30 setembro, 2014

O LIXO NA BACIA HIDROGRÁFICA AFETA E CONTAMINA O RIO ARARANGUÁ / II SEMINÁRIO SOBRE UC DA UFSC / A POLUENTE POLUIÇÃO ELEITORAL REFLETE MUITO O PERFIL DOS CANDIDATOS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 30 de setembro de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


II SEMINÁRIO DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC)

Local: Auditório do CSE do Centro Socioeconômico da UFSC e no Engenho Ecoparque do Rio Vermelho. Dia 25 e 26 de setembro de 2014. Promovido pela UFSC, NEAmb e Instituto Çarakura. 
Objetivo do Seminário: Proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais das diferentes áreas que lidam no seu cotidiano com questões relativas às dificuldades e aos avanços na criação e gestão de Unidades de Conservação, preparar as demandas do sul do Brasil para o Congresso Mundial de Parques (em Sidney) e celebrar o ingresso da UFSC como membro da IUCN.
            Acompanhado do montanhista Nelson Brugger, FGM – Federação Gaúcha de Montanhismo, participamos durante os dois dias dos construtivos debates e na elaboração de importantes documentos dos quais abordaremos nas próximas edições.


OBS.I. O Brasil hoje possui cerca de 1.100 unidades de conservação públicas (313 federais, 628 estaduais, 179 municipais) e mais 1.300 áreas privadas, totalizando aproximadamente 150 milhões de hectares. É muito pouco, considerando o tamanho do país e a riqueza contida em seus cinco biomas. Enfatizando que as UCs de Uso Integral ainda são as que mais protegem os ecossistemas!

OBS.II. Araranguá infelizmente não possui nenhuma UC, não por falta de projeto, mas por falta de vontade política, já que existem estudos desde 2008 para a criação de várias UCs, como a de classificar o Morro dos Conventos como o primeiro ''Monumento Natural do Estado de SC''.

PROPAGANDA ELEITORAL OU POLUIÇÃO VISUAL E SONORA!!!
            A campanha eleitoral promove intensa poluição visual e sonora nos centros urbanos, demonstrando o despreparo dos candidatos não apenas em relação a normas e critérios da legislação eleitoral, mas de toda a legislação constitucional deste país, pois além de importunar a população com a propaganda sonora em horários inadequados, abusam da poluição visual nas vias públicas.
            A propaganda eleitoral mais justa e sensata é aquela em que se faz ao longo da trajetória de vida do cidadão que almeja ser político, engajando-se de forma participativa em movimentos sociais da sua comunidade, sua cidade e região, presenciando as angústias e inquietações dos portadores não apenas de título eleitoral, mas de conflitos que o prejudicam como integrante de uma família do coletivo social, seja na saúde, na educação, na segurança, no transporte, enfim em todas as dinâmicas da vida da população!    

O LIXO DA BACIA HIDROGRÁFICA QUE DESPEJAM NO RIO ARARANGUÁ!!!
            Os mutirões de limpeza sejam as margens dos rios, lagoas e na beira da praia são exemplares, primeiro porque a retirada reduz o dano ambiental e a divulgação do ato serve de exemplo à sociedade, no entanto, apenas a limpeza não é suficiente, pois se faz necessário a ''educação ambiental'' em toda a bacia hidrográfica, não apenas também através de programas periódicos, mas permanentes. Obviamente que a ''educação ambiental'' não é apenas para crianças, mas também jovens e adultos, sejam residentes nos perímetros urbanos ou nas áreas rurais, abrangendo todos os setores, desde usuários das indústrias e da agricultura, como também de órgãos públicos, principalmente das prefeituras.

            Se o prefeito é ambientalmente sensível ele repassa a preocupação a todos os funcionários da administração municipal, da mesma forma que o diretor de um colégio como o gerente de uma indústria. Tudo está relacionado à formação do cidadão, seja na família com complemento na escola e no cotidiano da vida. Na semana passada vi uma senhora idosa juntar do chão uma sacola e colocar na lixeira que estava ao lado da colegial que havia jogado na calçada. Um belo exemplo de educação! Tudo é muito complexo neste âmbito, pois ainda existem autoridades e gente poderosa que tem práticas condenáveis como curtir briga de galos e de outros animais apenas por prazer!

IMAGENS INÉDITAS DO MORRO DOS CONVENTOS, ILHAS E DA FOZ / BARRA
            Cada vez fico mais fascinado pelas belezas da nossa orla marítima e pela área estuarina do rio Araranguá.  Na semana passada fiz um ensaio fotográfico focando o amanhecer visto do Morro dos Conventos e o entardecer da foz/barra do rio Araranguá, de Ilhas e das proximidades da balsa. As imagens estão publicadas no meu blog www.tadeusantos.blogspot.com e na minha linha do tempo no Facebook.  

ACORDO ENTRE ENTIDADES AMBIENTALISTAS DA REGIÃO SUL (PR, SC, RS) DEVE SER MANTIDO.
            Como existem apenas duas vagas para a região sul, as Entidades Ambientalistas do CNEA pertencentes aos três estados mantêm um acordo desde a década de 90, fazendo um rodízio, onde a cada mandato no CONAMA um estado não indica candidaturas, apenas apóia.
            Nesta eleição, atendendo ao acordo, apenas o RS e SC apresentarão candidaturas, do qual esperamos que as entidades com direto a voto e a candidatura cumpram com o acordo
e seus respectivos coletivos ambientalistas façam a devida divulgação e indiquem as entidades para representarem seus respectivos estados.
            Seria de extrema importância que os representantes dos Coletivos Ambientais do Paraná e do Rio Grande do Sul também manifestassem sua posição perante a situação, já que a partir do dia 29 abrirá as inscrições para o registro de candidaturas à eleição que ocorrerá entre 27/10 a 28/11 de 2014, para o mandato 2015 / 2016.
OBS. Registrando ainda que cada estado eleito deverá ceder uma suplência ao Paraná.



SENHOR DO TEMPO
Renan Antunes de Oliveira - 07/10/05
            A casa do homem não parece a de um verdadeiro amante da natureza. É um apê no centro de Porto Alegre, de onde não se vê nenhum verde pela janela. Nas paredes, só tem quadros de gente, com destaque para uma loira nazistona pelada com um bebê no colo - nada de Amazônia, golfinhos ou onças. A decô é com vasos de plástico, suas flores são de poliuretano. Uma cascata seca de gesso dá o supremo toque kitsch à floresta doméstica. Seu sofá antigão pode ser a lembrança de que ali vive um sujeito preocupado com animais, isto se levarmos em conta que o móvel é revestido de couro fajuto.
            Augusto César Abreu Câmara Cunha Almeida Pedreira Fabião Carneiro não precisa de frescuras nem credenciais para ser considerado um dos pioneiros da ecologia no Brasil.
            Este gaúcho de 82 anos entrou na história ambientalista pela mão de ninguém menos do que Henrique Roessler, o alemão que inspirou José vocês-sabem-quem-é Lutzemberger.
            Carneiro virou escudeiro dos dois. Com eles, participou de todas as lutas por bichos, verde e respeito à natureza ocorridas no Rio Grande nos últimos 40 anos.

Mais informações acesse: http://www.oeco.org.br/reportagens/1347-oeco_14163


TEMAS QUE PODEREMOS ABORDAR NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
·         RESULTADOS DA REUNIÃO DO COAMA SOBRE A CRIAÇÃO DAS CÂMARAS TÉCNICAS
·         RESULTADOS DA REUNIÃO COM A PMA SOBRE O III EFAMuC
·         RESULTADOS DA REUNIÃO  DA ALA OCORRIDA NO DIA 29/09/14

·         NOSSA CANDIDATURA A REELEIÇÃO PELA REGIÃO SUL AO CONAMA 2015/2016