05 junho, 2012

APÓS 32 ANOS DE ATIVIDADES (NESTA DATA DE HOJE) EM DEFESA DOS RECURSOS NATURAIS E DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO DE ARARANGUÁ E REGIÃO SUL DE SC, A COORDENAÇÃO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA INFORMA QUE PODERÁ ENCERRAR SUAS ATIVIDADES POR FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA MANTER DESPESAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO DA ENTIDADE

Praia do Morro dos Conventos - Foto Tadêu Santos 2012

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 05 de junho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!


(Publicado também todas as terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





‘’’’’APÓS 32 ANOS DE ATIVIDADES (NESTA DATA DE HOJE) EM DEFESA DOS RECURSOS NATURAIS E DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO DE ARARANGUÁ E REGIÃO SUL DE SC, A COORDENAÇÃO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA INFORMA QUE PODERÁ ENCERRAR SUAS ATIVIDADES POR FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA MANTER DESPESAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO DA ENTIDADE’’’’’



II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


JULIANA VAMERLATI NA ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM MUNDIAL 

O II Fórum foi organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, que ocorreu entre 28/05 a 01/06 no Centro Sul em Florianópolis. Foi registrado 16 mil participantes e contou com palestrantes renomados estrangeiros e nacionais, além da rica e diversificada programação(www.forumedutec.org).

Participamos da programação ocorrida no dia 31/05/12 assistindo o painel EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE com os palestrantes Enrique Leff (México) e Jon Maddog Hall (EUA) com moderação da Reitora Maria Clara Schneider. Já no período da tarde assistimos o painel EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL com as palestrantes Maria Luisa Eschenhagen (Colômbia), Graciela Mandolin (Argentina) e Alexandre de Ávila Lerípio (Brasil) com a mediação do Daniel José da Silva (UFSC/Brasil)

OBS. ENCONTRAMOS OS PROFESSORES DO IF-SC ARARANGUÁ, ASSIS CASTILHOS (COM SUA ESPOSA ARARANGUAENSE JANAINA) E O SOMBRIENSE MAURICIO DALPIAZ.




Marx e Juliana no Fórum Mundial do IF-SC em Fpolis

OBS. ACOMPANHADO DA EDUCADORA SUNG CHEN LIN E DO CINEASTA MARX VAMERLATTI, FOMOS RECEPCIONADOS PELA JULIANA VAMERLATI SANTOS RAMOS, ASSESSORA DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EXTERNAS DO IFSC, QUE ESTAVA NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.





1º FÓRUM REGIONAL DO MAR – AMBIENTES COSTEIROS, NA ULBRA, EM TORRES/RS

RIO MAMPITUBA - Dia 01.06.2012 - Foto tadêusantos

Inicialmente gostaria de parabenizar a iniciativa dos vizinhos gaúchos em realizar este oportuno e produtivo encontro para debater os ambientes marinhos da região sul. A programação foi muita rica em palestras de alto nível.


Nossa participação no evento foi intermediada com reuniões paralelas tanto sobre o processo de instalação do PRÓ-COMITÊ DO MAMPITUBA, quanto da ideia de ampliar o limite da APA da Baleia Franca até Araranguá estendendo até Torres.


A comissão provisória do Pró-Comitê do Mampituba se reuniu em uma sala reservada da ULBRA motivada pelo eng Paulo Germano, representante da CORSAN, com a presença do Sr. Nabor Guazzelli, representando a presidência pela Onda Verde/RS e o Sr. Tadêu Santos, a secretaria executiva pelos Sócios da Natureza/SC. Ficou decidido pelo grupo presente o envio de um ofício sugerindo aos representantes das respectivas secretarias de recursos hídricos dos dois estados a realização de reunião para tratar da continuidade do processo que se arrasta a mais de dez anos, mais que baseados na resolução da ANA de delegar poderes aos dois estados nos dá estímulo para continuar na luta.


A segunda reunião foi com o Sr. Rodrigo de Rose, torrense que atua em departamento de estudos da Baleia Franca com sede no Rio de Janeiro. Inicialmente a coordenadora do projeto Geoparque Sung Chen Lin explanou os objetivos do projeto e da importância da região estar adequadamente adaptada as políticas públicas. Lembrei também que a comunidade do extremo sul de SC ficou indignada com a limitação até o Rincão, pois uma placa de bronze havia sido instalada no alto do Morro dos Conventos pela equipe do Projeto Baleia Franca, na época coordenada pelo Truda Palazzo, que na verdade deveria ser o início da APA já que os cetáceos migram do sul para o norte.

Em uma reunião com o presidente do IBAMA em BSA promovida pelo deputado Jorge Boeira e pela senadora Ideli Salvatti para tratar das medidas compensatórias da Duplicação da BR-101 para as UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AMESC, tocamos no assunto da ampliação da APA, mas a legislação na época não permitia. Como agora é possível alterar UC então devemos nos mobilizar para ampliar até Torres.





ONDA VERDE EXPOEM TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



TRABALHO DA ONG ONDA VERDE DE TORRES


A Exposição da ONDA VERDE estava exemplar com trabalhos elaborados por alunos conforme as fotos em anexo.





LABIRINTO DAS GAIOLAS

Uma tenda instalada no pátio da ULBRA formada com uma espécie de tela de cordas cercava centenas de gaiolas formando um labirinto com objetivo de aos que adentrassem sentissem a sensação de prisão, da mesma forma que os pássaros devem sentir em uma gaiola que não permite que utilizem suas asas para voar...


LABIRINTO DAS GAIOLAS EM TORRES




PINGUIM NA BARRA DO RIO ARARANGUÁ

Pinguim é aprisionado em rede de pesca na foz do rio Araranguá, mas após uma complicada e delicada retirada da fiação da rede enroscada em todo seu corpo e se recuperar do estressado susto, consegue voltar a água surfando com vigor mar adentro, conforme foto em anexo. O fato chama atenção para ausência de um órgão especializado em tratar destas situações de apoio a animais de outros biomas e/ou assistência médica a acidentes com espécies locais, por exemplo...



E-MAIL SOBRE LIXO NA ANTIGA ESTRADA AO MORRO DOS CONVENTOS

----- Original Message -----

From:


 To:
Sent: Sunday, June 03, 2012 12:06 PM
Subject: Lixo eletrônico- Antiga estrada geral Morro dos Conventos
> Bom-dia,
> Estive passeando na estrada velha do morro dos conventos e presenciei o
> absurdo do lixo eletrônico jogado às margens da estrada. Segue as fotos
> em anexo.

> Grande abraço.
>
Caro ....,

somente uma política pública ''séria'' voltada a sensibilização dos maus educados
é que se resolverá estes tipos de agressões ao meio ambiente,
naturalmente que acompanhado da fiscalização de órgãos eficientes, equipados e atuantes
para investigar e multar a moçada que não assimilar os princípios da educação ou da legislação...
 

Também tenho fotograficamente registrado todo tipo de descaso ambiental, estes como você retratou e outros que são quase imperceptíveis, mas de grande dano aos ecossistemas.

Alertas como estes carregados de exercício de cidadania são semanais,
porém pouco podemos fazer como ONG, senão as ações citadas acima...

Mas continue repassando qualquer irregularidade que percebas ou tome conhecimento, pois somente assim poderemos avançar na busca do equilíbrio ecológico.


OBS. Vez ou outra estamos publicando denúncias sem citar a fonte para demonstrar que parte da população está percebendo o que é certo e errado em relação ao meio ambiente, pois enviam e-mails, telefonam e manifestam-se pelas redes virtuais diariamente!!!

  
ECOTURISMO

O ecoturismo de Araranguá e região precisa de máxima atenção das autoridades na elaboração de um pacto de integração pelo avanço das políticas públicas como Planos Diretores, de Bacias, de Resíduos Sólidos, Geoparque, Gerco, projeto Orla, ampliação Baleia Franca, implantação das Unidade de Conservação da Amesc e AVEC, entre tantos outros que estão em pauta...


OBS. Interessante registrar que araranguaenses e/ou sulcatarinenses não admiram e não curtem as nossas belezas naturais (talvez até porque as desconhecem), enquanto que vislumbram com a beleza de outras localidades e regiões...
  
PRÓXIMOS ASSUNTOS POSSÍVEIS DE SEREM ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

• EVENTOS LOCAIS E REGIONAIS SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE...


• APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES ELENCADAS PARA A RIO+20 E CÚPULA DOS POVOS NO IF-SC/ARARANGUÁ...


• A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA UNESC/CRICIÚMA...


• E O CÓDIGO FLORESTAL?


• O FACE E O MEIO AMBIENTE...




• PUBLICAÇÃO NO JORNALECO PROVOCA REFLEXÃO SOBRE OS ERROS HISTÓRICOS (INCLUSIVE AMBIENTAIS) EM ARARANGUÁ...

 


FÓRUM MUNDIAL DO IF-SC

SUNG LIN, RODRIGO DE ROSE E GUAZZELLI
FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO NO IF-SC 
1 FÓRUM REGIONAL DO MAR EM TORRES

NABOR GUAZZELLI - PRESIDENTE DO PRÓ-COMITÊ DO MAMPITUBA
 

MADDOG,  MARIA CLARA E LEFF
 


TOM E SUNG CHEN LIN NO FÓRUM MUNDIAL




 












PINGUIM NA FOZ / BARRA DO RIO ARARANGUÁ
PINGUIM NA BARRA DO RIO ARARANGUÁ




Pinguim é aprisionado em rede de pesca na foz do rio Araranguá, mas após uma complicada e delicada retirada da fiação da rede enroscada em todo seu corpo e se recuperar do estressado susto, consegue voltar a água surfando com vigor mar adentro, conforme foto em anexo. O fato chama atenção para ausência de um órgão especializado em tratar destas situações de apoio a animais de outros biomas e/ou assistência médica a acidentes com espécies locais, por exemplo...




(NÃO É PERMITIDO O USO DAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR)