25 agosto, 2015

NO PARAÍSO E NO INFERNO!!! e CONTINUA A INVASÃO DE VEÍCULOS NA PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS!

Cidadania Ambiental



Araranguá – SC, 26 de agosto de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


''NO PARAÍSO E NO INFERNO!!!''
Se existe uma espécie de 'cracolândia' em Araranguá o local mais provável é o pátio do Farol e a plataforma de voo livre no Morro dos Conventos, pois reúne características semelhantes, como por exemplo, o uso de drogas (publicamente) e muito álcool, proporcionando diversão, muita diversão aos jovens usuários. No entanto, paralelamente resultam desdobramentos que prejudicam a sociedade, como o som em volume incômodo aos ouvidos de quem reside ou se hospeda nas proximidades, situação que ocorre durante o dia, mas com mais intensidade nas madrugadas dos finais de semana.           
           
Neste domingo, dia 23/08/15, fotografei às 06:50h vários carros estacionados na plataforma emitindo som alto, digo, ruídos que perturbaram o meu sono a partir das 04:00h quando acordei com a farra sonora. Não me aproximei do espaço da plataforma porque não é seguro nestas situações, mesmo sendo um local público e de extrema beleza cênica, situação que inibe tirar fotografias do nascer do sol, por exemplo. Inibe porque estão todos muito alterados e podem avançar considerando que perdem a razão e a sensatez. Alerto isso porque depois saem dirigindo nas vias públicas colocando em risco a integridade dos outros. 

           
Se o local é habitual ponto de arruaça e perturbação do sossego alheio, inclusive com depredação do patrimônio natural, as autoridades precisam tomar urgentes providências para coibir o estrago que os meliantes causam. Providências como a colocação de placas e iluminação do local, além de solicitação de ronda mais intensiva da Policia Militar, Civil e Ambiental (e quiçá da Federal, não!). O caso é grave, muito grave, considerando que ainda estamos no inverno, imaginem então no verão? Será um verdadeiro caos para quem vive ou veraneia no Morro dos Conventos, que de paraíso passará a ser um inferno!!!

O Morro dos Conventos não merece tanto descaso e abandono, afinal é o único balneário do Município de Araranguá. A Prefeitura é a principal responsável pela preservação do patrimônio natural deste ecossistema único no sul do país. É inconcebível que ainda se permita vandalismos programados, desconfortos e malefícios à segurança e qualidade de vida dos cidadãos araranguaenses e visitantes turistas, que percebem e sofrem calados, pois nada podem fazer, com receio e medo de represálias.

Está em discussão o Projeto Orla e a transformação das APPs em UCs como forma de disciplinar o uso e ocupação adequada do território do balneário, incluindo Ilhas e Morro Agudo, além da Orla Marítima na qual já existe uma decisão judicial determinando a Administração Municipal a responsabilidade de não permitir o tráfego de veículos automotores na beira da praia, mas que infelizmente ainda não cumpriu porque não concorda com a decisão, tanto que recorreu judicialmente!

Os segmentos organizados da sociedade civil precisam debater o que é bom para o Morro dos Conventos, desde os atrativos para uma dinâmica econômica e social para o balneário (turismo, pesca, artesanato, esportes e outros ligados a cultura local), como também os conflitos socioambientais existentes, objetivando encontrar as mais adequadas soluções em parceria com o poder público, com o Executivo e o Judiciário, pois a responsabilidade é de todos!
Tadêu Santos
Ambientalista integrante da ONG Sócios da Natureza,
Presidente do COAMA e Conselheiro do CONAMA.



 CONTINUA A INVASÃO DE VEÍCULOS NA PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS!
            A Procuradoria Regional da República da 4ª Região recorreu ao 4TRF/POA/RS para que seja mantida a liminar concedida na Ação Cautelar Inominada 5030900-38.2014.404.0000, que ordena o Município de Araranguá a fiscalizar e impedir o acesso de veículos automotores à praia sob pena de multa diária de R$ 500,00. 
OBS. As licenças ou autorizações emitidas pela FAMA são ''contestáveis'', pois priorizam apenas pescadores, na grande maioria praticantes de pesca esportiva, que ao portarem a licença / autorização da FAMA adentram outros veículos de amigos deixando um rastro de lixo na beira da praia e nas dunas, ou seja, continua mesmo com a Sentença Judicial o uso indevido e inadequado do local, além de causar insegurança aos caminhantes e veranistas.
OBS. MAIS COMENTÁRIOS NA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK.


GEMMA BOVERY - A VIDA IMITA A ARTE
País: França / Ano de produção: 2014
Direção: Anne Fontaine Roteiro: Anne Fontaine Pascal Bonitzer
Elenco: Fabrice Luchini, Gemma Arterton, Jason Flemyng

 

            A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma vila rural na França, onde ficam vizinhos de Martin Joubert e sua esposa, que saíram de Paris para cuidar da padaria da família. Martin fica totalmente encantado com a jovial beleza de Gemma, porém um outro personagem surge na história... A direção é extremamente delicada pelas mãos da Anne Fontaine, que junto com a direção de fotografia passeia pelo sensual corpo da Gemma, com um clima erótico durante toda a projeção. Recomendo!   

            As coincidências são propositais nesta produção francesa como o nome da personagem com o da bela atriz Gemma Arterton e outras relacionadas à obra literária Madame Bovary, do escritor Gustave Flaubert.

ASSUNTOS PARA SEREM ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  REUNIÃO DO COAMA ÀS 19:00 HORAS DO PRÓXIMO DIA 27/08/15 NO AUDITÓRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ARARANGUÁ. PARTICIPE!

Ø  LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA.