19 março, 2019

“A INSUSTENTÁVEL POLITICAGEM’’





“A INSUSTENTÁVEL POLITICAGEM’’

 CAPÍTULO I
Considero a atual “classe política partidária brasileira” a maior culpada pela incapacidade política de gestão governamental, gestão que resulta em desdobramentos prejudiciais à população, principalmente às classes sociais baixas, gestão que maquiavelicamente aumenta a injusta desigualdade social, unicamente para atender aos interesses da ganância infecciosa do capital. Vejo esta partidarização uma forma de usar a política como um lucrativo negócio, ou seja, deixou de ser política de fato para ser politicagem de oportunistas e canalhas. São raríssimas as exceções de integridade!

Como a tendência desta politicagem é aumentar em todos os níveis de governança no país, como cidadão independente e apartidário, paulatinamente afastar-me-ei deste protagonismo de expor minhas ideias e manifestar-me a respeito desta disputa de poder da politicagem que não é nada saudável, nem proativa e nem democrática. Rixa pelo poder que cada vez mais pisoteia os direitos constitucionais do povo! Não darei legitimidade a esta corja e serei resistência a tudo que está ai. Tolerar alguns erros é um sinal de sensatez, todavia criticarei repetição de erros e abusos. Portanto, não fugirei dos meus compromissos de cidadão, continuarei atuando como sempre fiz, via os caminhos do ‘socioambientalismo’, longe da politicagem! A nossa sobrevivência de vida na Terra não depende apenas do amor, da ciência e do dinheiro, mas indiscutivelmente da preservação dos recursos naturais!!!

Não lembro mais quem comentou que o grande problema do Brasil não é apenas a criminosa corrupção, que existem outras formas mais bandidas que a corrupção! Concordo com a tese, pois mais grave ainda é a má gestão dos recursos públicos, ou seja, o atual sistema de governança é incapaz e flexível, portanto propício à bandidagem que oportunamente aplica de forma errônea as bilionárias verbas públicas. Políticos astuciosamente promovem falcatruas desviando-as pra finalidades políticas partidárias, causando rombos ‘bem superiores aos desviados pela corrupção’. É bom registrar que além desta irregularidade, outros bilhões vão pra obras inviáveis nunca construídas ou concluídas. Mas a corrupção leva a fama para desviar a atenção aos reais canais da ladroagem ‘oficial’, esta sim que causa o desequilíbrio em todos aspectos. A partidarização deixou o Brasil doente e dominam-no como um balcão de negócios, mercantilizando tudo, até a alma!!!


O cenário atual é preocupante, 57 milhões de eleitores elegeram um político totalmente despreparado para o cargo da Presidência da República, político que prometia transparência e o fim da corrupção. Este salvador da pátria tido como ‘mito’ é tão ou mais comprometido quanto os anteriores, basta avaliar as atitudes e condutas de campanha, o comportamento preconceituoso, as ridículas ‘arminhas’, a simpatia pelo neofascismo, entre outras neuras reacionárias reconhecidas e criticadas pelo mundo a fora.

Pra piorar o quadro, o presidente e seus garotos (caluniadores, difamadores e subversivos contra a democracia) têm comprovadas relações com a criminosa milícia carioca desde muitos anos, pois era assim que se elegiam. Faziam as negociatas com a milícia, tanto que vez ou outra homenageavam os bandidos, como também empregavam seus familiares pela proximidade afetiva e geográfica...O ‘probrema’ é que nunca imaginaram que chegariam a presidência da República, tão fácil e tão rápido e tão expostos a mídia investigativa. Ora bolas, só não vê quem não quer enxergar o quanto estão envolvidos com corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa!

Tem gente até bem esclarecida que pra defender seu ‘mito’ passou a odiar, mentir, apoiar a caça, as armas, aceitar a corrupção, o toma lá dá cá, as milícias, a descriminalização com as minorias e muitos até agindo com neofascistas. Não se vê, não se escuta, não se lê bolsominions defenderem as diretrizes contidas no plano de governo (sic) do capitão, as vantagens para a população, as perspectivas de um futuro melhor ao povo, em face de medidas adotadas na saúde, na educação, na economia e ASSIM VAI... Antes até que era tolerável aceitar a paixão pelo mito, mas agora não é mais admissível com toda a podridão exposta!!! Perdoem-me os amigos, mas esta mencionada conduta de ‘ultradireita’ é tão desprezível quanto à conduta de ‘extrema esquerda’. Defendam com argumentos seu presidente, seus ministros, seus parceiros militares de forma sensata, esclarecedora e democrática de modo a desarmar e calar a oposição!


 CAPÍTULO II
Os bolsominions deveriam contrapor as críticas da oposição com argumentos, pois não vão avançar mirando seus rancores e ódios apenas a um ex-presidente preso e a um partido em declínio eleitoral pela perda de seu único líder. O PT cometeu erros gravíssimos em maximizar seu líder único, não abrindo caminho pra novas lideranças entre outros fisiologismos, além da mania de apoiar ditadores latinos como ‘Maduro Chávez’ e o Ortega, por exemplo, além do ‘mensalão’, ‘petrolão’ e apoio ao carvão mineral no sul. Por outro lado, promoveram significativos avanços democráticos, que os antipetistas discordam, no entanto tem pleno conhecimento da expansão do ‘ensino gratuito’ de nível médio e superior, como os Institutos e as Universidades Federais, sendo Araranguá um exemplo A liberdade de expressão e apoio as Artes. Contudo, o que mais causou sensibilização foi dignamente colocar o ‘prato de comida’ na mesa dos miseráveis deste país, ação social reconhecida no mundo inteiro!!!

A surpreendente decisão do juiz Sergio Moro em abandonar a magistratura que coordenava a Lava Jato e ir correndo para os braços do presidente eleito foi muito precipitada. Deveria avaliar e esperar o tempo necessário para apoiar o presidente eleito com 1/3 dos eleitores, uns eleitores enfeitiçados pela ‘arminha’ e outros fervorosamente contrários ao PT, mas tendo 2/3 o considerando um político neofascista com as rompantes neuras (do qual adquiriu fama). O ato do paladino da justiça foi político e desagradou muita gente que o admirava. Eu fui um deles. Com o gesto do Moro passei a visualizar a conspiração judicial de perseguição ao Lula, condenando-o e prendendo-o com muita pressa e rigidez para evitar sua candidatura à Presidência da República. A tendenciosa manobra está bem configurada ou precisa desenhar!

Não estou com esta manifestação o inocentando, mas denunciar a parcialidade do processo judicial como forma de barrar a volta da esquerda ao poder. Ao cair a máscara do Sérgio Moro se constatou a razão pela qual a esquerda liderada pelos petistas solicitaram a anulação da condenação e a liberdade do Lula. Volto a enfatizar que não estou o inocentando, pois tenho o entendimento da sua culpabilidade, seja pelas acusações, seja pela omissão ao que estava ocorrendo em seu governo. Mediante o quadro, voto por um ‘novo processo’, ao cidadão Lula, que seja imparcial e independente, como forma de se fazer justiça ao ex-presidente, que se diga, cometeu erros, mas não da forma como o processo foi maquiavelicamente conduzido pela Lava Jato, pelas circunstâncias parece ter sido criada pra destruí-lo.


Doa a quem doer, mas é preciso renúncia, é preciso mudança, é preciso humildade e seriedade em tratar o destino do país, ninguém é santo ou mágico pra salvar um país em crise profunda que infelizmente afeta os três poderes. Em ambos os casos, direita e esquerda, existem partidários radicais, mal educados que utilizam uma linguagem pejorativa com ofensas pessoais. Ambos são birrentos em não reconhecer seus erros, suas falhas e fraquezas! Apregoam que nunca erram e que quem comete erros são os outros, sempre os outros!

É esta degradação política que entendo como politicagem, pura mesquinhez, coisa de baixo nível, de uma alienação revoltante. E isto não vai acabar tão cedo se não houver uma revolução neste país, revolução que toque profundamente nos corações e mentes dos brasileiros. A grande arma para a dita revolução é a ‘educação’, não apenas pra jovens, mas para todos os adultos, de forma impactante como se fosse uma inadiável ‘supervacina’. Esta ‘educação’ deve ser implantada não apenas como política pública de governo, mas também de Estado, passando a ser constitucionalmente permanente e prioritária em todos os governos!!!
  
Tadêu Santos
Araranguá - SC