04 agosto, 2014

COAMA: ASSUMIMOS NOVO MANDATO PARA 2014/2016 / ENTREVISTA PARA AS DOUTORANDAS EM DIREITO DA UFSC / ''DICA AMBIENTAL''

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 05 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)




ENTREVISTA PARA AS DOUTORANDAS EM DIREITO DA UFSC
            Na quinta-feira, dia 31/07/14, concedi entrevista as simpáticas Zenalda de Moraes e Rissiane Goulart, ambas estudiosas em Sociologia Política da UFSC, campus Florianópolis, do qual estão desenvolvendo tese que aborda a relação das associações da sociedade civil e o poderoso instrumento da Ação Civil Pública.
            As advogadas de Lages e Correio Pinto já fizeram várias outras entrevistas com outras ONGs Ambientalistas, Associações e Sindicatos das Regiões do Estado de Santa Catarina, portanto, um trabalho interessante que nos instiga a repensar e preocupar-se com as relações entre a sociedade e o poder judiciário. Preocupações já levantadas em um seminário ocorrido em Araranguá promovido pelo MPE e um outro ocorrido em Criciúma promovido pelo MPF.
            Lembrando que em 1996 tivemos o apoio do MPE para contestar a construção de um mega-empreendimento imobiliário em área de extrema beleza paisagística e ambiental no Morro dos Conventos, da mesma forma que uma outra vez o MPE iniciou ação contra a invasão de rizicultores às margens da Lagoa do Sombrio através de uma denúncia da ONGSN.
 
            Os conflitos que tivemos com o Ministério Público Estadual em relação à poluição sonora resultou na minha condenação de pagar indenização ao promotor de justiça e os honorários do advogado, da ACP que cinco promotores da comarca de Criciúma tentaram contra mim, porém sem sucesso e a ACP que a ONGSN impetrou contra a penitenciária estadual do Espigão da Pedra, mas que não se conseguiu evitar a construção em uma área estritamente rural, porque entre outras coisas, mudaram a divisa territorial entre Araranguá e Criciúma para facilitar a licença ambiental.
            Salientando, ainda, que todas as ações contra a ONG Sócios da Natureza recaíram sobre a minha pessoa e não contra a pessoa jurídica pelo qual a gente se dedica voluntariamente em defesa do equilíbrio ecológico. Ou seja, é um preço muito alto que se paga para ser ativista ambiental!!!

COAMA: ASSUMIMOS NOVO MANDATO PARA 2014/2016
            No dia 30/06/14, como representante da ONG Sócios da Natureza, fui reeleito consensualmente para a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA, para o mandato 2014-2016. Um cargo sem remuneração, apenas por dedicação voluntária, ou seja, se elege quem demonstra confiança aos eleitores, eleitores que são os respeitáveis e nobres conselheiros das diversas esferas da sociedade civil e dos órgãos governamentais do Município de Araranguá.
            Como Vice-Presidente ficou Assis Francisco de Castilhos e como Secretário Paulo Afonso Garcia Baran, ambos do IFSC, Câmpus Araranguá.


            A LEI Nº 2.609, de 21 de dezembro de 2007 é que DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL AMBIENTAL DE ARARANGUÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
§ 2º           Este Conselho tem por objetivo promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental, em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação na melhoria do ambiente natural e do patrimônio arqueológico no Município de Araranguá.

Art. 3º   Ao Conselho Municipal Ambiental de Araranguá compete, entre outras atribuições:
I -               deliberar sobre a política ambiental do município à luz do conceito de desenvolvimento sustentável, em consonância com as definições da Agenda 21 local, e oferecer contribuições para o seu aperfeiçoamento;
II -             deliberar sobre planos, programas e projetos inter-setoriais, locais e regionais, de desenvolvimento do Município em bases de equilíbrio social e ecológico.
III -            propor diretrizes para conservação, reabilitação e recuperação dos patrimônios ambiental e arqueológico do Município, em especial dos recursos naturais;
IV -            propor normas, critérios e padrões com relação ao controle e manutenção da qualidade ambiental no município de Araranguá, com vistas ao uso racional dos recursos naturais;
V -             analisar e pronunciar-se sobre normas legais referentes à qualidade e à proteção aos patrimônios ambiental e arqueológico no Município de Araranguá, e oferecer contribuições para o seu aperfeiçoamento;
VI -            apreciar e pronunciar-se sobre normas municipais referentes à qualidade e à proteção aos patrimônios ambiental e arqueológico no Município de Araranguá, notadamente aqueles relativos ao zoneamento e planejamento ambientais, assim como na definição e implantação de espaços territoriais de relevantes interesses ambiental e arqueológico, a serem especialmente protegidos;
VII -          pronunciar e fornecer subsídios técnicos para esclarecimentos relativos à defesa do ambiente e do patrimônio arqueológico aos vários setores da comunidade;
VIII -         propor e contribuir para realização de campanhas de conscientização sobre questões ambientais e arqueológicas;
IX -            manifestar-se sobre atos do poder público, no âmbito do Município de Araranguá, quanto à observação da legislação ambiental;
X -             manter intercâmbio com entidades, oficiais e privadas, de pesquisa e demais atividades voltadas à defesa do ambiente e do patrimônio arqueológico;
XI - promover processo de discussão com a sociedade civil visando à elaboração da AGENDA 21 local do Município de Araranguá, encaminhando proposta de lei para implementação de suas ações;
XII -           elaborar seu Regimento Interno;


''DICA AMBIENTAL''
A socióloga Bete e o professor Dani

No próximo dia 07, acontece na ASSEMBLEIA DO CGBHRA uma apresentação de experiências internacionais sobre a Gestão de Recursos Hídricos com o Professor Daniel Silva, do Depto de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC resultante de uma indicação da ONG Sócios da Natureza quando participava da Comissão Consultiva.

NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS SOBRE:
·        Encontro com amigos de infância e adolescência sempre é um gratificante ato, porque não dizer de ''saudosamente rejuvenescedor...''
·         
·        Nossa posse ocupando uma das 17 cadeiras do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)
·         
·        Nossa posição sobre o inesperado desfecho do processo de fixação da foz barra do Rio Araranguá...
·         
·        O Município de Araranguá designou o advogado André T. Alves para defender o COAMA de ação judicial, tendo como pauta para a próxima reunião do dia 25/08, possivelmente nas instalações do IFSC.

URGENTE I:
FAUNA BARRIGA VERDE AMEAÇADA
              Recebemos um alerta que o Governo do Estado de Santa Catarina está querendo aprovar uma lei absurda que coloca em risco a integridade da fauna catarinense, através de uma denúncia bem fundamentada por quem conhece e trabalha na área. Interesses meramente financeiros impedem que servidores conscientes possam contestar sobre a adequada gestão da fauna no estado de SC.
OBS. Na próxima edição publicaremos mais informações a respeito desta outra iniciativa anti-ecológica dos governantes catarinenses.

URGENTE II:
POLUIÇÃO SONORA PROVOCADA POR MOTOS E CARROS DE PROPAGANDA

              Parabenizamos as blitzes que a Polícia Militar de Araranguá está promovendo, pois é uma eficiente estratégia de pegar os infratores do trânsito e da criminalidade em geral (drogas e armas), resultando em mais segurança à população araranguaense. Ocorre que as perturbações sonoras causadas pelas motos sem descarga (e sem o filtro catalisador) não estão sendo contidas pela polícia militar e civil. E os carros de propaganda sonora não são fiscalizados pela prefeitura, que agora circulam até aos domingos e emitem altíssimos decibéis.