11 julho, 2014

'''A INSUSTENTÁVEL BELEZA DA POLUIÇÃO!!!'''

'''A INSUSTENTÁVEL BELEZA DA POLUIÇÃO!!!'''

Esta ''Insustentável Beleza da Poluição'' (mostrada nas impactantes imagens em anexo) quando chega ao caudaloso Rio Araranguá se disfarça em belos tons de 'Azul e Verde', porém continua não permitindo nenhum tipo de vida nos cursos d'água, resultante da alta acidez causada pelo baixo pH em toda Bacia Hidrográfica do Rio Mãe Luzia.
OBS. Algumas destas fotos foram utilizadas pelo juiz Paulo Afonso Brum Vaz que assinou em 2000 a sentença condenando as mineradoras a recuperarem o passivo ambiental da região carbonífera do sul de Santa Catarina. Após a publicação destas imagens na internet, jornais e livros, a grande maioria dos 'lagos ácidos' foram imediatamente aterrados!  

Um crime ambiental imperdoável, mas tolerável por quase toda a população, agradável aos políticos, governantes e aos poderosos donos de minas de carvão, que repassam o combustível 'ouro negro' fóssil para queimar na multinacional Jorge Lacerda 857 MW, gerando a energia mais cara de todas, altamente poluente e maior emissora dos gases efeito estufa.

Mais minas de carvão estão para serem abertas e ''nada de fato'' está sendo feito para reduzir estes agressivos impactos ambientais que contaminam os recursos naturais, comprometem a saúde pública, principalmente dos mineiros que ainda se submetem a uma espécie de trabalho perigoso e insalubre, por que não escravo?! Enfim, causam comprovados malefícios a nossa Biodiversidade!!!

Nós já fizemos quase de tudo que é possível ao nosso alcance para tentar conter esta brutal agressão ao meio ambiente, todavia não é fácil combater a ganância e os interesses do capital em jogo! Se tivéssemos apoio das instituições e órgãos públicos, mas principalmente da sociedade civil, quem sabe os desdobramentos seriam outros menos prejudiciais a integridade dos ecossistemas e a qualidade de vida do coletivo afetado.

OBS. Nossa região esta enquadrada como uma das 14 áreas mais poluídas do Brasil, de acordo com o decreto federal nº 85.206/1980, além de sofrer com a intensa e frequente violência das águas e dos ventos, após a ocorrência do furacão Catarina!

Tadêu Santos
Ativista Ambiental
Araranguá - SC, 11/07/14


Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental
CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
 instituído pelo ICMBio e MMA)
Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA 2014/2016) e
 a vice da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
 Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA
''Eleita para ocupar a vaga pertencente ao CONAMA no Conselho Deliberativo do FNMA para 2014/2016"
CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº , 1817 de 15 de junho de 1998
‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos do interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 000 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053
www.sociosnatureza.blogspot.com  www.tadeusantos.blogspot.com






  • COMENTÁRIOS EXTRAÍDOS DO FACEBOOK

  • Ivone de Luca Que triste amigo..Falta de consideração!
  • Tadeu Santos Pois então prezada Ivone de Luca, a maior prova do crime é a ausência da existência de vida de micro-organismos no curso d'água do Rio Araranguá.
    há 3 horas · Curtir · 1
  • Virginia Maciel Rodrigo Reis Lamentavel. Apesar de tudo nosso lindo rio resiste heroicamente. Ate quando???
  • Tadeu Santos Mas Virginia Maciel Rodrigo Reis, nosso rio deixou de resistir já faz tempo, desde quando deixou de permitir a vida em seu leito, principalmente de peixes!
  • Saulo De Luca Cadê às autoridades e os representantes públicos?
  • Joel Mattos Vergonha isso ...total descaso com o meio ambiente
  • Tadeu Santos Caro Saulo, sempre que tenho a oportunidade de questioná-los respondem que estão tomando providências... Ou seja, enrolam, pois não tem coragem de enfrentar os interesses carboníferos. Um outro exemplo que esqueci de mencionar é a Mídia que divulga ap...Ver mais
  • Tadeu Santos ...lembrando ainda que não é apenas o prefeito de Maracajá que é contra a realização de uma audiência pública em Araranguá sobre a Mina Maracajá, que penetrará o subsolo araranguaense para extrair carvão, pois existem araranguaenses que concordam e defendem o setor carbonífero, não interessando se poderá comprometer os lençóis freáticos e aquiferos, até mesmo o sistema lagunar do território de Araranguá...
  • Denilson Roque Tadeu meu amigo, com certeza os Petralhas ja acertaram a comissao com as Carboniferas. Minas de carvao na nossa regiao ja e uma realidade. Mais meus parabens pela luta dos Socios da natureza em pro do nosso meio ambiente.