29 junho, 2011

Exposição: ‘’MEMÓRIA VISUAL E MUSICAL’’ - Registro de Um Tempo.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 28 de junho de 2011
(48/ 9985 0053)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com

Exposição: ‘’MEMÓRIA VISUAL E MUSICAL’’ - Registro de Um Tempo.
Museu Histórico de Araranguá - 22/06/2011


MANIFESTO DE ELOGIO A JUSTA HOMENAGEM PÚBLICA PRESTADA AO MERECIDO COLETIVO DAS ARTES

Parabéns a equipe do Museu Histórico de Araranguá pela performance da exposição ‘’Memória Visual e Musical’’ no resgate dos 20 fotógrafos que tiveram destacada atuação em Araranguá até a década de 1980, iniciando com o mestre Genaro Salvador. A foto que escolhi para expor foi de um detalhe da falésia do Morro dos Conventos, pena que impressão em P&B não expressou a beleza mostrada na original colorida, apesar de haver autorizado e concordado com a decisão da equipe. Dentre as fotos expostas a que me chamou atenção não estava na seleção dos fotógrafos, mas na homenagem ao Cine Roxy, retratando a simpática figura do saudoso Forno.

Na parte musical, o Museu Histórico foi carinhosamente saudosista com os artistas araranguaenses, muitos dos quais presentes e emocionadíssimos. Não tecerei mais comentários porque não é minha área, mas na temática do cinema, além de admirar e adorar a Sétima Arte, contribuí com o empréstimo do projetor 16 mm da Siemens e poderia ter cedido a Câmera Super-8 Chinon que registrou temas da região na década de 70 e 80, como o documentário sobre a histórica eleição de 1982 para governador que desencadeou o fim da Ditadura Militar, do qual consta no livro ‘’A história do Cinema de Santa Catarina’’ editado pela UFSC. OBS. Dentro deste contexto, consideramos desnecessária e inoportuna a exposição das várias câmeras Super-8 exibidas em uma urna especial, tendo em vista as mesmas não possuírem nenhum lastro histórico com Araranguá e região.

Pena que a equipe não expôs num mural o texto relatando a tentativa de alugar o Cine Roxy (quando anunciaram o fechamento em 1994) por um grupo de cinéfilos araranguaenses e onde destacamos o papel do gerente Nivaldir Enxume (e do Rola), como também a programação de Filmes Arte na gestão do prefeito Dau Ghizzo, confiada a mim a escolha de clássicos como Jean de Florette e Cinema Paradiso, por exemplo. A exibição do documentário sobre o fechamento do Cine Roxy foi muito elogiada pelos que assistiram no improvisado cinema – mais uma genial idéia da equipe. A precisa edição do Leon mostra imagens da última sessão de cinema e o desmanche do Cine Roxy, captadas pela câmera do cineasta Marx Vamerlatti e por mim, Tadeu Santos.

O prospecto/folder distribuído sobre a exposição ‘’Memória Visual e Musical’’ passa a ser um documento histórico, pena que dedicaram pouco espaço ao Cine Roxy, não mencionando a produção, edição e exibição do citado curta metragem, entre tantas outras histórias que o mesmo proporcionou à população araranguaense, inclusive funcionando como teatro para a exibição da antológica peça Caracaxá (também registrada pela câmera do Marx), do ‘’multi’’ casal Alexandre e Micheline, responsáveis por esta dinâmica cultural em Araranguá.

OBS. Não elogiarei a Administração Municipal por investir na Cultura, porque recebi multa de R$ 10.000,00 da Justiça Eleitoral por haver mencionado em minha coluna Cidadania Ambiental, que na atual administração, Araranguá ‘’deu um pulo’’ para o desenvolvimento sustentável, com a implantação da UFSC, IF-SC, Saneamento Básico, Plano Diretor e a conclusão da Duplicação da BR-101 (entre tantas outras produtivas ações de interesse e benefício do coletivo). Agradecemos a toda equipe pela lembrança do nosso trabalho (Foto Falésia, Projetor 16mm, Registro em vídeo e escrito sobre Cine Roxy) e nos colocamos à disposição para ceder e prestar informações quando abordarem a década de 90, do qual temos um acervo aproximado de 7.000 fotos e 2.000 mil fitas de vídeo sobre o cotidiano araranguaense.

OBS. Havia uma significativa presença de pessoas prestigiando o evento, mas deveria haver mais, muito mais, afinal não é todo dia que Araranguá mostra este despertar para a Cultura local. Vamos então atribuir a dois motivos: que não houve a devida divulgação junto a população, tanto que algumas pessoas comentaram que estavam presentes por haver recebido nossa convocação pela internet e porque a população ainda não assimilou ou não tem a tradição de curtir a magia e a beleza da Arte.


‘’ARARANGUÁ TÁ CRESCENDO’’, POIS A VISÃO QUE EU TINHA DO MEU APTO PARA O LADO NORTE (MORRO DO ESPIGÃO DA PEDRA, EM MARACAJÁ) E PARA O MORRO DA CRUZ ESTÁ TOTALMENTE OBSTRUÍDA COM ALTOS EDIFÍCIOS. TORCEREI PARA QUE NÃO TIREM A MINHA VISÃO OESTE QUE DÁ AOS ENCANTADORES APARADOS DA SERRA GERAL QUE LEMBRAM A MINHA TERRA NATAL, PORÉM AS NOVAS DIRETRIZES DO PLANO DIRETOR PERMITIRÃO A OBSTRUÇÃO, POIS EU MESMO DEFENDO A IDÉIA DE PERMITIR UM ‘’GABARITO SEM TETO’’ NO PERÍMETRO CENTRAL DE ARARANGUÁ (Tipo Los Angeles), DESDE QUE ATENDAM TODAS EXIGÊNCIAS E NECESSIDADES SOCIOAMBIENTAIS DA POPULAÇÃO ARARANGUAENSE.

temas a serem abordados nas próximas edições:

PROJETO DE ADOÇÃO PARA PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DA MATA CILIAR DA MARGEM DO RIO ARARANGUÁ CONTÍGUA À RUA RUI BARBOSA.

 A ELABORAÇÃO DO ‘’MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ SERÁ REFERÊNCIA’’.

 FINALMENTE PODEREMOS REINICIAR O MOVIMENTO PELA AMPLIAÇÃO DA ‘’APA DA BALEIA FRANCA’’ ATÉ ARARANGUÁ/SC OU TORRES/RS.

 ONG SÓCIOS DA NATUREZA GARANTE ASSENTO NO CONSELHO DELIBERATIVO (15 VAGAS) DO ‘’FNMA’’ PELO ‘’FBOMS’’.

 O BOM RELACIONAMENTO DA ONGSN COM AS DEMAIS ENTIDADES E ÓRGÃOS DE ARARANGUÁ E REGIÃO.

 OS BENEFÍCIOS AO MUNICÍPIO DA GRANDEZA DA ‘’IBL’’ E DA ‘’ALLIANCE ONE SOB O PONTO DE VISTA SOCIOAMBIENTAL’’.