24 abril, 2012

SEM RECURSOS ESTÁ FICANDO DIFÍCIL MANTER A ONG SN; OS MORROS DO PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ; AS IRREGULARIDADES DA NOVA PISTA DA BR-101; NINGUÉM MAIS ACERTA A PREVISÃO DO TEMPO; ATINGIMOS 35 MIL VISITAS...


Entardecer na BR-101 - Fotos TadeuSantos2012
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 24 de abril de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também todas terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


SEM RECURSOS ESTÁ FICANDO DIFÍCIL MANTER A ONG SÓCIOS DA NATUREZA
AQUI SE DISCUTE MEIO AMBIENTE COM SERIEDADE, MESMO SEM RECURSOS FINANCEIROS ALGUM, TANTO GOVERNAMENTAL QUANTO PRIVADO. NOSSA DEDICAÇÃO EM DEFESA DO EQUILÍBRIO ECOLÓGICO É DE FORMA ESTRITA E COMPROVADAMENTE VOLUNTÁRIA, PORÉM ESTAMOS COM DIFICULDADE DE MANTER A DINÂMICA BÁSICA DA ENTIDADE, SE SURGIREM INTERESSADOS EM CONTRIBUIR COM PEQUENAS QUANTIAS, A CONTA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA É: CONTA Nº 17095-3, AGÊNCIA 0427 DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM NOME DA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL SÓCIOS DA NATUREZA.


NOSSO OLHAR SOBRE OS MORROS DO PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ.
Alertamos que os três morros localizados no perímetro urbano de Araranguá estão sob constante ameaça antrópica (Antrópica é a ocupação de zonas terrestres pelo Homem e a decorrente exploração, segundo as necessidades e as atividades humanas dos recursos naturais) tanto pelo desmatamento quanto especulação imobiliária, além da caça predatória. As fotos em anexo comprovam a preocupação da ONG Sócios da Natureza. É preciso um plano de uso e ocupação dos mesmos para que seu ecossistema seja preservado e que equipamentos sejam instalados para o aproveitamento eco-turístico destas elevações que possibilitam a apreciação paisagística do território do município e entorno.  

RESPONDENDO A QUESTIONAMENTOS...
 ----- original message -----
from: e.
sent: monday, april 16, 2012 11:45 am
subject: reportagem
 Olá Tadeu,
Meu nome é E. e sou estudante de jornalismo. Estou realizando uma reportagem acerca da rio+20 e me foi indicado o seu e-mail; gostaria que você respondesse algumas perguntas. obrigado
1. qual a efetividade das decisões de conferências como a rio+20?
2. há uma necessidade internacional de pressão, por parte dos governos, às multinacionais, que são quem, de fato, destroem o meio ambiente?
3. atualmente, há uma suscetibilidade às questões ambientais; como resposta, os governos aprovam medidas paliativas. qual a sua opinião acerca das questões do biocombustível e das famigeradas sacolinhas plásticas. há, de fato, alguma efetividade nessas alternativas?
4. desde a realização da eco-92, alguma atitude mudou, por parte dos governos e das empresas, em relação ao meio ambiente?
 
RESPOSTA
Olá E.
Qualquer evento com abordagem ambiental sempre provoca transformações nos corações e mentes das pessoas, principalmente algo com a magnitude da Rio+20 e da Cúpula dos Povos que ocorre paralelamente, que deve ser bem mais produtiva e inovadora.
Na verdade quem destrói o meio ambiente é a ganância infecciosa pelo lucro que pode ser causada tanto por uma multinacional quanto por um cidadão. Um dano ambiental é um dano ambiental, seja grande ou pequeno, pois afeta a biodiversidade local e global...
No momento o biocombustível pode até ser sustentável ou ecologicamente correto... Me preocupa as outras alternativas que virão para suprir as sacolas plásticas. Não seria mais interessante investir na conscientização, ou seja, no adequado uso e destinação correta das sacolas? e as biodegradáveis!!!
Sim, houveram avanços, mas não satisfatórios, pois é preciso mais para mitigar e compensar todo o estrago que a humanidade fez no planeta terra, principalmente a partir da Revolução Industrial. 
OBS. No meu blog >tadeusantos.blogspot.com< tem relato comentado sobre o primeiro diálogo social ocorrido no mês passado na UFSC em Araranguá, do qual abordo questões importantes sobre a temática Rio + 20 e a Cúpula dos Povos sob a ótica regional...

NESTA ELEIÇÃO O QUE MAIS ALMEJAMOS É O DEBATE POLÍTICO COM BASE IDEOLÓGICA DE NÍVEL.
Gostaria muito de fazer análises políticas com enfoque ideológico, com tentativas de abordagens que levassem o cidadão a refletir profundamente não apenas sobre política partidária, mas social e ambiental. Este período que antecede as eleições municipais é propício a este produtivo debate, mas não o farei, pois na última eleição fui multado em 10 mil reais pela INjustiça eleitoral, apenas porque mencionei que Araranguá deu um passo para o futuro com a implantação da UFSC e do IF-SC, do sistema de Coleta e Tratamento do Esgoto; entre outros avanços, como a Duplicação da BR-101...


AS IRREGULARIDADES DA OBRA DE DUPLICAÇÃO DA 101 EM SANTA CATARINA?  
Se a obra da Duplicação da Rodovia BR-101 em SC é cheia de irregularidades, com defeitos gravíssimos na pista totalmente remendada, certamente é porque o órgão fiscalizador faz vista grossa por alguma razão. A Polícia Federal e o TCU deveriam investigar os contratos e projetos dos três gargalos (Túnel do Morro dos Cavalos em Palhoça, Ponte de Cabeçudas em Laguna, Túnel do Morro Espigão em Tubarão) que tantos transtornos trazem aos usuários da rodovia, pois pode ter algum ‘’acordo em desacordo’’ com as empreiteiras. Dupliquem no trecho atual e quando houver recurso executem as obras de arte.


REGISTROS E OBSERVAÇÕES:

Ø      NO DIA 21 DE ABRIL CHEGAMOS A 35 MIL VISITAS EM NOSSOS BLOGS. AGRADECEMOS OS INTERNAUTAS VISITANTES.

Ø      EM ARARANGUÁ JÁ EXISTEM PESSOAS AFETADAS PELA POLUIÇÃO SONORA, COM HIPERTENSÃO EM IDOSOS E SURDEZ EM JOVENS, ALÉM DE BRIGAS/CONFLITOS TODA SEMANA DE ACORDO COM OS REGISTROS POLICIAIS.

Ø      A PREFEITURA DE OSASCO / SP DECIDIU APLICAR MULTA DE R$ 6.450,06 EM VEÍCULOS TUNADOS PARA ACABAR DE VEZ COM A POLUIÇÃO SONORA NA CIDADE.

Ø      ESPAÇOS EXTERNOS COMO O DO PLAZA NO CALÇADÃO EXISTE EM QUASE TODAS CIDADES BRASILEIRAS E EM PAÍSES EUROPEUS, MAS AQUI EM ARARANGUÁ TEM GENTE QUE É CONTRA.

Convite: O DOCUMENTÁRIO ‘’CICLOVIDA’’ SERÁ EXIBIDO AS 20:00 HORAS DO DIA 26 PRÓXIMO NO CAFÉ COM MISTURA, EM ARARANGUÁ, NUMA PROMOÇÃO DO CINE CLUBE.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

SABEDORIA ORIENTAL (Recebi do Paulo Timm)

> Conta-se que, no século passado, um turista americano foi à cidade do
> Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
> O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito
> simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama,
> uma mesa e um banco.
>
> - Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
> E o sábio, bem depressa, olhou ao seu redor e perguntou também:
> - E onde estão os seus...?
> - Os meus?! Surpreendeu-se o turista. Mas estou aqui só de passagem!
> - Eu também... - concluiu o sábio.
> "A vida na Terra é somente uma passagem...
> No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente,
> e esquecem-se de ser felizes."
>
> NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...
> SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...

 



NÃO É PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR TADEU SANTOS