02 junho, 2011

REFORMA NA OBRA DA DUPLICAÇÃO QUE AINDA NÃO FOI CONCLUÍDA - LIXEIRAS SALVAM VIDAS

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 31 de maio de 2011

(48/ 9985 0053)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



REFORMA NA OBRA DA DUPLICAÇÃO QUE AINDA NÃO FOI CONCLUÍDA

Reforma da obra de Duplicação da BR-101 no elevado do Maracajá, um gasto público resultante da incompetência repetidamente denunciada pela ONGSN. Deveria haver uma perícia independente sobre o trabalho das empreiteiras, que utilizam material inadequado na construção das pistas e as deixam irregulares e perigosas para o usuário. Praticamente em toda cabeceira de ponte ou elevado, o asfalto está cedendo.


PÂNICO NA MADRUGADA ARARANGUAENSE

Na madrugada de sexta pra sábado, entre as 02:00 hs e as 04:00 hs, parece haver ocorrido no perímetro urbano de Araranguá uma competição de motos. A causa não deve ser atribuída apenas ao sadismo dos pilotos em saber que estavam causando pânico na população que dormia, mas a algo mais que lembra entrega à domicílio. Pode o ruído ensurdecedor das possantes motos ser agradável aos ouvidos dos aficionados do esporte, mas não nas vias públicas tanto de dia quanto a noite. O Artigo 42 das Contravenções Penais dá a autoridade policial o poder de multar e apreender o veículo motorizado que perturbar o sossego da população, inclusive prender o motorista.


A DIFÍCIL ARTE DO RELACIONAMENTO


Cada vez mais aumentam os conflitos entre os povos deste planeta. Ninguém consegue se entender, não porque as formas de linguagem são diferentes, mas pelo domínio de território, de poder econômico e político. Uma pequena minoria quer mais e mais, enquanto uma grande maioria quer apenas viver e uma outra significativa parcela quer apenas e exclusivamente sobreviver. Como a população mundial continua aumentando acima dos controles de natalidade, a tendência é aumentar também os conflitos/problemas sociais, econômicos e ambientais, com a desordenada exploração dos recursos naturais, retirando a possibilidade do direito a segurança alimentar das futuras gerações.



LIXEIRAS SALVAM VIDAS


Jogar no chão aquilo que não mais interessa ao consumo humano, como papéis, plástico, chiclete, latas de alumínio e outros materiais é sinal de má educação. Se as pessoas soubessem os malefícios causados pelo ato, talvez grande parte destas pessoas passariam a jogar no lixo. Daí a importância de implantar lixo em todo o município. Se a Administração não dispõe de recursos suficientes, sugerimos buscar parceria com a iniciativa privada, não apenas para a confecção de lixeiras, mas para outras tarefas de interesse público, como:

1 - A iluminação da beira rio, entre a ponte da BR até a ponte pênsil da Barranca, como forma de valorizar o potencial paisagístico deste patrimônio natural.

2- A iluminação da praça triangular do Relógio do Sol, decorada com jardim colorido, já que é a principal área verde pública da entrada da cidade.


INSTITUTO DA CIDADANIA DE ARARANGUÁ

Articulações de bastidores estão motivadas a reativar o Instituto da Cidadania de Araranguá que tem o nome de Nilson Matos Pereira em homenagem a este ‘’pensador’’ que, prematuramente, nos deixou sem sua presença física, mas suas idéias e seu ímpeto sócio político permanecem em nossos corações e mentes. O InCid participou de vários movimentos sociais e ambientais, se destacando no plebiscito das armas e na campanha eleitoral de 2004, quando conseguiu com a decisiva parceria e determinação do Juiz Eleitoral transformar a eleição de Araranguá como sendo a mais tranquila do estado de Santa Catarina, sem nenhuma poluição sonora.


ÚTILIDADE PÚBLICA

CONFIRMADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA DO IBAMA PARA EIA-RIMA DO PROJETO DA FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ NO DIA 16 DE JUNHO, A PARTIR DAS 19:00 HRS NO GRÊMIO FRONTEIRA.

INFORMAMOS AINDA QUE NO DIA 03 HAVERÁ UMA APRESENTAÇÃO DO EIA-RIMA PELA ACQUAPLAN A PARTIR DAS 14:00 HRS NO AUDITÓRIO DO SAMAE PARA O COMITÊ DE BACIAS DO ARARANGUÁ E AS 17:00 HORAS PARA A IMPRENSA.


Ø A FACULDADE DO FUTURÃO VAI PARA O MUNICÍPIO DE MARACAJÁ.


Ø VAMOS CUIDAR E VALORIZAR OS 11 KM DE EXTENSÃO DE ORLA MARÍTIMA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ COM O OCEANO ATLÂNTICO. SE CONTINUAR A TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INDEPENDÊNCIA E/OU DESANEXAÇÃ, PODEREMOS PERDER AINDA MAIS A RICA COSTA ATLÂNTICA.


Ø SE ARARANGUÁ É O 2º MAIOR RIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA QUE DESEMBOCA DIRETO NO MAR DEPOIS DO NÃO TANTO MAIS VOLUMOSO RIO ITAJAÍ, MERECE ATENÇÃO DOS GOVERNANTES ESTADUAIS E FEDERAIS.


Ø NÃO PERCAM E NÃO DEIXEM DE OUVIR A FESTA DA BADERNA SONORA PROMOVIDA PELOS MAIS BRILHANTES IDIOTAS DE ARARANGUÁ QUE ADORAM CIRCULAR TODOS OS DIAS NAS VIAS PÚBLICAS IMPONDO SEU GOSTO MUSICAL A TODA POPULAÇÃO. QUANDO PASSAM SÃO APLAUDIDOS, POIS A POPULAÇÃO ADORA O ESTILO QUE TOCAM. UMA VERDADEIRA BELEZA!!!


Ø AS MAGNÍFICAS ‘’AULAS SOBRE ARARANGUÁ’’ ESTÃO EM FASE FINAL NO PLANO DIRETOR. ESTA CAPACITAÇÃO GRATUÍTA DIFICILMENTE SERÁ REPRISADA NUM BREVE ESPAÇO DE TEMPO. REGISTRANDO QUE A ADMINISTRAÇÃO PROMOVERÁ UMA GRANDE AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTES DE ENVIAR AO PODER LEGISLATIVO.


Ø NO JAPÃO APESAR DE TODA A DESGRAÇA CAUSADA PELO TERREMOTO, TSUNAMI E VAZAMENTO NUCLEAR, NÃO HOUVE SAQUE EM NENHUM ESTABELECIMENTO COMERCIAL...


Ø TEM A MÍDIA PENSANTE E ATUANTE, QUE INFORMA E FAZ O CIDADÃO REFLETIR E AVALIAR. ESTA MÍDIA HERÓICA É LIVRE E INDEPENDENTE DOS PODERES ECONÔMICOS E POLÍTICOS QUE COBRAM PARCIALIDADE EM FAVOR DO QUE FAZEM ERRADO PARECER CORRETO!!!


Ø I ENCONTRO DAS FUNDAÇÕES AMBIENTAIS MUNICIPAIS DO EXTREMO SUL CATARINENSE OCORREU no DIA 30/05/2011, NA SEDE DO CETRAR, EM ARARANGUÁ.