09 agosto, 2015

NOVA RESOLUÇÃO CONAMA SOBRE AEROPORTOS REGIONAIS e COMISSÃO DEBATE DESPOLUIÇÃO DO RIO MÃE LUZIA


Cidadania Ambiental










Araranguá – SC, 06 de agosto de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

RESOLUÇÃO SOBRE AEROPORTOS REGIONAIS
            Um mês de julho intenso em jornadas de trabalho e viagens à Brasília, destacando a proposta de resolução na reunião em conjunto das Câmaras Técnicas de Controle Ambiental (CTCA) e Assuntos Jurídicos (CTAJ) do CONAMA abordando regras e normas para o licenciamento ambiental de Aeroportos Regionais (não inclui os de capitais), praticamente quase todos os 600 existentes no país construídos de forma irregular.
            A proposta inicial da Secretaria de Aviação Civil precisava de reparos, pois estava incompleta e confusa talvez pela pressa na sua elaboração para tornar possível a concessão / privatização no pacote que o governo está anunciando incluindo ferrovias, portos e rodovias, tanto que burlaram o regimento para o CIPAM qualificar a proposta para ir a CTCA. Documentos contestando foram anexados ao processo, mas de nada adiantou.

            Nunca fomos contra a regularização dos aeroportos, muito pelo contrário, pois entendemos serem de extrema importância como qualquer outro meio de transporte coletivo, no entanto, os interesses governamentais sempre se sobressaem aos princípios preservacionistas. Várias contribuições foram inseridas na redação final e conseguimos impedir que algumas garantias fossem eliminadas como a do Art. 20. que determina que o operador do aeroporto regional deverá comunicar, imediatamente, ao órgão ambiental competente a ocorrência de eventos que coloquem em risco o meio ambiente.
            A proposta de resolução irá para aprovação na plenária do CONAMA no dia 12 próximo.
            O Plano Plurianual PPA 2016/2019 no Interconselhos coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República onde nossas propostas avançaram em relação as energias renováveis e a logística reversa/desoneração fiscal para empresas e cooperativas que reciclam; Salientando ainda a participação do lançamento da plataforma DIALOGA BRASIL pela presidente Dilma Rousseff no auditório do Teatro Plínio Marcos na Funarte.
            E através do Conselho Deliberativo do FNMA/MMA, do qual participei como conselheiro do CONAMA na avaliação da proposta de Edital para ''Recuperação de Áreas de Preservação Permanente para a Produção de Água''', com alta criticidade hídrica nas cinco regiões do país e também na aprovação de recursos financeiros para o CAR, o Cadastro Ambiental Rural, uma espécie de diagnóstico das áreas rurais mais completo realizado neste país, do qual tentei elaborar um sobre Araranguá enquanto estive na FAMA, mas não obtive apoio!!!
OBS. Entre trabalho e viagens, reunião comemorativa dos 35 anos / eleição da ONG Sócios da Natureza do qual minha candidatura foi aceita e o meu aniversário 6.4, Audiência Pública sobre mina de carvão... entre tantas outras atividades que glorificam a sensibilidade atual!!!


COMISSÃO DEBATE DESPOLUIÇÃO DO RIO MÃE LUZIA

http://www.portalveneza.com.br/comissao-rio-mae-luzia-reune-com-deputados-federais-para-discutir-solucoes/)


            Estive no lançamento da ideia no final de 2014 ocorrida no Palácio das Águas, em Nova Veneza, talvez em razão da nossa árdua luta contra a poluição do rio Araranguá e do tom que expressei no prefácio do livro '''Era uma vez o rio Mãe Luzia...''' de autoria do Carlos Renato Carola e Nilso Dassi.
            Acredito, com certo receio, na despoluição ou restauração do rio Mãe Luzia, desde que inicialmente seja elaborado um idôneo e sério projeto em forma de plano de bacias, para obter um volumoso recurso financeiro para execução e monitoramento. 
            Participei como conselheiro do CONAMA na semana passada (dia 29 e 30 de julho) de reunião do Conselho Deliberativo do FNMA/MMA, para avaliar a proposta de Edital para ''Recuperação de Áreas de Preservação Permanente para a Produção de Água''' com alta criticidade hídrica nas cinco regiões do país, portanto tenho noções baseadas em estudos e experiências.
            Considero a Bacia do Mãe Luzia como uma das poluídas do Brasil, não será tão fácil considerando que o impacto ambiental continua com as minas de carvão em atividade...


ASSUNTOS PARA SEREM ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
- PPA 2016 / 2019 É DEBATIDO NO INTERCONSELHOS DA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO QUAL A ONG SÓCIOS DA NATUREZA É ORGULHOSAMENTE INTEGRANTE.
- FNMA LANÇARÁ EDITAL SOBRE ''RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA A PRODUÇÃO DE ÁGUA''', COM ALTA CRITICIDADE HÍDRICA NAS CINCO REGIÕES DO PAÍS.
- ONG SÓCIOS DA NATUREZA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA PLATAFORMA DIALOGA BRASIL PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.
- APOIO AO CAR - O CADASTRO AMBIENTAL RURAL, UMA ESPÉCIE DE DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS RURAIS MAIS COMPLETO REALIZADO NESTE PAÍS.

- MEU NOME OBTEVE APOIO PARA OCUPAR A COORDENAÇÃO GERAL DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA.