25 junho, 2015

FAM, O FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA CATARINA, DO BRASIL E DO MERCOSUL NAS TELAS DE FLORIPA!!! MARX VAMERLATTI, UM ARARANGUAENSE FAZENDO CINEMA!!!

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 25 de junho de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!






‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



FAM, O FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA CATARINA, DO BRASIL E DO MERCOSUL NAS TELAS DE FLORIPA!!!


As imagens foram registradas após a sessão do excelente curta ''O SEGREDO DA FAMÍLIA URSO'', da Cíntia Domit Bittar e do longa metragem ''DAS PROFUNDEZAS'' do saudoso Penna Filho, ambos dignos de elogios como crias do Cinema Barriga Verde, não apenas pela direção de fotografia do meu filho Marx Vamerlatti, mas pelo ótimo resultado do trabalho das duas equipes! 


Coincidentemente os dois têm como pano de fundo a ditadura militar, onde o primeiro, além de denunciar a participação de famílias que contribuíam com o regime aprisionando pessoas, na minha leitura faz uma alusão à tortura escondida nos subterrâneos dos órgãos de repressão vistos sob a concepção de uma menina curiosa... 

Enquanto que o roteiro do segundo aborda as dificuldades e conflitos de uma família de mineiros no sul de Santa Catarina durante o período da ditadura militar, enfatizando a luta dos trabalhadores nas minas de carvão, afetados pelas péssimas condições de trabalho, baixos salários e expostos a doença do pulmão negro, a pneumoconiose, tratada pelo Penna em 1995, com o curta metragem ''NATUREZAS MORTAS'', do qual o Marx então com 17 anos se propôs a fazer o Making Of e agora no longa ''DAS PROFUNDEZAS'' fez Direção de Fotografia, diga-se, uma fotografia apurada retratando o cenário degradado da mineração e dos personagens oprimidos pela ganância e arrogância do capital, que bravamente lutaram através do Sindicato dos Mineiros e deram um belo exemplo de resistência contra as injustiças sociais a que são submetidos... Um filme que deve ser visto e intensamente debatido, tanto no aspecto político/ideológico quanto socioambiental!!! 

OBS. I. A Fabiana Heilmann Penna, filha do Penna Filho fez uma bela homenagem ao seu pai e uma apresentação antes da exibição do filme chamando toda a equipe presente a subir no palco do auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, quando para surpresa de todos nós provocou o Marx Vamerlatti a comentar sua cordial relação profissional com o Penna Filho.

OBS. II. Ao final da sessão o Marx me fez um comentário revelador que o personagem ''Tadeu'', um dos principais do enredo, foi em minha homenagem, do qual me sinto imensamente lisonjeado e gratificado pela justa causa que defendo em relação à preservação ecológica da região sul de SC! 

OBS. III. A ponta ou figuração do Sander Hahn de Criciúma foi também de certa forma uma justa homenagem pelo empenho e contribuição que o mesmo fez as duas produções do Penna.




Na próxima edição sobre o FAM farei outras colocações e contribuições para que este evento idealizado e heroicamente realizado pelo Antonio Celso dos Santos e seus competentes assessores continue sempre fazendo parte da História do Cinema, valorizando não apenas as produções catarinenses, mas brasileiras e latinoamericanas...



MARX VAMERLATTI, UM ARARANGUAENSE FAZENDO CINEMA!!!


Desde a minha infância tive contato com a produção de filmes. Lembro-me que acompanhava o meu pai Tadêu Santos nas filmagens documentais das eleições do ano de 1982 em Florianópolis. Era utilizada uma câmera Super-8 da marca Chinon comprada na Argentina. A nossa família mudou-se para a cidade de Araranguá e no dia 17 de maio de 1986 foi inaugurada a Vídeo Clube Kane tornando-se a primeira videolocadora do Sul do Estado. Neste ambiente tive a oportunidade de assistir a muitos filmes em fitas VHS e exercendo a crítica cinematográfica com clientes cinéfilos da cidade. Em paralelo criamos também uma pequena produtora e em 1991 o meu pai comprou uma câmera de vídeo semi-profissional Panasonic que gravava no formato S-VHS. Foi com este equipamento que comecei a operar câmera aos treze anos de idade. Neste momento tive a certeza absoluta de estudar e fazer cinema. Sempre tive o apoio de toda a minha família, principalmente da minha mãe Kátia Vamerlati Santos nesta escolha precoce da minha profissão. Nos início dos anos 90 arrisquei a fazer filmes experimentais com a colaboração de alguns amigos. As locações destes filmes geralmente eram na Rua Caetano Lummertz e imediações, pois a locadora e a minha casa eram situadas nesta mesma rua. Eu e o meu pai sempre fomos fascinados pela captação de imagens em movimento. Colocávamos o equipamento no carro e saíamos a gravar o que considerávamos importante do cotidiano de Araranguá e região enquanto a minha mãe e a minha irmã Juliana Vamerlati Santos cuidavam da videolocadora. Gravamos muitas horas de material e isso serviu de aprendizado para a minha formação técnica. Em 1999 realizo "Boa Noite Amigo", meu primeiro curta-metragem de ficção gravado na Cidade das Avenidas. O filme abordava o trabalho de uma família humilde na noite da cidade. Foi realizado de maneira independente com enorme apoio dos meus amigos. É uma época que lembro com carinho pelo fato de ser o início de uma árdua e gratificante jornada. Novamente com o total apoio da minha família consegui a graduação no curso de Cinema e Vídeo da Unisul, trabalhar e viver fazendo filmes como Diretor de Fotografia com muita paixão e dedicação. Porque é somente assim que consigo realizar o meu trabalho. Gostaria que mais jovens araranguaenses tivessem a oportunidade de seguir o mesmo caminho." 
Marx Vamerlatti








PRÓXIMOS TEMAS A SEREM ABORDADOS:

Ø  MPF CHAMA SETORES DA BACIA DO MAMPITUBA PARA DISCUTIR O ''COMITÊ FEDERAL''

Ø  O DESCASO DA POPULAÇÃO E DA MÍDIA PARA COM O PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ

Ø  PROJETO ORLA SEGUE DEBATENDO O ADEQUADO USO DESTE DELICADO ECOSSISTEMA

Ø  NOVA DIRETORIA E NOVO CONSELHO ASSUMIRÁ A ONG SÓCIOS DA NATUREZA