01 julho, 2014

CONTORNO DE ARARANGUÁ: BREVE RELATO COMENTADO DA REUNIÃO COM VISSILAR PRETTO / DNIT

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 01 de Julho de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


CONTORNO DE ARARANGUÁ: BREVE RELATO COMENTADO DA REUNIÃO COM VISSILAR PRETTO / DNIT


Reunião marcada para as 10:30h no auditório do CDL, centro de Araranguá (deveria ter sido na prefeitura como o foi quando brigamos pela forma de elevado/viaduto em vez de aterro), porém iniciada apenas às 11:30h devido ao atraso do superintendente Vissilar Pretto e do diretor regional Avani Sá, ''reduzindo'' assim o tempo junto aos representantes da sociedade civil, do qual reclamamos fazendo com que o mesmo tentasse justificar o atraso.


Destaco a repentina aparição do empresário meleironense Eder Matos (inclusive citado na fala do Pretto) no conflituoso processo do 'Contorno de Araranguá', ciceroneando os convidados do DNIT, conflito este levantado após publicarmos críticas ao DNIT pelas irregularidades da obra do Contorno e da louvável iniciativa da empresária Suzi Becker em buscar apoio do deputado José Milton Scheffer para viabilizar a primeira reunião ocorrida no dia 29/04 em Florianópolis, quando na ocasião assumiu o compromisso de via a Araranguá.

A reunião iniciou com formação de mesa com a presença do prefeito Sandro Maciel, do presidente da câmara Ozair Banha da Silva e do deputado José Milton Scheffer, com a coordenação do senhor Clésio presidente do CDL (entidade sempre foi contrária ao Contorno!).

O senhor Everton, secretário municipal de planejamento, fez a leitura de um documento (em anexo), elaborado por uma comissão criada pela administração municipal, onde apontam reivindicações mais direcionadas a sinalização e a revitalização do trecho a ser municipalizado.

Na sequência fizemos algumas observações, enfatizando a citação do prefeito em relação a existência da carta do Município de Araranguá (em anexo) enviada pelo então prefeito Mariano Mazzuco ao Ministro dos Transportes em 11/09/2008, solicitando medidas em relação ao contorno, quando então o eng. Avani Sá interferiu explicando que o DNIT respondeu a PMA solicitando um projeto sobre a revitalização do trecho, mas não receberam resposta. Frisei que além dos seis pontos mencionados na carta, havia necessidade de definir o domínio do trecho para o município poder debater a expansão urbana do Plano Diretor e assim transformá-lo em uma ''Super Avenida'' tipo a Centenário em Criciúma, considerando que Araranguá é a Cidade das Avenidas (oportunamente pedi ao prefeito a criação do inovador Conselho da Cidade).

Continuando mencionei o documento da ONG Sócios da Natureza (em anexo entregue ao DNIT), do qual contemplava as reivindicações dos comerciantes, principalmente a implementação de uma sinalização e iluminação mais adequada nos três acessos e as preocupações com a qualidade e a dinâmica dos acessos norte e sul (considerados os principais para Araranguá, enquanto que o da rodovia SC 449 é secundário), que precisam ser ajustados para evitar transtornos e acidentes aos usuários, por conseguinte causando prejuízos para Araranguá.

Continuando mencionei o fato do ''Contorno de Araranguá'' ser um caso único em termos de rodovias federais, que por si só possui características especiais em relação ao outros acessos urbanos com dinâmicas já consolidadas, enquanto que em Araranguá houve uma significativa mudança de trajeto rodoviário, fazendo com quer o empreendedor DNIT dedique mais atenção as justas reivindicações dos comerciantes, mas principalmente a segurança dos usuários da rodovia, que ''comprovadamente está mal construída conforme as imagens anexadas'' 

Conclui pedindo que a empresária Lilian Mazzuco fizesse a leitura das prioridades que o grupo (Suzi, Lilian, Luziana, Alysson e Tadêu) havia elencado antes da reunião, iniciando com a imediata e urgente implantação de sinalização e iluminação, seguida dos ajustes nas pistas de acesso e o início do processo de municipalização do trecho mediante um projeto de revitalização, com a participação dos segmentos organizados envolvidos no processo. Neste momento o prefeito comentou que não havia necessidade da participação da sociedade, quando frisei que era apenas para dar sugestões, como local e informações nas placas e portais.    

Novamente o eng. Avani Sá respondeu que o afunilamento é proposital para que os motoristas reduzam a velocidade. Não concordo que utilizem um critério extremamente perigoso para os usuários acessarem suas cidades, vejo nisto uma desculpa inconveniente. Noutro momento voltei a dar ênfase nesta questão que é de extrema relevância, quando o superintendente Vissilar respondeu que avaliará os quesitos técnicos apontados, porém pela posição do eng. Avani Sá não promoverão nenhuma mudança ou retificação nas pistas dos acessos (neste momento percebi que realmente devemos recorrer ao MPF/Criciúma, que já possui um ''procedimento'' em relação às irregularidades do Contorno...).



O deputado José Milton Scheffer propôs o encaminhamento para a comissão iniciar a elaboração de um projeto com prazo de 90 dias para ser entregue ao DNIT. A comissão ficou encarregada de elaborar o projeto, mas confesso que não entendi muito bem esta parte se seria apenas no tocante a sinalização/iluminação ou já incluiria a revitalização...!!!???

Conclusão: o atraso realmente prejudicou o encontro entre o DNIT e a sociedade civil, pois tudo foi abreviado em função do adiantado horário para o almoço, quando mais pessoas poderiam ter se manifestado no sentido de dar mais clareza aos pontos levantados. Enquanto isso os comerciantes do trecho arcarão com o prejuízo, fato que ocorreria de forma ainda mais intensa se fosse duplicado no traçado original, porém a má construção das pistas de acesso e a ineficiente sinalização prejudica os comerciantes, que sequer foram convidados a manifestarem-se. Naturalmente que os interesses políticos institucionais se sobressairão aos interesses e preocupações dos comerciantes e empresários afetados com a mudança, como também sobre as questões socioambientais sempre relegadas!

Vamos torcer para que ocorram avanços, mas mediante o cenário da reunião veio à lembrança das várias outras que realizávamos com os técnicos do DNIT, sempre contestando nossas manifestações sem que concluíssemos o raciocínio, ou seja, nunca admitiam críticas!!! Quando por duas vezes propusemos irmos ao local, não houve sequer nenhuma concordância! O descaso está flagrante mesmo com a aparente boa vontade do Pretto, mas como deixaram as empreiteiras fazer serviço em desacordo com os projetos agora à população usuária sofrerá com as irregularidades e defeitos da duplicação, que se diga, são em todo o trecho!   

O Movimento pró-Araranguá formado pelas 49 entidades só obteve a conquista do Contorno por causa do BID, pois nunca nenhuma ação política municipal, estadual ou federal nos foi favorável. As atuais reivindicações poderão até serem atendidas, porém não acredito que contemplarão as ''reais preocupações dos comerciantes localizados às margens do trecho''. Trecho que deve ser ''devidamente revitalizado e valorizado'' como, por exemplo, com a instalação de um terminal rodoviário estadual como sugerimos na ocasião, junto às outras propostas mencionadas pelo prefeito de Araranguá Sandro Roberto Maciel.
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Ofício nº 0025/2014



ILMO. SENHOR VISSILAR PRETTO
SUPERINTENDENTE DO DNIT - SC
FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA


            Inicialmente agradecemos sua visita a nossa hospitaleira Araranguá atendendo a solicitação que o grupo de araranguaenses formulou na visita à sede do DNIT, em 29/04/2014, quando vossa senhoria cordialmente nos recebeu prometendo vir verificar ''in loco'' as reivindicações apresentadas juntamente com o deputado estadual José Milton Scheeffer, que atendendo o apelo da empresária Suzi Becker e Richard Becker, convidou também o empresário Alysson Clezar e o representante do grupo Mazzuco Diego Salvaro, contando ainda com a presença do presidente do Poder Legislativo Ozair Banha da Silva.
           
            Como é de seu conhecimento, o Contorno de Araranguá é uma conquista de segmentos organizados da Sociedade Civil Araranguaense, que a partir de 1998 passaram a propor alternativas rodoviárias para a duplicação da BR-101 que não fosse pelo traçado original, gerando conflituosos debates em reuniões e audiências públicas sobre as vantagens e desvantagens econômicas e socioambientais.
           
            Depois de vários anos a definição só ocorreu quando uma missão do BID esteve aqui em Araranguá ouvindo ambas as partes e decidindo pelo Contorno Oeste como apontado pelas 49 entidades mais representativas da Sociedade Civil araranguaense.       
           
            A ONG Sócios da Natureza desde o início da construção do ''Contorno de Araranguá'', assim como vários outros segmentos da Sociedade Civil Araranguaense tem acompanhado o dinâmico e magnífico processo de engenharia empreendido pelo DNIT/MT, ora registrando com fotos ora filmando o desenvolvimento da obra, vem através deste ofício solicitar juntamente com outras entidades assinadas abaixo, urgentes melhoramentos nos acessos da duplicação da BR-101 ao perímetro urbano do Município de Araranguá.     
           
            Faz-se necessário os técnicos do DNIT/MT entenderem que o Contorno de Araranguá é um caso único e exclusivo no país, portanto as reclamações da população, seja oriunda dos comerciantes/empresários seja da cidadania, são mais do que justas e pertinentes!
           
            Além dos pontos mencionados na carta enviada na administração anterior em 2008 ao ministro dos transportes (em anexo) e do oficio assinado por outras entidades araranguaenses (também em anexo) apontamos aqui uma série de solicitações ao DNIT/MT, no sentido de aperfeiçoar os acessos de entrada e saída de Araranguá junto à duplicação da BR-101.

ACESSO NORTE
PONTO 01
            No acesso norte sugerimos o alargamento da pista lateral direita como forma de facilitar a saída dos veículos da pista principal para entrar em Araranguá, pois a atual forma é perigosa e imediata, fazendo com que muitos motoristas passem sem perceber ou quando percebem a entrada não oferece segurança.
PONTO 02
            Como a passagem por baixo do elevado tem uma curva de 90 graus, portanto muito acentuada para uma entrada considerada de grande tráfego, tendo ainda uma via que mais parece estar na contramão, sugerimos a transferência da passagem para a estrada da Sanga do Marco que encontra o trevo da loja Couropelle.
PONTO 03
            Construir uma rótula no acesso ao bairro Barranca que interliga com a nova ponte em a loja Couropelle, pois no local já ocorreram vários acidentes com morte...

 ACESSO SUL
PONTO 01
            A ondulação existente antes do ponto de confluência do Contorno e a entrada para Araranguá dificulta a visualização dos motoristas que trafegam no sentido sul norte, complicando ainda mais com a ausência de sinalização adequada para definir com clareza os dois destinos. Solicitamos a retificação da pista de modo que os usuários passem a ter antecipadamente uma visualização ampla do início do Contorno de Araranguá e do acesso ao perímetro urbano de Araranguá.

OBS. Para melhor clareza dos pontos levantados sugerimos uma vistoria no acesso sul e no norte acompanhada por representantes dos segmentos interessados...


 Sócios da Natureza ONG
CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
 instituído pelo ICMBio e MMA)
Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
 a vice da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) além de ser
 Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA
''Eleita para ocupar a vaga pertencente ao CONAMA no Conselho deliberativo do FNMA para 2014/2015"
CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº , 1817 de 15 de junho de 1998
‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 000 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053

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                                                                ARARANGUÁ-SC, 16 DE MAIO DE 2014.

Ilmo. Sr.
Superintendente do DNIT
Vissilar Pretto
Florianópolis-SC

                       Conforme reunião realizada as 14h do dia 05 de maio de 2014, no auditório da CDL em Araranguá, onde estavam presentes, o Prefeito Municipal de Araranguá Sandro Roberto Maciel, Deputado Estadual José Milton Scheffer, Presidente da Câmara de Vereadores Ozair da Silva, Presidente da CDL Clésio Motta, Representante dos Empresários diretamente impactados pela reivindicação Lilian Mazzuco, Representante do Presidente do SINCOVALE Lúcio Alves, Representante do Presidente da ACIVA Kleber Frigo, Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Araranguá Everton José da Silva e demais vereadores e empresários, apresentam as reivindicações exaustivamente discutidas para que as providências sejam tomadas de forma URGENTE, garantindo assim a segurança dos trechos do desvio da BR 101, bem como do trecho antigo da BR 101, que seguem abaixo:
                      TRECHO ANTIGO DA RODOVIA:
1 – Rotatória de acesso ao bairro Barranca com iluminação e sinalização (acesso norte),
2 – Retirada da rotatória do acesso sul. Neste mesmo local  sendo o nosso pedido, a solicitação da segunda faixa até a proximidade do trevo do Aravest, sendo uma faixa para quem vem do Rio Grande do Sul e a outra faixa  para quem está em sua mão descendo do viaduto. Lembrando que as duas pistas são sentido sul/norte, já que tem existente outra no sentido norte/sul. Bem como a completa iluminação deste trecho.
3 – Limpeza e capina em todo trecho,
4 – Pintura da faixa em todo o trajeto,
5 – Atendimento pela Polícia Rodoviária Federal, neste trecho, garantindo assim a sua segurança,
6 – Revitalização total do trecho (iluminação, asfaltamento das vias laterais),
7 – Recuperação total da ponte sobre o Rio Araranguá, inclusive de sua parte estrutural, cabeceiras e guarda-corpo,
8 – Alargamento da pista antiga, na saída do acesso norte, no bairro barranca.
                       TRECHO  NOVO DA RODOVIA:
1 – Melhoria e aumento de sinalização terrestre e aérea nos acessos norte, central, sul, e acesso a Rodovia Tinho Réus no referido trecho,bem como colocação de placas indicativas a 2 km nos acessos sul e norte,“Araranguá mantenha se a direita”
2 – Iluminação destes acessos (entradas e saídas),
3 – Criação e colocação de portais, indicando o acesso ao Município de Araranguá e demais Municípios,
4 – Colocação de guard-rails, nas entradas e saídas dos quatro acessos do Município de Araranguá,
5 – Redefinir o acesso sul ao Município de Araranguá, garantindo maior segurança e acessibilidade,
6 – Colocação de tachões no trecho criado para o acesso norte , na pista localizada sob o viaduto.
             Certos de que é de interesse comum a garantia da segurança e conforto no uso de nossas rodovias, bem como uma necessidade URGENTE do MUNICÍPIO de ARARANGUÁ, esperamos contar com a sua atenção nas providências para pronto atendimento do solicitado.
             Sendo o que tínhamos para o momento, reservamos votos de consideração.
                                                                 

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                   PREFEITO MUNICIPAL DE ARARANGUÁ
                           SANDRO ROBERTO MACIEL             

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                       SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO     
                            EVERTON JOSÉ DA SILVA       


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 DEPUTADO ESTADUAL               PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES
JOSÉ MILTON SCHEFFER                              OZAIR DA SILVA

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PRESIDENTE CDL                               REPRES. PRESIDENTE ACIVA
CLÉSIO MOTTA                                       KLEBER FRIGO

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REPRES. SINCOVALE                         REPRES. EMPRESÁRIOS


    LÚCIO ALVES                                      LILIAN MAZZUCO

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Ofício Nº 1189/2008.                                                             Araranguá, 11 de julho de 2008.


EXMO. SR. ALFREDO PEREIRA DO NASCIMENTO.
MINISTRO DOS TRANSPORTES / MT.
BRASÍLIA – DF.



Inicialmente a Administração Municipal de Araranguá integrante da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC, agradece o DNIT e o Ministério dos Transportes – MT, pela execução desta magnífica e importante obra de duplicação da rodovia BR-101, entre o município de Palhoça em Santa Catarina e Osório, no Rio Grande do Sul, que indiscutivelmente proporcionará o mais adequado escoamento da produção regional, fluxo de turistas, conforto e segurança para a locomoção da população, enfim, mais qualidade de vida e desenvolvimento para a região sul.
            A obra de duplicação da rodovia BR-101 em Araranguá – Sul de Santa Catarina, mais precisamente no lote de nº 28, será desviada do leito atual de acordo com o licenciamento emitido pelo IBAMA, que sugeriu a transposição pelo lado oeste do perímetro urbano, atendendo inclusive a reivindicação da sociedade civil organizada representada pelo Movimento Pró-Araranguá – formado pelas 49 entidades mais representativas do município de Araranguá.
Recentemente tomamos conhecimento de que o DNIT concluiu o projeto do desvio/transposição, modificado para se adaptar as violentas e históricas cheias do rio Araranguá, que sofrem efeito dique quando encontram obstáculos na dinâmica do transbordamento do leito do rio. Araranguá e a região sul do País sofrem com interdição da pista da rodovia BR-101 entre o Município de Maracajá e Araranguá, com transtornos sociais e econômicos imensuráveis às vezes com duração de até uma semana, já que o próprio leito da pista contribui para o represamento das águas.
             Em nome da Administração Municipal de Araranguá, venho através desta solicitar a Vossa Senhoria, que determine a realização de um estudo sobre o  trecho da rodovia BR-101 que não será duplicado ficando como via de acesso ao Município de Araranguá e, que autorize ao DNIT a executar as obras de melhoria estruturais e paisagísticas como medida compensatória sócio ambiental.
            Araranguá conta com a compreensão de Vossa Senhoria, para que a Administração Municipal possa com as melhorias solicitadas, transformar o trecho em sua principal via pública de acesso à cidade. 
            O trecho em questão têm 7.00 KM de extensão entre o KM 408 e KM 415, incluindo a ponte sobre Rio Araranguá com 200m de comprimento e duas marginais paralelas entre a ponte e o KM 415.
            Em contrapartida, a título de sugestão, um discreto estudo (em anexo) elaborado por técnicos da Prefeitura de Araranguá, aponta a necessidade de melhorias no trecho, como as descritas abaixo:
1.      restauração da pista na extensão dos 7 KM, entre o início do desvio na Família Carneiro até o encontro do desvio próximo ao Posto da Polícia Rodoviária;
2.      Pavimentação asfáltica das marginais entre a ponte e o acesso sul do desvio;
3.       Recuperação dos canteiros existentes no trecho;
4.       Recuperação do sistema de drenagem de águas pluviais;
5.      Restauração da ponte do rio Araranguá inclusive com melhoramentos para garantir a passagem de pedestres, como também o sistema de iluminação;
6.       Restauração da sinalização existente e complementação sinalizando o desvio;
A Administração Municipal de Araranguá reivindica também ao DNIT, a agilização no processo de municipalização do trecho em questão, para que se possível, a assinatura da transferência coincida com a inauguração da obra do contorno da sede do nosso município. A solicitação justifica-se tendo em vista outros aspectos legais para trabalhar com segurança a expansão urbana e, a dinâmica do trafego da cidade de acordo com as diretrizes do Plano Diretor e Estatuto da Cidade, que somente a partir deste ano passam a serem debatidos com a sociedade civil araranguaense após a conclusão do convênio entre o DNIT e a CODESC.
  
MARIANO MAZZUCO NETO

Prefeito Municipal