01 maio, 2012

NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 05 DE MAIO, HAVERÁ A PARTIR DAS 14:00 HORAS NO MORRO DOS CONVENTOS, EM ARARANGUÁ/SC, UM PACÍFICO MANIFESTO PARA TENTAR RESOLVER A CRISE CLIMÁTICA GLOBAL...

Morro dos Conventos - Fotos TadeuSantos2012 
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 01 de maio de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!

(Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





FALÉSIAS
 NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 05 DE MAIO, HAVERÁ A PARTIR DAS 14:00 HORAS NO MORRO DOS CONVENTOS, EM ARARANGUÁ/SC, UM PACÍFICO MANIFESTO PARA TENTAR RESOLVER A CRISE CLIMÁTICA GLOBAL...
Estamos nos organizando (ONGs locais) em parceria com o pessoal do 350.ORG (de Florianópolis e São Paulo) para um manifesto contra a queima de combustíveis fósseis, responsáveis pelas maiores emissões de CO² na natureza, causando o desequilíbrio na camada de ozônio, resultando consequentemente no aumento e na intensidade das tragédias do clima. A ação faz parte de um movimento global para resolver a crise climática que tanto afeta, atinge e prejudica a nossa região, com registros únicos no país, tanto da violência das águas quanto dos ventos!
DUNAS EÓLICAS
O movimento fará uma ''encenação'' no Morro dos Conventos, em Araranguá (epicentro do Catarina), local onde houve uma espécie de ''quebra de acordo'' entre elementos da natureza, na ocorrência do furacão Catarina (2004), quando as dunas desrespeitaram o sagrado espaço entre as falésias, justamente no local onde o homem interferiu de forma drástica ... ‘’parecendo ser uma vingança do Deus Eólo!!!’’



OBS. Na agenda consta a presença de uma equipe de TV da Alemanha que virá captar as imagens do evento por ser realizado justamente no epicentro do primeiro e único furacão do Atlântico Sul.


‘’Em todos os cantos do mundo, estaremos LIGANDO OS PONTOS, capacitando as pessoas a perceberem que tudo no Planeta está conectado, que o atual estilo de desenvolvimento que a humanidade mantém é insustentável e nos coloca vulneráveis aos impactos da variabilidade climática, como estamos testemunhando hoje, sem semelhança com nada que já visto por essa sociedade’’.

Saiba o que significa 350 acessando o site www.350.org

Mais informações:

Rívea 9671.8425 / Sung 9602.1301 / Tadeu 9985.0053


PREFEITURA DE IÇARA LACRA MINA 101 DA RIO DESERTO

Decisão do TJSC do dia 10/04 considerou acertada a revogação do Alvará da Mina 101 pela Prefeitura Municipal de Içara PMI. A decisão reduz as possibilidades da empresa Rio Deserto minerar na localidade de Santa Cruz, tornando bem delicada e complicada a situação da mineradora que impôs através de poder político e econômico uma atividade comprovadamente degradante em uma área que certamente iria comprometer os recursos hídricos que viabilizam a agricultura. Na semana passada, fiscais da prefeitura acompanhados por guarnição da Polícia Ambiental lacraram a entrada no pátio da mina.



CAMINHADA PELA VIDA (Abaixo Fotos dos Agricultores Defendendo a Integridade das suas Terras) 

Mais de 700 pessoas participaram da ‘’Caminhada pela Vida’’ promovida pelo Movimento Içara com apoio da Diocese de Criciúma contra a mina 101 da Rio Deserto na localidade rural de Santa Cruz, no município de Içara. A intenção do movimento é mostrar para a sociedade a gravidade do problema”, destaca Gilmar Bonifácio, um dos integrantes do Movimento Içarense pela Vida. Segundo Padre Antônio Mendes da Paróquia de São Donato, o movimento foi positivo. “Todos vieram porque acreditam na causa. Vieram defender nosso município. Esperamos que esse evento fortaleça a luta, para que as pessoas acreditem que podem lutar por uma causa comum. Nosso único interesse é a natureza”, declara.



CARRETAS CIRCULAM NO PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ PARA PASSEIO.

Está comprovado que pesados caminhões transitam no perímetro urbano de Araranguá sem necessidade, apenas por capricho do motorista que pernoitam aqui, por exemplo, causando assim vários danos ao município, como:
• Comprometem a camada de asfalto

• Causam transtornos na dinâmica do trânsito

• Provocam poluição sonora

• Emitem gás carbônico no ar

• Infringem a legislação



OBS. I. Tem uma placa proibindo estacionar na Praça do Relógio do Sol na Cidade Alta, uma espécie de cartão de visita, pois é a única cidade na região que possui este equipamento primário, porém todos os finais de semana tem carreta estacionada ou caminhão baú tirando a beleza dos canteiros e da visibilidade dos motoristas visitantes.

OBS. II. Tem uma placa não permitindo o tráfego de veículos acima de 10 toneladas na Rua Rui Barbosa que margeia o Rio Araranguá, mas diariamente circulam centenas de cargas pesadas que estão comprometendo a segurança da população que a utiliza, pois pode ocorrer um desmoronamento fatal em vários pontos do trecho.

OBS. III. O local requer uma revitalização urgente, com o estreitamento da pista para a ampliação do passeio e, se possível, a implantação de um ancoradouro para embarcações e para a pesca artesanal, além de tantos outros equipamentos que podem ser benéficos para a população araranguaense.



CALÇADAS

As calçadas deveriam ter mais investimento que as pistas das vias públicas, mas no Brasil isto não ocorre. As calçadas são abandonadas pelos proprietários e pelo poder público. Na descida ou subida da Avenida Sete de Setembro o descaso para com cadeirantes e pessoas com deficiências visuais é uma verdadeira prova de dificuldade, pois cada edificação fez sua calçada de acordo com a acessibilidade do seu comércio, sem sintonia com o vizinho, criando uma pavimentação que mais parece uma montanha para escalar rapel aos portadores de deficiências físicas.



O RUÍDO QUE MATA

POLUIÇÃO SONORA NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE SER IDENTIFICADA, CLASSIFICADA OU PRODUZIDA POR RUÍDOS EM ALTO VOLUME, POIS EXISTE TAMBÉM EM BAIXO VOLUME, PRINCIPALMENTE PELOS REPRODUTORES ‘’SUBWOOFER’’ DAS CAIXAS DE SOM INSTALADAS NOS VEÍCULOS, EMITINDO BAIXOS DECIBÉIS, MAS EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS AOS SENSÍVEIS HIPERTENSOS, PODENDO INCLUSIVE CAUSAR INFARTO OU ATAQUE CARDÍACO.



ARTE (você que faz versos)

O ARTISTA WALMOR BITTENCOURT CORRÊA MOSTRA SEUS PÁSSAROS COM CABEÇAS DE ROEDORES ALADOS, CONCEBIDOS DE SEU IMAGINÁRIO COM ADMIRÁVEL TRABALHO ARTESÃO DE RECOMPOSIÇÃO DE ALGO INVENTADO, DE ALGO CRIADO COM UMA NOVA CONCEPÇÃO...






EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É COISA MUITO SÉRIA, MAS INFELIZMENTE POUCOS A LEVAM A SÉRIO! VEJO TODOS OS DIAS CRIANÇAS E ADULTOS JOGARAM PAPEL NO CHÃO.



PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO SUL DE SC

PRODUÇÃO LONGA METRAGEM VENCEDORA DO EDITAL CATARINENSE DE CINEMA SERÁ FOCADA NA VIDA DOS TRABALHADORES MINEIROS DA REGIÃO CARBONÍFERA DE CRICIÚMA. ‘’DAS PROFUNDEZAS’’ SERÁ DIRIGIDA PELO CINEASTA PENNA FILHO, COM DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DE MARX VAMERLATTI.



OBS. NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS OS PRÓS E CONTRAS SOBRE A TRADICIONAL FESTA DA SANTINHA PADROEIRA DE ARARANGUÁ, O QUE É RELIGIOSAMENTE CATIVANTE E O QUE O QUE É ABSURDAMENTE ‘’MERCANTILIZANTE’’.


 /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 CAMINHADA PELA VIDA


Mais de 500 pessoas participaram da ‘’Caminhada pela Vida’’ promovida pelo Movimento Içara com apoio da Diocese de Criciúma contra a mina 101 da Rio Deserto na localidade rural de Santa Cruz, no município de Içara. A intenção do movimento é mostrar para a sociedade a gravidade do problema”, destaca Gilmar Bonifácio, um dos integrantes do Movimento Içarense pela Vida. Segundo Padre Antônio Mendes da Paróquia de São Donato, o movimento foi positivo. “Todos vieram porque acreditam na causa. Vieram defender nosso município. Esperamos que esse evento fortaleça a luta, para que as pessoas acreditem que podem lutar por uma causa comum. Nosso único interesse é a natureza”, declara.

Foto Gilmar Axé

Foto Gilmar Axé
Foto Gilmar Axé