28 agosto, 2014

CA: DOC ENTREGUE A MINISTRA; ENTREVISTA A PESQUISADORA DO CNPq UFSC e outras informações

Cidadania Ambiental
Reunião antecipada com Izabella Teixeira e assessoria ministerial...
Araranguá – SC, 26 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link do blog SOCIOAMBIENTALISMO em vários sites)

DOCUMENTO ENTREGUE A MINISTRA IZABELLA TEIXEIRA
Ministra Izabella Teixeira
Com apoio da bancada ambientalista do CNEA, constituída legitimamente por 11 entidades representativas das cinco regiões e biomas deste glorioso país, viemos através deste documento sugerir, desafiar e usando suas palavras na reunião de ontem, dia 19/08/14, provocar a continuação do debate sobre o aprimoramento do licenciamento ambiental no Brasil, considerando a dinâmica causada pelo seminário de 2013 promovido pelo MMA neste democrático e inovador espaço do CONAMA – o mais antigo Conselho Consultivo e Deliberativo da Republica Brasileira.
Em nome da bancada ambientalista agradecemos sua determinação em realizar o ENEA no final deste ano de 2014, como forma de aproximar e fortalecer o ambientalismo brasileiro (tentado em 2010), promovendo a integração dos coletivos socioambientais atuantes, como também enaltecendo o coroamento dos significativos avanços obtidos nos últimos anos (principalmente no seu mandato), mas também com o compromisso de corrigir  erros cometidos na normatização das resoluções do CONAMA.
Propomos ainda aos técnicos do MMA a elaboração de propostas que venham estudar medidas no sentido de normatizar as emissões de gases efeito estufa como do CO², principalmente pelas térmicas a carvão na queima deste famigerado combustível fóssil, que ainda não possui nenhuma normatização porque não é considerada maléfica à saúde pública da população brasileira.
Agradecemos o empenho do MMA na motivação repassada aos representantes dos catadores na CNMA sobre Resíduos Sólidos em elaborar a Moção que reivindicava a cadeira vaga no CONAMA e o prometido apoio a desoneração as indústrias que utilizam produtos recolhidos do lixo para reciclagem, como forma de motivar o setor, objetivando, assim, a redução de lixo e consequentemente a preservação ambiental.  
Considerando que, dez das onze entidades ambientalistas, tentarão a reeleição nas vagas do CNEA, com possibilidade de reeditar a mesma composição para o mandato 2015 e 2016, solicitamos atenção e respeito as nossas aspirações e conceituações que são de ordem estritamente voluntária à causa ambiental deste país!
Considerando que o Congresso Nacional interferiu na competência do CONAMA em legislar normativas de cunho ambiental com o inconstitucional Código Florestal e a L140, registramos aqui o nosso protesto pela descortês atitude a soberania e credibilidade do CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. 
Que esta manifestação seja endereçada aos futuros governantes deste país, de modo que venham a assumir compromissos com a luta pela preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida a todos os brasileiros. Desde que mantida a sensatez do equilíbrio ecológico como garantia de sobrevivência das atuais e futuras gerações!
Reunião CP CNEA 

Reunião preparatória da Sociedade Civil com a Ministra



Transcrição: BOA TARDE SENHOR TADÊU SANTOS,
Sou Maria Lauri estudante de Ciências Sociais UFSC, pesquisadora no Projeto Associativismo Civil Participação e Democracia, Coordenado pela Socióloga Lígia Helena Hahn Lüchmann que também é  Professora associada do Depto. de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Conforme conversamos por telefone quarta feira dia 14-08-2014, estou entrando em contato para lhe enviar as perguntas que vão nortear nossa entrevista.
Segue abaixo um breve resumo sobre o Núcleo NPMS e também o Link da página do Núcleo, caso o senhor queira consultar sobre as atividades e linha de pesquisa que o núcleo trabalha. 
"O Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), fundado em 1983, faz parte da Linha de Pesquisa - Movimentos Sociais, Participação e Democracia - do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC. Esta linha de pesquisa tem se consagrado como uma importante referência (nacional e internacional) nos estudos sobre movimentos sociais, sociedade civil, associativismo, participação política e democracia. Além da produção bibliográfica sobre o tema, vem multiplicando o número de pesquisadores e de produção acadêmica, através de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Tem contribuído para a consolidação de outros núcleos do gênero em outras universidades, bem como estabelecido parcerias com a sociedade civil e com instituições públicas, colocando também à disposição do público um acervo de publicações e banco de dados sobre estas temáticas".http://www.npms.ufsc.br/onucleo.php
(Esse email está indo com cópia para a coordenadora do projeto
Att:
Maria Lauri / Bolsista de Iniciação Científica CPNq.

OBS. Atendendo a solicitação da Maria Lauri a convidei para participar da reunião da FEEC ocorrida no dia 16/08/14 em Florianópolis, onde respondi todas suas perguntas.

FILMES RECOMENDADOS:
UMA LIÇÃO DE VIDA (The first grader) Direção do  Justin Chadwick, mesmo diretor de ‘’Mandela’’
Ótimo drama baseado em um fato real ocorrido no Quênia - ex colônia inglesa. Narra a história de um velho guerreiro tribal que ao tomar conhecimento que o governo lançou programa ‘’educação para todos’’ resolveu estudar para aprender a ler uma carta que havia recebido do governo, enfrentando uma série de dificuldades, mas encontra apoio da professora Jane Obinchu (Naomie Harris). Realmente a sofrida vida do Kimani Maruge (Oliver Litondo), é uma lição de vida e um belo exemplo para quem trabalha com educação escolar, concluindo com um final emocionante!!!
Uma frase vale um filme quando o aprendiz de 85 anos comenta que sempre é tempo para aprender enquanto os ouvidos não estiverem embaixo da terra! Tem umas tiradas bem atuais sobre Obama...

O CASAMENTO DE MAY (May in the Summer - 2013)
Escritora, filha de pai americano e mãe jordaniana, vive em Nova York com um mulçumano e volta para Amã com a intenção de realizar os preparativos para a cerimônia de casamento, mesmo contra a vontade da mãe. Comédia romântica bem dirigida pelo Cherien Dabis  e estrelado pela bela Cherien Dabis, com aparição do ator americano Bill Pullmann.

PRÓXIMOS TEMAS A SEREM ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         Publicaremos trechos do DOCUMENTO EMITIDO PELO IBAMA ACERCA DA NEGATIVA AO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ, com alguns comentários...

·         Qual a explicação para uma cidade que produz muito barulho como Araranguá, enquanto que outras cidades do mesmo porte apresentam níveis toleráveis!!!

·         A elaboração e os mecanismos que são necessários para garantir a efetividade do ‘’Plano’’ para a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá continuam preocupantes...