29 maio, 2012

PRESIDENTE DILMA (EM LAGUNA) PRESENCIOU RESISTÊNCIA AO CARVÃO MINERAL NO SUL DE SANTA CATARINA - UNOPAR - ALA - CONSEG ARARANGUÁ - ATENÇÃO:


Todas imagens do MIV são de autoria do fotografo Gilmar Axé
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 29 de maio de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!

(Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


ATENÇÃO:
A REUNIÃO DO COMITÊ FACILITADOR DA RIO+20 E CÚPULA DOS POVOS,
QUE DEBATEU OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DA REGIÃO SUL DE SC, NA VERDADE SERÁ NO AUDITÓRIO DO IF-SC, EM ARARANGUÁ, ÀS 19:00 HRS, DO DIA 04 DE JUNHO DE 2012, COM A APRESENTAÇÃO DA RÍVEA E DO EDUARDO, REPRESENTANTES OFICIAIS DO COMITÊ QUE LEVARÁ O ''MANIFESTO'' DA POPULAÇÃO AMBIENTALMENTE AFETADA DO SUL DE SANTA CATARINA AO DEBATE ESTADUAL DO DIA 09 EM FPOLIS. 



DILMA EM PASSAGEM POR LAGUNA PRESENCIOU RESISTÊNCIA AO CARVÃO NO SUL DE SANTA CATARINA
QUE A PORTARIA 498 SEJA MANTIDA
PRESIDENTE DILMA DISCURSANDO
ANJOS GLOBAIS CONTRA A POLUIÇÃO

O ‘’MOVIMENTO IÇARENSE PELA VIDA’’que luta para defender a integridade dos seus recursos naturais que dão subsistência a atividade agrícola da comunidade rural de SANTA CRUZ, foi a Laguna com faixas, conforme fotos em anexo, para manifestar a presidente DILMA a insatisfação com a atividade carbonífera, do sul de Santa Catarina,que ameaça o equilíbrio da BIODIVERSIDADE REGIONAL, com a exploração e queima do carvão mineral – o combustível fóssil mais poluente do planeta.

SURPREENDEU ESTA PUBLICAÇÃO...
A organização do MIV está de parabéns pela inédita e pacifica manifestação, além de entregarem a assessoria da presidência documentos sobre a luta contra a mina 101 da empresa Rio Deserto e o ‘’MANIFESTO LIGANDO OS PONTOS EM ARARANGUÁ’’ do qual já havíamos protocolado no site da Presidência da República.

OBS. UM DOS AVANÇOS CONQUISTADOS PRECISA SER MANTIDO COM A PORTARIA 498/11 QUE NÃO PERMITE A PARTICIPAÇÃO DA USITESC NO LEILÃO DA ANEEL.

Imagens do MIV são de autoria do fotógrafo  Gilmar Axè Bonifácio


PALESTRA NA UNOPAR CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO

Parabéns a bióloga Cristiane Bernardo de Oliveira pela decisão de convidar técnicos de órgãos governamentais (SAMAE – Ernani e Mário, FAMA – Cris, Thiago e Luiz Leme, SEPLAN - Leonardo) e cidadãos engajados com a temática socioambiental de Araranguá e região para palestrar no Curso de Tecnologia e Gestão Ambiental da UNOPAR pólo Araranguá. No dia 23 destemês entre às 19:00 e 21:30 hrs fizemos uma apresentação das ações da ONG Sócios da Natureza definindo a primeira fase de contestação pacífica desde 1980 até 1995 e a segunda de 1996 até a data de hoje.

Enfatizei o primeiro embate que o novo grupo enfrentou em 1996 contra a proposta do megaempreendimento imobiliário da TREM/CECRISA no Morro dos Conventos, em área considerada de restinga e dunas eólicas, com construção sem destinação adequada do esgoto sanitário e no abastecimento de água, além de interferir no aspecto paisagístico deste que é considerado um santuário ecológico.

A motivação pela discussão de uma alternativa para a duplicação da rodovia BR-101 através de um movimento denominado de Desvio pela Vida composto por 49 entidades representativas coordenado pela ONG Sócios da Natureza desde 1998.

A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá homologado em 2002 teve início conturbado desde a Lei 9433/97 qdo a UNESC e a SDS promoveram um seminário em 1999 porém não deram continuidade, qdo então a ONG Sócios da Natureza buscou a parceria da AMESC, EPAGRI, FATMA E UNESC, vindo a CASAN mais tarde a aderir ao grupo.

Comentei sobre outras lutas destacando nossa participação no CONAMA, FNMA e no PNMA, a elaboração do Plano Diretor de Araranguá, o Conselho Consultivo dos Aparados da Serra entre tantos outros conselhos e fóruns, a participação em eventos de cunho socioambiental nacionais e internacionais, além da luta contra a poluição sonora e apoio à proteção e amparo aos animais de rua, concluindo com a nossa insistente participação na luta contra as térmicas a carvão que resultou na Portaria 498 de 2011 do MME.



ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE - ALA

A reunião ocorrida no dia 22 iniciou com a modesta presença do grupo de escritores com obras publicadas e de cidadãos, coordenada pela comissão eleitoral formada pelo Jair Anastácio, Daniel Vieira e Jonas Soares. Conforme constava em pauta a aprovação do Estatuto e a Eleição da primeira diretoria da ALA, assim se encaminhou para as ponderações dos presentes quando pedi a palavra para comentar que havia encontrado casualmente um escritor araranguaense que não havia participado de nenhuma reunião da criação da ALA, tanto por motivos de saúde quanto pela metodologia adotada que no seu entender deveria iniciar com uma Associação para depois instalar a Academia.

Tem certas coisas que são imediatamente convincentes tanto na mente quanto no coração, claro que ele está com a razão, pois a associação amadureceria para a criação de uma Academia muito mais lapidada, ou seja, com a possibilidade de constituir-se com o menor índice de erros ou imperfeições.

 DIRETORIA ELEITA DA ALA
Citei o exemplo, mas não condicionei ao avançado estágio da formação da ALA, mas apenas para colocar duas situações que poderiam ser revistas como a apresentação de uma mínima biografia dos 25 homenageados já que constava apenas uma lista de nomes, sem suas devidas dedicações e ações em prol da literatura araranguaense ou mesmo regional e, a ampliação para as ‘’Artes’’ ficando como ‘’Academia de Letras e Artes Araranguaense’’, do qual nem cheguei a mencionar tamanha foi a contestação com a proposta de diálogo/debate antes de selar o fato histórico em Araranguá.

Ao final concordaram deixar o compromisso da diretoria eleita rever a composição dos 25 homenageados com a respectiva justificativa da indicação de cada nome.

A nominata da primeira diretoria da ALA foi eleita por aclamação, inclusive com meu voto, conforme consta na captação de imagem que registrei desde o início, apesar de não concordar com a forma como foi conduzida e decidida pela maioria, do qual tenho que respeitar e acatar (Com elogio a coordenação formada pela equipe do Centro Cultural).



REUNIÃO CONSEG NO QUARTEL DA PM DE ARARANGUÁ

Participei como representante da ONGSN, da reunião ocorrida no dia 17/05/12, no quartel da PM de Araranguá, a convite do Diretor da Polícia Estadual Cidadã, Sr. Tenente Coronel PM Luiz Ricardo Duarte, juntamente com o Presidente do CONSEG de Araranguá, Sr. José Emidio, do Comandante do 19ª Batalhão de Polícia Militar, Sr. Tenente Coronel EdemirMeister e do Delegado Regional de Polícia Civil, Sr. Vanderlei Sala.

A primeira palestrante foi a Delegada Vanessa de Oliveira Corbari, Gerente de Ações Institucionais DISC/SSP concluindo, com a do Diretor da Polícia Estadual Cidadã. Em síntese abordaram os princípios dos CONSEGs citados abaixo e interessantes dados estatísticos.

Fiz na ocasião uma breve observação sobre a poluição sonora que é resultante da atual permissividade existente nas comunidades com o modismo de jovens circularem nas vias públicas com som em altíssimo volume, uma infração grave de acordo com o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, ou seja, uma desobediência civil que leva a praticarem outras irregularidades na nossa sociedade colocando em risco a segurança do cidadão.

‘’O Conselho Comunitário de Segurança CONSEG é grupo de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais. Cada CONSEG define suas prioridades, porém existem objetivos comuns:

PALESTRA - CONSEG
 Aproximar e integrar mais a policia e a população

 Planejar a ação comunitária e avaliar os resultados

 Encaminhar coletivamente denúncias

 Levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade

 Auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade

 Desenvolver campanhas educativas visando orientar a população’’

OBS. Sugerimos a realização de reuniões do CONSEG também no centro, como forma de facilitar e motivar a participação de cidadãs/os de outros bairros.



ARCO ÍRIS EM ILHAS NO DOMINGO PASSADO - TS2012

PRÓXIMOS ASSUNTOS POSSÍVEIS DE SEREM ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

1º FÓRUM DO MAR, NA ULBRA, EM TORRES/RS, DIA 30 A 01 DE JUNHO, DISCUTIRÁ AMBIENTES COSTEIROS... GERCO E PROJETO ORLA POR EXEMPLO!
Ø  OBS. Reunião paralela está sendo discutida para avaliar o processo do PRÓ-COMITÊ DO MAMPITUBA.

 ...SURGE POSSIBILIDADE DA APA DA BALEIA FRANCA SER AMPLIADA DO RINCÃO EM IÇARA, PASSANDO PELO MORRO DOS CONVENTOS E INDO ATÉ TORRES, JÁ QUE ELAS, AS BALEIAS, CONTINUAM A CURTIR A NOSSA ORLA MARÍTIMA...

GRANDE NINO DA BARRANCA - UMA PERSONAGEM VIVA DA NOSSA HISTÓRIA
 IDÉIA DO FESTIVAL OU MOSTRA DE CINEMA EM ARARANGUÁ AVANÇA COM POSSÍVEL APOIO DE TORRES... O MEU CONTERRÂNEO LUIZ ZAGA INÁCIO E O GAÚCHO PAULO TIMM ESTIVERAM NESTE SÁBADO PASSADO AQUI EM ARARANGUÁ ONDE CONVERSAMOS SOBRE O PROJETO. ’’VAMO QUI VAMO’’ QUE A GENTE CONSEGUE MAIS ESTA EMPREITADA!!!

EX-PREFEITO DAU E EX-DIRETOR DO DER ZAGA SE REENCONTRAM  DEPOIS DE ANOS
 INFORMES DAS PRINCIPAIS DECISÕES DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IF-SC EM FPOLIS, PELA JULIANA VAMERLATI SANTOS, ASSESSORA DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS - TÉCNICA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.

 APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES ELENCADAS PARA A RIO+20 E CÚPULA DOS POVOS EM DOIS MOMENTOS, UMA NO IF-SC/ARARANGUÁ E OUTRO NA UNESC/CRICIÚMA RESPECTIVAMENTE NO DIA 04 E 05 DE JUNHO PRÓXIMO.


NILSO DASSI, AUTOR DA OBRA ‘’NOVA BELLUNO, 1891-SIDERÓPOLIS, 1943’’, CONVIDOU-ME PARA ESCREVER O PREFÁCIO DO SEU NOVO LIVRO SOBRE O COLAPSO DO RIO MÃE LUZIA, UM DOS AFLUENTES DO RIO ARARANGUÁ.

ESCRITOR NILSO DASSI PRESENTEANDO-ME COM UMA DE SUAS OBRAS
 NESTE EMBALO DE OTIMISMO LITERÁRIO ESTOU PREVENDO QUE MINHAS COLETÂNEAS SOCIOAMBIENTAIS PODERÃO SER PUBLICADAS NO FINAL DESTE ANO. QUEM ACREDITA NAS MINHAS ESCRITAS FAÇA TORCIDA PARA QUE ESTE SONHO SE REALIZE!






AGRICULTOR NICO MATIOLA E ESPOSA
LÍDER DA RESISTÊNCIA DE SANTA CRUZ ACREDITANDO QUE SUAS TERRAS AINDA SERÃO SALVAS DA CONTAMINAÇÃO DOS RESÍDUOS PIRITOSOS DO CARVÃO.