09 junho, 2011

QUEREMOS UMA CIDADE SAUDÁVEL PRA SE VIVER -

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 07 de junho de 2011
(48/ 9985 0053)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E 31 ANOS DA ONGSN
Domingo que passou a ONG Sócios da Natureza completou 31 anos de existência na luta com a poluição dos recursos naturais, de qualquer outra forma de degradação ambiental, de desrespeito aos direitos humanos e dos animais e por uma melhor qualidade de vida para a população de Araranguá e região sul de Santa Catarina. Todas as ações da ONGSN podem ser acessadas nos blogs: sociosnatureza.blogspot.com e tadeusantos.blogspot.com

FAMA – FUNDAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
O superintendente da FAMA Paulo Simon, o agronômo Luis Leme e a historiadora Monia distribuiram mais de 500 mudas de árvores nativas na manhã de sábado no calçadão. Uma beleza, pois o índice de Mata Atlântica no território de Araranguá é muito baixo, com destaque apenas ao remanescente ameaçado existente no Fundo Grande, do qual espera-se que um dia seja transformado em uma Unidade de Conservação – UC como forma de proteger o riquissimo ecossistema constituído de uma variada flora e uma frágil avifauna. A transformação de APP em UC não depende apenas de Araranguá mas do municipio do Arroio do Silva que divide a reserva ecológica.

‘’O CÓDIGO FLORESTAL DO AGRONEGÓCIO’’
O ‘’Meio Ambiente’’ e a ‘’Agricultura Familiar’’ perderam para o ‘’Agronegócio’’ com a aprovação do Código Florestal pela Câmara dos Deputados. Não eram apenas os partidos socioambientalistas que estavam contrários a alteração do Código Florestal da forma como se procedeu, mas praticamente toda a comunidade científica brasileira como a SPBC e a ABC, além da EMBRAPA. Destaca-se também a reação dos ex-ministros do Meio Ambiente e da própria presidente Dilma. Estavam lá também a FRETAF e a Via Campesina que representam os pequenos agricultores, ou seja, a favor da proposta do deputado comunista Aldo Rebelo apenas a CNA que defende o agronegócio. Ainda acreditamos que o Senado irá lapidar algumas aberrações e a Dilma vetará a anistia aos desmatadores.

CANNES – O FESTIVAL AMERICANIZADO
Cannes – o festival de cinema europeu que tem como presidente um ator americano e premia filme americano. Nada contra o de Niro e nem contra o filme ‘’A árvore da vida’’, mas acho um despropósito e um descaso para com o cinema do resto do mundo que não seja o norte-americano. O cinema dos ianques pode até ser o ‘’melhor, o mais avançado’’, mas não ser dominante absoluto dos mercados e dos festivais. Esta predominância geopolítica não é benéfica à indústria da sétima arte mundial, pois retira a possibilidade de outras cabeças do submundo dos não-desenvolvidos realizarem produções locais, com valores culturais regionais, por exemplo.

FALTA PLANEJAMENTO E UM PACTO DE UNIÃO.
Sem um ambicioso planejamento no mais singelo sentido da palavra, a região do extremo sul terá dificuldades em proporcionar um desenvolvimento ordenado e sustentável à população e à natureza. Os desdobramentos que a duplicação da BR-101 trará a região a princípio são positivos, porém é preciso planejamento para recebê-los e formas adequadas de gestão.

QUEREMOS UMA CIDADE SAUDÁVEL PRA SE VIVER!!!
Este documento tem o objetivo específico de denunciar os motoristas de motos e veículos que cometem infração diariamente nas vias públicas de Araranguá, perturbando o trabalho e o sossego da população.
Na madrugada de sexta pra sábado entre as 02:00 hrs e as 04:00 hrs parece haver ocorrido no perímetro urbano de Araranguá uma competição de motos para classificar a mais barulhenta. A causa não deve ser atribuída apenas ao sadismo e irresponsabilidade dos pilotos em saber que estavam causando pânico na população que dormia, mas a algo mais que lembra a ‘’entrega domiciliar’’ dos motos boys com suas pequenas, mas barulhentas motocicletas.
Pode o ruído ensurdecedor das possantes motos parecer agradável aos ouvidos dos aficionados do esporte, mas que não o façam nas vias públicas, tanto de dia quanto à noite, pois estão cometendo desobediência civil ao infringirem uma série de leis. obs. praticamente o domingo inteiro os ‘’pilotos’’ exibicionistas fazem suas piruetas para que todos possam ver e ouvir, uma brutal agressão aos ouvidos de quem não quer ouvir nem ruído nem bate-estaca ou qualquer outra idiota modernidade.
O artigo 42 das contravenções penais dá a autoridade policial o poder de multar e apreender o veículo motorizado que perturbar o sossego da população, inclusive prender o motorista.
Possivelmente não existam nos arquivos da polícia tantos registros de reclamação destes barulhos e ruídos por não haver o fragrante, já que os mesmos acontecem de forma repentina e muito rápida, sem possibilidade alguma de verificar ou identificar a placa do veiculo ou moto por exemplo.
Comentamos o fato para exemplificar melhor, comparando caso uma moto com descarga alterada ficar parada em frente a um estabelecimento comercial ou em frente a uma residência, certamente que alguém irá reclamar, pois pode facilmente identificar o infrator. Do mesmo modo se um veículo com som automotivo ou propaganda sonora estacionar em local onde haja alguém trabalhando ou descansando não faltará reclamantes ligando para o número 190.
Rogamos ao Comando da Polícia Militar a realização de blitz como forma de alertar os desobedientes (tanto de motos quanto de veículos que ainda insistem circular com som alto, além dos carros de propaganda sonora que abusam, inclusive aos domingos) e para que os mesmos passem a tomar conhecimento que existe uma legislação que precisa ser cumprida.

OBS. Registramos, no entanto que existem motoristas conscientes que circulam com suas possantes motos em Araranguá sem provocar o famigerado ruído ensurdecedor, sem exibicionismo e sem a intromissão aos direitos constitucionais dos demais cidadãos.