14 julho, 2015

COAMA: PRIMEIRA REUNIÃO NO ESPAÇO DA CÂMARA!BREVE RELATO COMENTADO SOBRE A 1ª REUNIÃO DO 'COAMA' NO ESPAÇO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ARARANGUÁ (CVMA).

COAMA: PRIMEIRA REUNIÃO NO ESPAÇO DA CÂMARA!

BREVE RELATO COMENTADO SOBRE A 1ª REUNIÃO DO 'COAMA' NO ESPAÇO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ARARANGUÁ (CVMA).

            Como presidente do CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ (COAMA) junto com o secretário executivo Paulo Baran abrimos os trabalhos com a leitura da Ata anterior.
            Conforme pauta estabelecida iniciamos a reunião com o polêmico conflito gerado pela drástica poda de árvores na Av. Engenheiro Mesquita, comentando que poderia ser evitado se o órgão público comunicasse com a devida antecedência a decisão de promover o corte ou a substituição, possibilitando a população o direito de contestar ou assimilar a perda de uma árvore que pode haver crescido junto com muitos admiradores!
            O corte foi realizado pela prefeitura com a autorização da FAMA, que foi defendida pelo seu representante engenheiro Luiz Leme, que fez uma ampla justificativa técnica da mesma forma que argumentou atenderem um abaixo assinado dos moradores para acabar com os transtornos que os Jambolões causam com a queda das folhas e das frutas na via pública...
            Ficou decidido que a Câmara Técnica irá estudar junto com a equipe técnica da FAMA qual a melhor forma de evitar estes conflitos, seja recorrendo as orientações contidas no Código Ambiental ou através da criação de uma resolução que normatize a poda e o corte em vias públicas como também em áreas privadas.   

   
            As pautas relacionadas ao Projeto Orla e ao Plano Diretor foram adiadas como forma de viabilizar a participação da Secretaria de Planejamento que é responsável pela coordenação dos trabalhos, que precisam ser debatidos no COAMA pelo intenso viés ambiental que abordam em seus princípios e diretrizes. 
            O segundo tema abordado foi a audiência pública sobre a ameaça de retirada de carvão mineral do subsolo araranguaense através de mina de carvão instalada no município vizinho de Maracajá. Um tema complexo, considerando que a lei que o município criou para se proteger da poluição que já comprometeu o rio Araranguá foi derrubada por ADIN promovida pelo SIECESC que defende o setor carbonífero da região sul de SC.
            Ficou decidido que o COAMA deverá recorrer ao Poder Executivo e a Procuradoria Jurídica da Prefeitura objetivando buscar apoio e parceria em respeito à soberania do nosso território, de modo que dificulte o acesso subterrâneo que pode vir a comprometer os aqüíferos, lençóis freáticos, nascentes e qualquer manancial da superfície do município de Araranguá. No nosso entendimento o domínio do subsolo de exclusividade e competência da União é no sentido de segurança nacional, não para beneficiar atividades de interesses privados comprovadamente degradantes como as minas de carvão!
             Um ofício do COAMA solicitou a leitura do MANIFESTO PÚBLICO CONTRA A ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO E QUEIMA DE CARVÃO MINERAL - Uma Injustiça Social, Ambiental e Climática! De autoria da ONGSN, que foi cordialmente lido pelo coordenador da Audiência Pública e anexado ao processo de licenciamento.
            Por último tratamos de outra polêmica relacionada a invasão de veículos à praia do Morro dos Conventos que desde que a FAMA passou a emitir autorização a pescadores junto estão entrando outros oportunistas como também as festas ''have'' voltaram a ocorrer nos finais de semana.
            Informamos que a ONG Sócios da Natureza entregou um documento ao Procurador da República Fábio de Oliveira, que prometeu repassar ao Desembargador Federal do 4TRF de POA/RS para que determine providências cabíveis ao caso que é da responsabilidade da Administração Municipal de Araranguá. Ficou decidido que o COAMA deverá buscar uma solução mediante a posição da Prefeitura de Araranguá e da FAMA. 

OBS. Agradecemos aqui ao vereador Rony da Silva, Presidente do Poder Legislativo que cordialmente viabilizou o espaço para as reuniões do COAMA.    Att Tadêu Santos