30 março, 2019

O GOLPE DE 64 EM PRAIA GRANDE E REPRESSÃO EM 71 EM FLORIANÓPOLIS











O GOLPE DE 64 EM PRAIA GRANDE E REPRESSÃO EM 71 EM FLORIANÓPOLIS
50 ANOS: Reflexos do golpe de 64 em Praia Grande/SC e em 1971 a repressão em Floripa...
(não defendo nenhuma forma de extremismo, seja de esquerda ou de direita, busco sempre o caminho do equilíbrio, da justiça social e da sensatez ideológica!)

Tive várias experiências ao longo do período da Ditadura Militar, do qual destaco duas, iniciando com a de 1964 quando eu tinha 13 anos de idade e morava em Praia Grande, onde meu pai Alberto Santos era sócio de uma farmácia com o lendário Abel Esteves de Aguiar.
Morávamos na beira do Rio Mampituba, na esquina que dava acesso a ponte que fazia a divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul (foto em anexo). Neste local, chamado de Casa Nova, funcionava o posto da fiscalização da Secretaria da Fazenda de SC, com um mastro que impedia o livre trânsito de veículos (foto em anexo da ponte e da margem gaúcha).
Não sei precisar exatamente quando o exército Gaúcho instalou um tanque e metralhadoras apontadas em direção ao estado Barriga Verde, mas lembro que era período de verão (Março) e nós fomos impedidos de tomar banho e se jogar da ponte pênsil. Uma espécie de abuso repressor à nossa ingênua e inocente liberdade de adolescentes!
Já em 1971 morando no internato da ETEFESC (IFSC), localizado na Rua Presidente Coutinho, passei por um momento de forte repressão, pois foi intensamente violento. Dois estudantes internos chegaram sangrando na madrugada porque haviam apanhado de ''cocoboys'' na antiga rodoviária na Av. Hercílio Luz. Houve reação e uns 30 resolveram ir até lá fazer vingança, porém ao chegar ao local fomos surpreendidos por muitos deles e sem nenhuma explicação a polícia já estava contra nós!!! Depois de muito apanhar tivemos que fugir e pensando estar seguros dentro do internato, começamos a provocar com 'palavras de ordem' porque várias viaturas (antigas Rural Willis) fecharam a nossa saída e, então, uma espécie de tropa de choque entrou batendo violentamente nos estudantes e levando vários presos para o DOPS...

OBS. Este conflito de 71 em Floripa ''sonhamos'' ainda reproduzir em um curta metragem, considerando que tenho uma filha historiadora e um filho cineasta!
OBS. Mais informações no www.tadeusantos.blogspot.com