22 agosto, 2014

CIDADANIA AMBIENTAL Edição 19/08/14: ‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA! BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO, POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 19 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


NÃO PARE NA PISTA – A melhor história de PAULO COELHO.



Surpreendi-me com a obra do diretor Daniel Augusto sobre o escritor Paulo Coelho, que confesso que tinha conhecimento da sua potencialidade literária a nível mundial, mas desconhecia a conflituosa vida desde a adolescência até a vida adulta quando conheceu Raul Seixas (divinamente interpretado pelo ator Lucci Ferreira) e que suas alucinadas inspirações passaram a ter sucesso junto ao público, apesar do rompimento da parceria...
Um bom roteiro da Carolina Kotscho proporciona aos irmãos atores gaúchos, Júlio e Ravel Andrade, a desempenharem as três fases da vida deste que atualmente é considerado o único escritor vivo que supera Shakespeare quanto ao número das traduções das publicações. A direção de fotografia também está elogiável, principalmente as de Santiago de Compostela na Espanha.
A estreia em Florianópolis ocorreu na quinta, dia 14/08/14, quando para minha surpresa e do meu sobrinho Carlos Alberto Aguiar, havia na sessão das 19:20h do cinema do Beira Mar Shopping apenas mais uma espectadora assistindo esta brilhante película sobre a biografia de um dos mais brilhantes brasileiros!   
OBS.I. No dia seguinte assistimos a comédia UMA JUÍZA SEM JUÍZO no Paradigma Cine Arte. Uma produção francesa recomendada aos que trabalham na área jurídica. Tive que mudar de lugar porque três mulheres riam de tudo, talvez porque se identificavam com as personagens do filme...
OBS.II. Minha filha e genro assistiram ontem com apenas 8 expectadores a sessão da noite! Considero isto um descaso ao Cinema Nacional e a um dos escritores mais lidos no mundo. Se fosse um filme sobre o ‘’Neymidia’’ certamente que a sala estaria lotada, então alguma coisa está errada ou podre neste Reino Tupiniquim!!! É preciso URGENTEMENTE repensar ou reeditar a Cultura e Educação deste país, não acham?!






O ACIDENTE AÉREO QUE PODERÁ MUDAR O RUMO DA POLÍTICA BRASILEIRA!
Tão logo tomei conhecimento da notícia do acidente aéreo comentei que a morte do candidato Eduardo Campos, neste momento e nesta circunstância, poderia mudar o rumo da campanha partidária com consequências e desdobramentos imprevisíveis na política deste país. Exemplos de momentos trágicos antes de eleições mostraram que a comoção popular interfere na decisão do voto, principalmente se os marqueteiros dos candidatos souberem trabalhar a opinião pública!
OBS. O enterro do neto do Miguel Arraes foi comovente e um dos maiores da história do Brasil, porém exageraram com um longo tempo na explosão de rojões de artifício.   

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘’’NATALINO: BANDIDO OU HERÓI?’’’ DO JOÃO DOS PINTOS DA SILVA
Participei do lançamento do livro “Natalino: herói ou bandido” do escritor João dos Pintos da Silva ocorrida no dia 09 de agosto de 2014, no bar Plaza no Calçadão de Araranguá, onde estavam também presentes a presidente da ALA, Léa Batista e o tesoureiro Osmar Nunes. Registro também a presença do médico e ex-deputado Martinho Herculano Ghizzo, do qual tinha seu pai Afonso Ghizzo na lista de acordo com os depoimentos do autor, como também conversei com o Romeu Darós, praiagrandense dos Três Irmãos. Tive o prazer de conhecer a Ana Maria Cardoso, filha do ‘’justiceiro’’ que eu conheci em Praia Grande, pois o mesmo era compadre do meu tio Nenê Pordêncio dos Santos.
Em função do lançamento desta biografia mantive contato com a minha prima Rosani que me repassou algumas fotos do Natalino e que vieram comprovar a minha declaração no Facebook de que era muito parecido com o ator Paulo Goulart.
Já tenho um argumento elaborado para desenvolver um roteiro para documentar a trajetória deste bandido ou herói ou justiceiro que viveu no sul de SC e norte do RS, ou seja, na Bacia do Mampituba.    

SHOW DO BRAZILIAN PINK FLOYD NO TEATRO LOTADO DO CIC EM FLORIPA
Um ‘’showzaço’’ com o teatro do CIC totalmente lotado com suas 980 confortáveis poltronas e excelente acústica na noite do dia 13/08/14. O vocalista e líder da banda é o praiagrandense Ariel Coelho, filho da professora sombriense Linaura e do músico Edmilton da Silva, ex-integrante do Conjunto dos Trogloditas da década de 70 em Praia Grande e Criciúma, junto com o Dorico, Glabes e Toninho.
Estava acompanhado da minha filha Juliana, do meu genro Sandro e do meu sobrinho Carlos Alberto Santos Aguiar. Registro ainda que visualizei a presença da conterrânea Stellamaris e sua filha e o araranguaense Felinto Pacheco, do qual conversei na saída.
O repertório da banda cover do Pink Floyd é empolgante e eletrizante com uma elogiável performance da banda Barriga Verde! Recomendo para quem gosta de Rock...
   
SEGUNDA REUNIÃO DA ‘’COMISSÃO PROVISÓRIA’’ PARA A REGULARIZAÇÃO DA FEEC 
Ocorreu no dia 16/08/14, a partir das 10:00h, na parte superior do Café Kairós, localizado na Praça XV, centro de Florianópolis, a segunda reunião da Comissão Provisória formada no dia 19/07/2014 objetivando regularizar a FEEC.
Presentes por ordem de apresentação: Carlos Alberto Aguiar – Ativista ambiental de Praia Grande, João de Deus Medeiros - Pau Campeche, Alexandre Lemos - Aliança Nativa, Bruno Bez - fotógrafo de Berlim, Maria Lauri - pesquisadora da UFSC, Pery Saraiva - advogado, Romy Blumdier Janz - cidadã de Florianópolis, Lúcio Dias Filho - Movimento Ilha Verde e Tadêu Santos - ONG Sócios da Natureza. Ficou deliberado pelo grupo que o advogado Pery, com apoio do biólogo João de Deus, irão estudar o estatuto da FEEC e a legislação vigente para, então, promover a devida convocação, via edital, para a eleição da próxima diretoria e respectivo conselho da FEEC. 
OBS. Outros pertinentes temas de conotação socioambiental foram colocados na mesa e produtivas e inovadoras propostas foram apresentadas e debatidas pelo grupo, do qual pretendemos publicar no Grupo FEEC após transcrever a gravação, como forma de gerar mais e mais debates entre as entidades catarinenses. 

NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         PALESTRA PROF. DANIEL JOSÉ DA SILVA NA ASSEMBLEIA DO CGBHRA Uma das palestras mais reflexivas sobre o adequado uso dos recursos hídricos promovida pelo CGBHRA e a proposta sobre a ampliação da REBIO DO AGUAÍ...

·        ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 19 E 20/08/14, O ENEA E A RESOLUÇÃO SOBRE AVES NOS AEROPORTOS...

·        BADERNEIROS SONOROS ESTÃO VOLTANDO A DOMINAR OS ESPAÇOS DE ENTORNO DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS...

·        ESGOTO EM VÁRIOS PONTOS DA CAPITAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA CONTINUAM CAUSANDO MAU CHEIRO, DIGO, FEDENDO...

·        A PRIMEIRA REUNIÃO DO COAMA COM A NOVA DIRETORIA SE REUNIRÁ NO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2014.