15 maio, 2012

NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS / CÓDIGO FLORESTAL E A AGENDA 21 / PLÁSTICOS QUE MATAM


IGREJA MATRIZ DE ARARANGUÁ -
Foto tadeusantos2012
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 15 de maio de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



(Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)




TRECHOS DA ENTREVISTA CONCEDIDA A KAREM SUYAN

Isto é o que penso a respeito das principais diretrizes do Código Florestal:

“A questão do Código Florestal é complicadíssima, pois envolve muitos interesses distintos neste imenso território formado por vários biomas. Concordo que alterações sejam necessárias na legislação, desde que sejam para garantir a preservação dos ecossistemas ameaçados pela ganância do homem, em devastar e degradar tudo para obtenção de lucros individuais sem benefício algum ao coletivo.”

A EMBRAPA divulgou que o setor agrícola brasileiro pode perfeitamente sobreviver utilizando ou ocupando as áreas já desmatadas. Esta afirmação serve para todos os biomas do país, mas como qualquer setor produtivo visualiza prioritariamente resultados imediatos, com argumentos de gerar divisas e empregos, pouco se importam com a poluição das águas ou com o desmatamento, tanto em área rural quanto urbana.

Não é justo comparar os interesses da bancada ruralista que atende representantes do agronegócio com as necessidades da agricultura familiar. O dono de qualquer grande monocultura não conhece ou convive com as mesmas dificuldades que um pequeno agricultor.

Ou seja, é preciso disciplinar urgentemente o uso dos recursos naturais, desde os hídricos quanto do solo e da flora para que se possa atender as atuais necessidades da população sem, no entanto, comprometer os direitos de sobrevivência das futuras gerações.



FESTA DA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS, PADROEIRA DE ARARANGUÁ.

Sou católico e admiro a cerimônia religiosa promovida pela Igreja Matriz de Araranguá, principalmente a procissão da NSMH, porém entendo que não combina as alterações tidas como modernistas, com instalação de carretas transformadas em parque de diversão de exploração privada em via pública e no meio do Jardim Alcebíades Seara, causando transtornos ao trânsito durante uma semana, além da emissão de sons inadequados e em alto volume em horários impróprios.



OBS. O descontrole é tão flagrante que durante a missa rezada pelo bispo, o padre da paróquia pediu ao microfone que desligassem o som do parque, pois estava importunando a celebração da missa, inclusive ameaçando não mais contratá-los na próxima festa!



Pássaro atordoado na calçada da Praça Hercílio Luz - TS2012
Os fogos de artifício são exagerados causando pânico não apenas em crianças, idosos e enfermos, mas também em animais de estimação e silvestres, como o pássaro na calçada (foto em anexo) que deve ter perdido a noção e equilíbrio com os estrondos no meio do jardim. Relataram-nos o caso de uma cadelinha que teve espasmos durante a explosão dos bombardeios, sim verdadeiros bombardeios, como em uma guerra!!! Pra quê e por quê?



A organização paroquial precisa valorizar o espírito religioso que a Santa Padroeira representa para seus devotos com atividades compatíveis com os princípios da religião católica, do qual ainda é praticado em outras paróquias e em Roma, por exemplo. Percebemos que parecia haver uma disputa de espaço com o carro de som do circo fantástico instalado na XV de Novembro, o dia inteiro rogando para que a população fosse assistir a seus espetáculos também.

FOTOS SOBRE A FESTA DA SANTA PADROEIRA

Mais de 150 fotos da festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens e da Igreja Matriz, sob vários ângulos, podem ser vistas e copiadas (com o devido crédito) acessando o link abaixo:

http://www.flickr.com/photos/78228678@N03/


/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Transcrevo artigo sobre a polêmica das SACOLAS PLÁSTICAS:


ME ENGANA QUE EU GOSTO
Leda Nagle

Foto do documentário Midway
Qual é a embalagem do açúcar que você compra?
Saco plástico.
Onde vem o sal que você compra?
Em saco plástico.
E a farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada dia? Todos embalados em sacos plásticos. Onde é que você coloca as frutas e os legumes que você compra no supermercado? Em sacos plásticos. Onde vem os remédios que você compra nas farmácias? Em sacolas plásticas. E, por acaso, esta profusão de sacos plásticos que fazem parte do seu dia a dia não poluem o ambiente? Não destroem o planeta? O único saco plástico que polui é a sacola plástica que você recebe dos supermercados?


Foto do documentário Midway
Aquelas mesmo que você recicla colocando seu lixo de casa. Aquelas que, se for civilizado, você usa para apanhar e descartar as cacas do seu cachorro. Aquelas mesmo que as grandes redes de supermercado querem parar de fornecer a você na hora das compras.



Foto do documentário Midway
 E o que eles dizem? Que elas são as responsáveis pela poluição do nosso planeta. Por que só elas? Só o plástico com que elas são feitas poluem rios, destroem as matas, tornam nosso mundo menos habitável? Mas porque só elas? Quem disse? As grandes redes de supermercado. E quem ganha com isto? O planeta? Me engana que eu gosto. Além dos fabricantes de rolos de sacos de lixo, que também são feitos de plástico, quem mais ganha com a proibição das sacolas de plástico são as grandes redes de supermercado que, a partir de agora, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não terão mais despesa alguma com o consumidor. Depois que ele pagar — e muito bem — os produtos que comprar o problema de levar os produtos para casa passa a ser só do consumidor.


Como você vai levar seus produtos para sua casa? Problema seu. Até porque não são eles que vão entrar nos ônibus cheios, nos trens lotados, no metrô entupido, nas barcas sobrecarregadas, levando uma caixa de papelão. Uma mala sem alça. E ainda querem convencer você, pessoa de boa fé, que está ajudando na reconstrução do planeta. Não é meigo? Não. Acho cínico. E a parte deles?


Foto do documentário Midway
Bom, eles vendem a você sacolas retornáveis. E sabe o que acontece dentro delas? Se você não limpá-las, adequadamente, lavando com água e sabão, bactérias e fungos crescem dentro delas. Sabia também que o correto seria usar uma sacola para carnes, outra para vegetais e outra para produtos de limpeza? Sabia que elas não podem ser feitas de produto muito resistente, com muitas tramas? Porque as bactérias se entranham nos tecidos mais fortes com mais facilidade. E então? Mais tranquilos?

Ilustração do Midway

ACESSE OS LINKS ABAIXO:

Vai dar trabalho, ficará mais caro e você ainda acha mesmo que vai ajudar a salvar o planeta?


http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/05/120509_plastico_pacifico_pai.shtml

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-05-09/sopa-de-plastico-no-pacifico-aumenta-100-vezes.html




EXIBICIONISMO DOENTIO

Os exibicionistas gostam de fazer barulho, faz parte da natureza deles chamar atenção para si, é uma doença de difícil tratamento. Especialistas garantem que apenas pesadas multas e apreensão do equipamento emissor do ruído é que resolve esta contravenção e desobediência civil do infrator, apesar de mesmo assim não deixá-lo curado. Registramos, no entanto, que reduziu consideravelmente a quantidade de veículos com som alto circulando nas vias públicas, com exceção dos carros de propaganda sonora que ainda continuam perturbando a vida dos araranguaenses.

OBS. Um caminhão circulou todo o final de semana no centro de Araranguá emitindo um ruído ensurdecedor e uma carreta ficou estacionada na Praça do Relógio do Sol de sexta a domingo, conforme informações de morador que passou a observar.



SÁBIO RECADO

“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. Leonardo Da Vinci




FOTOS DA FESTA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS DE ARARANGUÁ

Estátua da Santinha TS2012
Festa NSMH TS2012
Festa NSMH TS2012
Festa NSMH - TS2012
Close da Santinha - TS2012
Close do desenho em azulejo - Foto TS2012
Torre da Igreja Matriz vista do Rio Araranguá TS2012



(NÃO É PERMITIDO O USO DAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR)