23 maio, 2012

CIDADANIA AMBIENTAL 22.05.2012

Indígenas pescando em uma das lagoas de Araranguá.
Foto tadêusantos2012 

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 22 de maio de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



(Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)



SÁBIO RECADO

“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. Leonardo Da Vinci



É JUSTO
A BELEZA DO RIO ARARANGUÁ COM OS FIOS DA CELESC INTERFERINDO NA PAISAGEM
A CELESC E A TELESC UTILIZAREM AS VIAS PÚBLICAS PARA VENDER SEUS CARÍSSIMOS PRODUTOS? A ENERGIA (PRODUZIDA PELA JORGE LACERDA 856MW) É UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO E A TELEFONIA TAMBÉM. A CIDADE DAS AVENIDAS TEM SIDO PIONEIRA EM DECISÕES QUE TRAZEM AVANÇOS A POPULAÇÃO. DEVERIA, ENTÃO, EXIGIR DAS CITADAS EMPRESAS A FIAÇÃO SUBTERRÂNEA PARA TORNAR AS AVENIDAS AINDA MAIS ATRATIVAS SEM A POLUIÇÃO VISUAL E PERIGOSA DOS FIOS E POSTES, ALÉM DE PAGAREM ALGUMA MEDIDA COMPENSATÓRIA PELO USO DA DISTRIBUIÇÃO EM LOCAL PÚBLICO.

BANCO DE IMAGENS DE ARARANGUÁ E REGIÃO

Estamos criando um BANCO DE IMAGENS DE ARARANGUÁ E DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA.
Entardecer 





A FEEC (DO QUAL OCUPAMOS A VICE-COORDENAÇÃO) PROTOCOLOU EM FLORIANÓPOLIS TRÊS DOCUMENTOS:

União (SPU): relação e mapa de localização dos imóveis da União no Estado de SC;

Estado (Gabinete do Governador): mapa dos conflitos ambientais do Estado de SC, relação e localização dos títulos de concessão de terras feita pelo extinto IRASC - Instituto de Reforma Agrária em todo o Estado de SC;



Município (Gabinete do Prefeito): relação nominal dos licenciamentos de obras polifamiliares e o número de licenciamentos unifamiliares anuais, feitas pelo município nos últimos 15 anos; mapas de condicionantes legais ambientais no município - declividade, ALP's, vegetação, cursos d'água e áreas inundáveis.



Mas que grata surpresa,

obrigado pela honrosa manifestação!

Procure então acessar o meu blog para que eu saiba que tenho um crítico de nível lendo as minhas angústias e inquietações que escrevo semanalmente, que sutilmente também dará o recado quando eu ''pisar na bola''.



Mas então Amigo,

só conheci estas históricas fotos depois da ocorrência do furacão Catarina, ou seja, no II EFAMuc em 2009.

Nossa observação do fenômeno da dinâmica física entre a areia das dunas e a rocha das falésias apesar de ser empírica, é um fato! Existem outras observações fascinantes...

Por isso entendo que este santuário ecológico merece um profundo estudo sob aspectos geológicos, arqueológicos, históricos, físicos, antropológicos, geográficos e ambientais, além da avifauna.

Confesso estar entusiasmado com a idéia, pois se este ‘’resgate’’ for viável,

certamente reforçará os espíritos preservacionistas nos corações e mentes dos governantes e da opinião pública.



ESTE CARRO (FOTO EM ANEXO) PAROU NA RUA RUI BARBOSA E O MOTORISTA JOGOU ALGO NO RIO. PODERIA SER ALIMENTO PARA OS PEIXES QUE AINDA RESTAM NO RIO ARARANGUÁ OU MAIS VENENO DO QUE RECEBEM DIARIAMENTE EM TODA A BACIA HIDROGRÁFICA.



ESTA PESADÍSSIMA MÁQUINA
NÃO PODERIA TRANSITAR
NA RUI BARBOSA
MÁQUINAS PESADAS (FOTO EM ANEXO) NÃO PODERIAM TRANSITAR NA RUA RUI BARBOSA, POIS A MARGEM DESTA RUA É A MATA CILIAR DO RIO ARARANGUÁ E CORRE SÉRIO RISCO DE DESMORONAMENTO.

A calçada da Rua Rui Barbosa na parte que margeia o rio Araranguá está rebaixando em alguns pontos em até 15 cm em decorrência da compactação de aterros realizados para cobrir crateras causadas por enchentes passadas.



SOBRE METEOROLOGIA

AQUI EM ARARANGUÁ O NEVOEIRO ESCONDEU A TORRE DA TELESC
Alertamos que as previsões emitidas para o sul de Santa Catarina nos últimos 60 dias não tem correspondido às informações prestadas pelo Climatempo e nem por qualquer outro instituto meteorológico, inclusive pela RBS e TV Globo. Qual seria a explicação mais sensata/plausível para o fato?







TODAS AS MULHERES DO MUNDO

AS MULHERES MAIS BELAS DO MUNDO SÃO AS BRASILEIRAS OU ALGUÉM CONTESTA TAL AFIRMAÇÃO? EU POR EXEMPLO CONSIDERO AS MINHAS MULHERES AS MAIS BELAS E ENCANTADORAS, DESDE A MINHA AVÓ PATERNA MARIA BERNADINA S. PRUDÊNCIO SANTOS E A MATERNA JOAQUINA CARDOSO DAMAS, A MINHA MÃE ODETH DA SILVA SANTOS, A MINHA IRMÃ MARLY SANTOS AGUIAR, TODAS AS MINHAS TIAS, A MINHA ESPOSA KATIA R. VAMERLATI SANTOS E A MINHA FILHA JULIANA VAMERLATI SANTOS RAMOS.



DEPARTAMENTO DE CULTURA COMPÕE COMISSÃO ELEITORAL QUE COORDENARÁ PROCESSO DE ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DA ACADEMIA ARARANGUAENSE DE LETRAS

A comissão eleitoral presidida pelo Diretor do Departamento de Cultura de Araranguá, Jair Anastácio, e pelos funcionários Daniel Vieira e Jonas Soares coordenará neste dia 22 de maio a primeira eleição da Academia Araranguaense de Letras.

Os trabalhos para criação da entidade que vem sendo realizados desde janeiro do presente ano, reuniu escritores e escritoras de Araranguá em diversas reuniões onde foram decididas democraticamente a sigla da entidade, estatuto e demais procedimentos para oficialização da mesma. Na última reunião, realizada dia 07 de março, presentes compuseram a comissão eleitoral e deixaram sob responsabilidade desta os trâmites legais e encaminhamentos para eleição.

Nesta terça-feira, a assembleia convocada pela comissão eleitoral, tem por objetivo aprovar e votar integralmente o estatuto da entidade, assim como compor chapa(s) para eleição da primeira diretoria com posse prevista nesta.

A assembleia iniciará às 18h30min no Centro Cultural Artesã Máxima Astrogilda de Souza.



NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS SOBRE:

A REUNIÃO DO CONSEG OCORRIDA NO DIA 17 NO QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ.

• RESULTADO DA REUNIÃO DA ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE / ALA.

• INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ.

• PRESIDENTE DILMA VISITA A BR-101 TRECHO SUL DE SC, A RODOVIA MAIS REMENDADA DO PAÍS...

• MOVIMENTO DE IÇARA LEVA FAIXAS EM LAGUNA PEDINDO A DILMA A MANUTENÇÃO DA PORTARIA 498...
 


Sabem o significa isto?