompanhado tudo isso, me sinto condicionada a respeitar a decisão local.
Att
Ana Paula Cortez
AMECA-SC

Sent: Thursday, October 25, 2012 9:50 PM
Subject: Re: [EC] PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIOARARANGUÁ / RELÓGIO DO SOL / IFSCARARANGUÁ PROMOVE APRESENTAÇÃO DO GEOPARQUE / LEI REDUÇÃO POLUIÇÃOSONORA JÁ ESTÁ NACÂMARA DE VEREADORES

Prezadas/os
Lamentável que a gente não tenha sido procurado pelo professor da UFRGS e conselheiro do CONAMA (afinal não somos bandidos!!!), pois poderia ter proporcionado um construtivo e instigante debate com seus alunos e seria oportunamente o melhor e mais adequado momento de sermos coerentemente criticados/contestados pela posição adotada ou para tentarmos nos defender deste possível vacilo histórico pelo que estamos vivenciando, afinal reconhecemos o intenso impacto ambiental que causará ao sofrido Rio Araranguá, mas...
Sds
Tadêu Santos
Declaração emitida pelo Cidadão Araranguaense Tadêu Santos do qual é Integrante da ONG Sócios da Natureza, entidade declaradamente contrária a qualquer interferência no curso natural do Rio Araranguá...