31 março, 2010

CIDADANIA AMBIENTAL Março de 2010

Cidadania Ambiental
Final de Março de 2010



CGBHRA

Se numa prova da rede de ensino da bacia hidrográfica do rio Araranguá for formulada a pergunta sobre o que significa a abreviatura CGBHRA possivelmente haverá um reduzido número de respostas descrevendo ser COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ, e digo mais, até entre a população adulta poucos saberiam responder. Uma pena, pois estamos tratando da discussão sobre as formas mais adequadas de uso da ÁGUA!!! No dia 25 de Março houve eleição para a nova diretoria por consenso, com chapa única, numa demonstração de unidade em busca dos objetivos e diretrizes da Lei Nacional de Recursos Hídricos Nº 9.433/97, ficando na Presidência o agrônomo Antônio Sergio Soares da EPAGRI (Governo), na Vice o irrigante Sérgio Marini da ADISI (Usuário e meu Vice quando constituímos o CGBHRA em 2002) e como Secretária Executiva a professora Yasmine Moura da UNESC (Sociedade). Na formação do Conselho Consultivo, ficaram as seguintes entidades: ACIVA, ACIC, STRM, ONGSN, UAMA, AMREC, BPM e FATMA. Registro que o advogado Ernani Palma Ribeiro Filho fez um brilhante mandato com muitos avanços e esperamos continuidade da dinâmica implantada com apoio do ex-Secretário Antônio agora Presidente.



MARINA EM CRICIÚMA


A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a Presidência da República, Marina da Silva, virá ao Estado de Santa Catarina nos dias 07, 08 e 09 de Maio, iniciando por Criciúma onde fará uma palestra no período da manhã do dia 08, no auditório da UNESC, aberto ao público em geral. Após o debate na UNESC, a Senadora participará de um almoço na Comunidade Rural de Santa Cruz, em Içara, como forma de manifestar apoio à resistência da justa causa dos agricultores que tentam preservar suas terras e seus recursos hídricos da ameaça da mineração do carvão mineral. Na ocasião entregaremos um documento a Senadora Marina contestando a instalação da USITESC, em Treviso, já que a FATMA emitiu a LAI na contramão da história, quando o mundo inteiro está abandonando a queima de combustíveis fósseis em função do aquecimento global que tantas tragédias climáticas tem provocado, principalmente aqui na região.

OBS. Esclareço que não sou filiado a nenhum partido político, exercerei a minha cidadania política votando nos candidatos que mais acredito na capacidade de promover transformação e mudanças na área socioambiental. Simpatizo com candidaturas que comprovadamente tenham preocupação com o socioambientalismo tanto do PV, quanto do PP, PT, PCB e PSTU.



DESISTÊNCIA DO LEODEGAR

Com a desistência da candidatura a Deputado Federal, o Secretário Nacional de Saneamento, Leodegar Tiscoski, poderá ser o primeiro Ministro da Região Sul de SC, caso o Ministro Márcio Fortes de Almeida resolva se candidatar ao Senado pelo PP, pelo menos esta é a leitura que fiz após tomar conhecimento da carta que o Presidente do PP Francisco Dornelles enviou ao Secretário Leodegar pedindo para que continue no Ministério das Cidades. Se como Secretário obtivemos significativos avanços para o desenvolvimento da região, como por exemplo, o Saneamento Básico e a Fixação da Foz/Barra, o cargo de Ministro seria uma espécie de reconhecimento pelos serviços prestados a população catarinense.



ANIVERSÁRIO DO DÉCIO GÓES

Um velho e sábio ditado popular diz que temos que valorizar quem nos valoriza, daí então resolvi aceitar o terceiro convite de aniversário do participativo e atuante Deputado Décio Góes, em Criciúma. Uma festa popular com a presença de inúmeras lideranças comunitárias e políticas, destacando-se a presença da Senadora Ideli Salvatti e do candidato a Deputado Federal Ademir MILO da Silva.



FIXAÇÃO DA FOZ DO RIO ARARANGUÁ

Informações extra-oficiais dão conta que o MPF e o IBAMA estão atentos nos processos de licenciamento para a fixação da foz barra do rio Araranguá, do Porto Biguaçú e do Porto Mar Azul na baia da Babitonga. Continuamos defendendo a fixação da foz/barra desde que a Administração Municipal continue cumprindo com todas as exigências da legislação, incluindo as medidas compensatórias não só de cunho ambiental, mas social também. Insistimos que uma das principais medidas compensatórias é a destinação de recursos para o Morro dos Conventos, ocorre que medidas compensatórias só podem ser destinadas a Unidades de Conservação já constituídas, mas como o Município de Araranguá ainda não possui nenhuma, o recurso deverá ser enviado aos Parques Nacionais da mesma forma que ocorreu com a Duplicação. Daí a nossa insistência em transformar a APP do Morro dos Conventos em Unidade de Conservação UC, até como uma demonstração de que a administração investe em preservação ambiental. Acreditamos que o cumprimento da legislação e o apoio da sociedade civil será decisivo para a aprovação do licenciamento ambiental. Esta obra não pode ficar caracterizada apenas pelo empenho da Administração Municipal de Araranguá conduzida pelo Prefeito Mariano Mazzuco, com o apoio do Secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades Eng. Leodegar Tiscoski e da Senadora Ideli Salvatti, mas que historicamente seja reconhecida como uma conquista da sociedade civil do Sul de Santa Catarina, que desde 1988 busca dominar a rebeldia da foz no encontro com as poderosas marés do Oceano Atlântico.



AINDA A POLUIÇÃO SONORA EM ARARANGUÁ


Tanto os proprietários de carros de propaganda sonora, quantos os jovens que circulam com som automotivo nas avenidas e ruas de Araranguá estão ironizando a campanha da ONG Sócios da Natureza contra a poluição sonora. Esta irônica reação atinge mais a Prefeitura e a Polícia Militar que estão sendo atuantes e exigindo o cumprimento da lei.

OBS. Também admiro o ruído de uma moto, pois fui motoqueiro no início na década de 70, mas com o ronco original, não este alterado que provoca um barulho ensurdecedor. O sujeito que acelera numa via pública para emitir o barulho é exibicionista e sádico, pois sabe que está importunando o trabalho e o sossego de alguém, como também pode estar causando pânico numa criança ou numa pessoa enferma. Pode também ser sinal de algo ilegal, suspeito e criminoso!



OSCAR 2010

Não concordamos com o resultado do OSCAR ao premiar o filme Guerra ao Terror, uma apologia a guerra e heroísmo americano invadindo um outro país, por mais bandidos que sejam seus governantes, mas como diz um ditado popular cada povo tem o governo que merece. O filme AVATAR pode não ser uma obra digna de OSCAR para Melhor Filme, mas tem uma mensagem ecológica encantadora e uma revolução tecnológica fantástica. O Diretor James Cameron surpreendeu em seminário em Manaus quando pediu ao Presidente Lula que não construísse a usina de Belo Monte, pois a mesma poderá causar uma devastação ambiental igual a mostrada em seu filme que tentou expulsar o a civilização Navi. Por final, merecidamente o Jeff Bridges e a Sandra Bullock levaram a estatueta como melhores atores.