08 outubro, 2014

ALA PROMOVERÁ POSSE DA NOVA DIRETORIA / O AZUL NOTURNO DO RIO ARARANGUÁ / BOIAS NO MAR / UMA ERRÔNEA QUESTÃO CULTURAL

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 07 de outubro de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

O AZUL NOTURNO RIO ARARANGUÁ


            Na semana passada fiz um impressionante registro fotográfico do rio Araranguá, quando por volta das 18:37 horas me dirigia a Adega do Machado. O cenário do momento estava mágico, com a luz natural azulada refletindo na lamina d'água e os raios das luzes artificiais desenhando riscos amarelos no azul do rio, conforme imagens em anexo, que para complementar o fascínio surgiu uma embarcação náutica movimentando a água e consequentemente alterando o desenho...
            No mencionado local da Rua Rui Barbosa, parei porque uma espécie de proteção sobre a calçada me chamou a atenção, exatamente onde houve o desmoronamento da margem, que se diga, está colocando em risco a vida dos que por ali transitam, pois a área interditada deveria ser mais ampla, pois certamente a margem local deve estar comprometida, podendo inclusive causar uma tragédia!
            Nesta via pública deveria ser URGENTEMENTE proibido o tráfego de veículos pesados, além de estreitar a pista, devido à fragilidade da margem do rio que possui pouca Mata Ciliar, tanto que já desmoronou várias vezes. A situação é alarmante mesmo porque provoca um perigo real e imediato para a população.  

ALA PROMOVERÁ POSSE DA NOVA DIRETORIA (Transcrito do blog da ALA)
            Na reunião de ontem foi decidida a data para a solenidade de posse da nova diretoria da ALA. A data escolhida foi 12/11/2014 (quarta-feira) e, se tudo ocorrer como indica, acontecerá no Tablado Cultural anexo ao Centro Cultural.
            Para tal evento, além do empossamento propriamente dito, pretende-se fazer um sarau cultural, no qual convidamos a vocês para que participe com uma apresentação individual que pode ser, literária, poética ou musical. Programe-se.
Nova diretoria a ser empossada:
Presidente: Léia Batista
Vice-Presidente: 
Osmar Nunes
Secretário: Clóvis Fantim
Tesoureiro: Nilton Matos
Diretor de Revista: 
Rafael Reinehr
Diretor de Biblioteca: Vander Batista

BOIAS AJUDARÃO NO MONITORAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO LITORAL  (Seriam estas as solicitadas no I EFAMuC?!) Transcrito do site do MMA.



'''Doze estações maregráficas devem ser montadas até o fim do ano por LUCAS TOLENTINO'''
O litoral do país será monitorado, como forma de reduzir os impactos das mudanças do clima. Em um projeto encabeçado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a primeira boia meteo-oceanográfica do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta) foi lançada em São Sebastião (SP) e fornecerá informações ambientais coletadas por meio de radares e sensores. Até o fim do ano, outros três equipamentos do mesmo modelo devem ser instalados na área litorânea do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Financiado pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), o programa soma um investimento total de R$ 1,96 milhão. A medida promoverá o monitoramento contínuo e por décadas das propriedades meteorológicas e oceanográficas, com o objetivo de levantar informações fundamentais sobre a variabilidade local e a questão climática ao longo da costa brasileira. Os dados serão disponibilizados gratuitamente pela página virtualdo SiMCosta.

SAIBA MAIS
Apesar de considerado um fenômeno natural, o efeito estufa se intensificou nas últimas décadas, acarretando mudanças climáticas. Essas alterações resultam do aumento descontrolado das emissões de gases como o dióxido de carbono e o metano. A liberação dessas substâncias é consequência de atividades humanas como o transporte urbano, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e o consumo de energia.

UMA ERRÔNEA QUESTÃO CULTURAL


                Mesmo com uma legislação adequada, como a 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país infelizmente continua jogando na natureza, de forma desordenada, tudo aquilo que não mais interessa ao seu consumo!
                Uma ''errônea questão cultural'' que certamente sofrerá a devida mudança nos corações e mentes dos brasileiros, quando ocorrer uma revolução conceitual na forma de educação!!!

''''Milhões de toneladas de lixo são descartados de forma incorreta (extraído do G1)''''

Muitas empresas, na indústria e no comércio, ainda não cumprem a lei que prevê o recolhimento de produtos.

Milhões de toneladas de lixo ainda são descartados de forma incorreta, no Brasil. Muitas empresas, na indústria e no comércio, ainda não cumprem a lei que prevê o recolhimento de produtos.
Beterraba e alface em Igarapé, Minas Gerais. O agrotóxico, para combater as pragas, é aplicado a cada 15 dias. Na hora de manusear o material, Célia Regina de Araújo usa uma roupa especial para se proteger.
“Assim que você abre, já vem o odor dos agrotóxicos, já tem que estar de máscara”, comenta a produtora rural.
Há alguns anos, embalagens de agrotóxicos eram um problema para os agricultores. Quando estavam vazias, elas eram jogadas pelo mato, muitas eram enterradas. Algumas chegavam a ser queimadas no meio ambiente.
Mas, há 14 anos essas embalagens são monitoradas desde a saída da fábrica, da venda, até o produtor e de volta aos locais de armazenamento e reciclagem.
“Por que deu certo com agrotóxicos? Porque tóxico é igual ao veneno, então as pessoas identificam o perigo para elas também”, diz o engenheiro sanitarista Raphael de Vasconcelos.
Além dos agrotóxicos, outros setores são obrigados a dar um destino correto aos resíduos sólidos. Fabricantes nacionais e importadores de pneus dizem que reciclam 100% de tudo que é vendido.
O setor de lâmpadas, com conteúdo de mercúrio, ainda não tem uma política de logística reversa em funcionamento. A destinação correta de eletroeletrônicos, pilhas e baterias é feita parcialmente.
O Ministério do Meio Ambiente declarou que até o ano que vem vai assinar os acordos com os setores que ainda não tem política de coleta e também vai começar a revisão dos que já existem.
“É muito importante que o consumidor tenha as informações de onde colocar seu produto descartado para que o fabricante, o comerciante possa recolhê-lo e fechar esse círculo reverso de responsabilidade”, comenta a diretora do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso.
Mas no Brasil ainda existem poucas empresas que reciclam estes produtos eletrônicos, como uma em Belo Horizonte. A quantidade de material coletado quadruplicou desde 2010.
“O mercado depende da conscientização da população. A gente pode crescer mais, mas o nosso limite é a conscientização”, afirma Kelleson Vitorino, gerente do galpão.

TEMAS QUE PODEREMOS ABORDAR NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         PREOCUPANTE: ''OS ATUAIS PLANOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS'' PASSARAM A SER MANIPULADOS PARA ATENDER INTERESSES OUTROS, NÃO OS DAS REAIS NECESSIDADES DA SOCIEDADE CIVIL!!!

·         ESTOU DECIDIDAMENTE DEIXANDO DE GOSTAR DE FUTEBOL!!!

·         TCC SOBRE O ''CONTORNO DE ARARANGUÁ'' PELA ESTUDANTE JOANA ZANETTE DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNESC...

·         SÃO PAULO - CERTAMENTE UMA DAS CIDADES MAIS CULTURAIS DO MUNDO!