05 julho, 2011

MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES DE ARARANGUÁ

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 05 de julho de 2011
(48/ 9985 0053)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com


MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES DE ARARANGUÁ
O MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ tem antes de tudo a função de registrar sistematicamente o atual estágio evolutivo do território do Município de Araranguá, sob um olhar socioambiental neste histórico início de década e milênio, mas principalmente de servir como um banco de dados/informações e referência à elaboração de trabalhos, programas e projetos, voltados à captação de recursos que visem à preservação ambiental dos recursos naturais e de compromissos com a melhora da qualidade de vida dos araranguaenses.
O momento é oportuno e propício em razão da dinâmica que passa Araranguá com a conclusão da duplicação da rodovia BR-101, a implantação da UFSC e IF-SC entre outros avanços na área educacional, da rede de coleta e tratamento de esgoto e das avançadas discussões das leituras comunitárias e audiências públicas do Plano Diretor, baseadas no inovador Estatuto das Cidades, complementando com a fixação da foz do Rio Araranguá, que fomentará de forma ordenada e sustentável a atividade da pesca e do turismo.
A FAMA com o ‘’MAPA’’ passa a ter uma gestão participativa baseada em algo que conhece, atendendo com responsabilidade seus princípios apontados na Lei nº 2608 / 2007 que a criou, tendo por objetivo promover e participar de ações, visando à preservação, recuperação e otimização do uso sustentável das águas e ecossistemas associados, bem como a educação ambiental, visando garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o bem estar social, e, também, a preservação do patrimônio arqueológico.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O GRUPO CINE AVENIDA EXIBIRÁ NA PRÓXIMA QUINTA, DIA 07, NO AUDITÓRIO DO CDL, O FILME ‘’LARANJA MECÂNICA’’ (A CLOCKWORK ORANGE / 1971) DO POLÊMICO E GÊNIO STANLEY KUBRICK. A OBRA PRIMA É ESTRELADA PELO ATOR MALCOLM MCDOWELL, QUE INTERPRETA O VIOLENTO ALEX, UM BADERNEIRO QUE MARCOU ÉPOCA COM SUA INTOLERÂNCIA A TUDO E A TODOS.
//////////////////////////////////////////////////////////////////

REUNIÃO IRIAAC /VACEA NO IF-SC DE ARARANGUÁ
A ONG Sócios da Natureza juntamente com o IF-SC, CGBHRA, PMA, 22ªSDR, UFSC e AMESC, entidades e órgãos do Acordo Inicial estiveram presentes na reunião ocorrida dia 27 nas dependências do IF-SC, sob a coordenação da Sung Lin, para apresentar com o Ernani Palma Ribeiro um breve relato sobre o encontro internacional que participaram em Mendoza, Argentina.
O objetivo Geral do Projeto Internacional IRIAAC/VACEA que terá sede em Araranguá, mas com atuação no território da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, tem como diretriz principal a empreitada de melhorar a compreensão da vulnerabilidade das comunidades rurais frente às mudanças na variabilidade climática, na freqüência e na intensidade dos eventos climáticos extremos e envolver instituições de governança no fortalecimento de suas capacidades adaptativas para reduzir as vulnerabilidades das citadas comunidades.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

QUANDO DENUNCIAMOS QUE EMPREITEIRAS ‘’DEITAM E ROLAM’’ COM AS OBRAS DE RODOVIAS FEDERAIS, AGORA SÃO TAMBÉM COM AS FERROVIAS CONFORME ESCÂNDALO NO DNIT E MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. O TCU, MP E A POLÍCIA FEDERAL DEVERIAM MANDAR PRA CADEIA PARA DAR EXEMPLO, TODOS OS QUE DESVIAM RECURSOS PÚBLICOS PARA BENEFICIAMENTO PRÓPRIO/PRIVADO, EM DETRIMENTO DE OBRAS DEFEITUOSAS QUE MATAM USUÁRIOS, COMO A DUPLICAÇÃO DA BR-101 SUL.

///////////////////////////////////////////////////////////////////

MACROZONAS DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁEm uma democrática e produtiva leitura comunitária e técnica, o Plano Diretor avança para a conclusão da minuta que o Poder Executivo enviará a Poder Legislativo para a respectiva aprovação. Seis (06) Macrozonas foram elencadas pelo Núcleo Gestor e Delegados representantes da Sociedade Civil Araranguaense, como forma de delimitar as grandes zonas, cada qual com características específicas, servindo de orientação para o estabelecimento do Zoneamento do Uso e Ocupação do Solo, atendendo as diretrizes da Lei nº 10.257/2001, do inovador Estatuto das Cidades.
I - MACROZONA URBANA
II - MACROZONA DE FAIXAS LINDEIRAS
III - MACROZONA DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
IV - MACROZONA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
V - MACROZONA RURAL
VI - MACROZONA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

OBS. CONSIDERAMOS A ELABORAÇÃO DO ATUAL PLANO DIRETOR COMO UM DOS MAIS IMPORTANTES PROJETOS DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ.

/////////////////////////////////////////////////////////////////

POLUIÇÃO SONORA = BADERNA = VIOLÊNCIA
Tem jovens que só conseguem sobreviver se existir barulho em sua volta. Adoram barulho de ruídos diversos, como por exemplo de qualquer descarga aberta (CRIME), de caixas de som instaladas em veículos (CRIME), de cavalos de pau (CRIME), de rachas (CRIME), de algazarras/baderna na madrugada (CRIME), de dirigir drogado e alcoolizado (CRIME) e de violência (CRIME ANUNCIADO EM DECORRÊNCIA DA PERMISSIVIDADE).


OBS. Em São Paulo o 190 e o psiu receberão reforço no combate a poluição sonora, pois a prefeitura vai formar 2 mil mediadores de conflitos para atuar em ocorrências de perturbação de sossego como brigas de vizinhos e queixas de barulho. Também serão abertas na capital 34 casas de mediação em locais onde funcionam inspetorias da Guarda Civil Metropolitana.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ARARANGUÁ PODERÁ TER USINA EÓLICA INSTALADA EM SEU TERRITÓRIO, COM CAPACIDADE DE ABASTECER A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO, COM UM CUSTO BEM INFERIOR AO COBRADO ATUALMENTE PELA CELESC (VIA QUEIMA DE CARVÃO PELA POLUENTE JORGE LACERDA), ALÉM DE GERAR UMA ENERGIA TOTALMENTE LIMPA.