10 setembro, 2014

AEROPORTO DE BRASÍLIA / 7 DE SETEMBRO / ENEAA 2014 e A MAGIA AO LUAR DO WOODY ALLEN entre outras exclusivas informações...

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 09 de setembro de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

                                                                                    
ENEAA OCORRERÁ EM 22 E 23 DE NOVEMBRO DE 2014.
                Finalmente na semana que passou o MMA, via CONAMA (foto em anexo), decidiu atender de forma oficial e financeira a proposta de realização do 4º ENCONTRO NACIONAL DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS AUTÔNOMAS - ENEAA, com data agendada para 22 e 23 de novembro de 2014, nas dependências do Hotel Nacional em Brasília.
                A proposta foi formulada por nós em 2010, quando, como representantes da ONG Sócios da Natureza, exercíamos o primeiro mandato no CONAMA.
                O objetivo do ENEAA é promover a aproximação das entidades ambientalistas com os demais coletivos e o respectivo fortalecimento dos mesmos, como forma de buscar o equilíbrio dos ecossistemas dos cinco biomas do Brasil, que estão sendo agredidos de forma violenta em nome de um desenvolvimento ganancioso, desordenado e insustentável!!!
OBS. Ainda não temos dados e informações, mas o primeiro ocorreu em Belo Horizonte em 1986 e o último em 1989 em Londrina no Paraná.  

MAGIA AO LUAR  Magic in the Moonlight / 2014)
            Depois das acusações contra o comportamento sexual do cineasta americano que passou a realizar filmes da Europa, parece que o mesmo perdeu a sensibilidade de tratar seus temas preferidos com o costumeiro irreverente sarcasmo. Já assisti filmes bem melhores do Woody Allen, pois este Magia ao Luar tenta brincar com a mediunidade ou espiritismo sem convencer como comédia romântica, entre o ator inglês Colin Firth no papel de Stanley, um renomado mágico especializado em desmascarar charlatões concorrentes, do qual é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie, interpretada pela americana Emma Stone, uma bela jovem conhecida pelos seus poderes de mediunidade... 
Vale a trilha sonora com muito blues e a reconstituição da época.
OBS. Vale observar que nos últimos tempos em nas salas de cinema dos circuitos Arte tenho notado que sempre tem alguém mala que para se ''mostrar'' mesmo no escuro, dá gargalhadas em cenas que ninguém acha graça, ou seja, nada risíveis ou engraçadas!

AEROPORTO DE BRASÍLIA
            A ampliação do Aeroporto de Brasília não ficou legal mesmo com todos os bilhões que gastaram agora em nome de uma INFRAMERICA, já que não é mais da INFRAERO. Certamente resultante de uma manobra política para permitir uma espécie de multinacional na gestão do aeroporto, aeroporto este que despacha e recebe a corja de políticos corruptos deste país!




            Os projetistas não tiveram sensibilidade do Niemayer ou do Costa. Ficou grande, mas desconfortável em quase todos os sentidos, ficou grande, mas frio e sem calor humano como antes, ficou grande, mas cansativo, principalmente, para as pessoas idosas ou enfermas, mesmo com as esteiras rolantes. Ficou com trânsito congestionado, pois a aeronave em algumas situações leva até 15 minutos taxiando até chegar à pista de voo. A praça de alimentação continua com muito barulho, principalmente causado pelos funcionários que retiram as cadeiras para a limpeza, mesmo com os fregueses fazendo refeições!
OBS. Vocês sabiam que o moderno gesto de retirar os utensílios das mesas nas praças de alimentação, sejam em aeroportos ou em shoppings, retiram milhares de empregos de pessoas que faziam este serviço!? Eu faço a refeição e deixo o prato e talheres sobre a mesa para fazer com que as empresas destes estabelecimentos contratem pessoas para fazer este serviço, gerando assim mais empregos...
(Fotos em anexo).

A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E POR QUE SE COMEMORA...

                         Antes de organizar a homenagem ao histórico fato, os responsáveis pelo evento deveriam estabelecer critérios para a participação do desfile com elementos que proporcionem uma saudosa e atual reflexão sobre a independência desta nação. Vivi em um tempo em que havia apenas o desfile dos colégios e instituições militares marchando em homenagem à independência do Brasil, evento com duração máxima de duas horas, enquanto que ainda hoje existem alguns com cinco horas...
                         Hoje o desfile de sete de setembro é uma chatice, pois utilizam uma data significativa da História do Brasil, que poucos tem conhecimento do real significado, para uma apresentação quase ''circense''. Tantos são os oportunistas a se apresentarem, desde motos e carros fazendo estridente e ensurdecedor ruído, quanto políticos fazendo campanha eleitoral!!! Por isso que está cada vez mais reduzido o público, pois nem todos são burros para serem enganados durante tanto tempo!!!  

Trancrevo abaixo uma definição copiada da internet:
                      No dia 7 de Setembro é comemorado um dos fatos históricos do país, a Independência do Brasil, ocorrida no ano de 1822, marcada pelo fim do domínio português e a conquista da autonomia política. 
                      Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I bradou, perante a sua comitiva, “Independência ou Morte”, que significou a liberdade política, econômica e social do país.
                      Para a concretização da independência ocorreram outras reações como o “Dia do Fico”, ocorrido em 9 de janeiro de 1822, quando D. Pedro I recebeu uma carta vinda de Portugal, exigindo seu retorno.
                      A ideia de Portugal era recolonizar o Brasil, mas a presença de D. Pedro I impedia a conquista. Com isso, o príncipe proclamou sua resposta com a expressão: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".
                      Após o “Dia do Fico”, D. Pedro I tomou a iniciativa de tornar o Brasil independente, para isso, convocou a Assembleia Constituinte e determinou que nenhuma lei de Portugal fosse colocada em vigor na sociedade.
                      O príncipe fez uma viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar os ânimos, devido os últimos acontecimentos, pois temiam uma desestabilização social. Durante a viagem, ele recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
                      Quando D. Pedro I recebeu a notícia estava próximo ao riacho do Ipiranga viajando de Santos para São Paulo. Diante da situação, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!", as margens do riacho. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do país. Em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

OBS. Assisti o desfile espetáculo do meu apto, mas não cliquei nenhuma imagem, apenas anexo a Bandeira do Brasil, a mais Bela do Mundo!!!

TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS E ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  ''O fim de uma era'' artigo do Fernando Gabeira.
Ø  ''Concurso público para Chefe de UC'' artigo do Écio Rodrigues.
Ø Relato da reunião da nova diretoria e conselho da Academia de Letras Araranguaense ALA, do qual ficamos como presidente do Conselho... 
Ø ...e a pergunta que não quer calar: Qual candidato à presidência da República que anda de ônibus???

RESULTADOS COMENTADOS DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS:
Ø Dia 08 à noite no IFSC a 1ª reunião do COAMA sob a nova diretoria...
Ø Dia 09 pela manhã reunião sobre o III EFAMuC na UFSC...
Ø Dia 09 à noite PROJETO ORLA no Hotel Morro dos Conventos...
Ø Dia 10 Encontro Cultural prossegue debate...
Ø Dia 12 em Brasília para definir programação do ENEAA 2014