15 julho, 2014

125 MIL VISITAS / MORRO AZUL / TRACTEBEL - SUEZ / TARRAFEAR / ROJÕES QUE MUTILAM / COISAS DA COPA 2014

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 15 de Julho de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’



(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


125 MIL VISITAS
            ATINGIMOS 125 MIL VISITAS EM NOSSOS BLOGS, ALÉM DAS CURTIDAS E COMENTÁRIOS NO FACE, A LEITURA NO JORNAL ''O TEMPO'', NO SITE DA ''CONTATO'' E EM OUTROS QUE PUBLICAM E DIVULGAM A COLUNA ''CIDADANIA AMBIENTAL''. MAIS UMA VEZ AGRADECEMOS A TODOS QUE NOS PRESTIGIAM COM SUAS LEITURAS!

MORRO AZUL PODERÁ SER OCUPADO DE FORMA IRREGULAR!!!

            Um dos pontos paisagísticos mais estratégicos do perímetro urbano de Araranguá não é devidamente reconhecido pela FAMA que liberou a ocupação imobiliária em um local que deveria ser um espaço de lazer público, como um mirante, por exemplo, já que é o ponto mais alto do perímetro urbano, além de possuir um riquíssimo remanescente de Mata Atlântica.

         O '''Direito de Preempção''' previsto pelo Estatuto da Cidade, Lei 10.257/2001, é um instrumento que confere em determinadas situações o direito de preferência para adquirir, mediante compra, um imóvel que esteja sendo colocado à venda pelo proprietário. O direito visa conferir ao poder público municipal a preferência para adquirir imóvel urbano em razão das diretrizes da política urbana estabelecidas no Plano Diretor.

            A Prefeitura de Araranguá, junto com a FAMA, deveriam reconhecer o local como de interesse paisagístico e ecológico pela relevância da diversidade da avifauna, decretando como Área de Preservação Especial, pois qualquer estudo apontará a extrema necessidade de conservação ambiental e paisagística do Morro Azul, até pouco tempo atrás considerada uma APP pela legislação brasileira que foi alterada pelo atual Código Florestal.     


TRACTEBEL/SUEZ INSTALA UMA USINA RENOVÁVEL SOLAR AO LADO DA JORGE LACERDA 857MW, A MAIOR TÉRMICA A CARVÃO DA AMÉRICA LATINA, LOCALIZADA EM CAPIVARI DE BAIXO, NO SUL DE SANTA CATARINA!!!
            Parabéns pela renovável iniciativa, porém continuam sendo co-responsáveis pela tragédia ambiental no sul de Santa Catarina ao continuarem queimando carvão mineral para gerar a mais poluente e mais cara de todas fontes da Matriz Energética Brasileira.  






ROJÕES QUE MUTILAM
            Vários municípios no país estão proibindo rojões explosivos, permitem apenas fogos de artifício nas comemorações! Algum vereador araranguaense estaria disposto a apresentar um projeto para reduzir os riscos que este ato pode causar? E, assim, acabar com o pânico criado com o ruído ensurdecedor?  



TARRAFEAR
         Tarrafear é uma arte, talvez milenar, pois o pescador precisa de muito treino para adquirir a técnica de arremessar, de modo que este utensílio caia de forma plana na água onde possa existir uma concentração de peixes.
         Existe uma legislação específica que controla os abusos, determinando épocas recomendadas, denominadas de defeso da reprodução de peixes e/ou espécies nativas! 
         Na foz do Rio Araranguá, Ilhas e Morro Agudo, esta prática faz parte do ritual da pesca artesanal, por isso dedico a todos os pescadores que usam tarrafas adequadas!


COISAS DA COPA 2014:
            Vejam o grosseiro erro anunciando na página inicial do G1: Holanda e Alemanha para às 17:00h na arena do Corinthians, quando seria Holanda e Argentina. 
OBS. Isto é no que dá idolatrar valores individuais, quando o futebol é um esporte coletivo!!! 
            Os interesses financeiros comprometem a essência do esporte, principalmente do futebol, prejudicando outros esportes deste país que sediará as Olimpíadas em 2016 e que certamente ficará entre os últimos como sempre. Porém a grande maioria não considerará uma tragédia como esta da Seleção de Milionários do Futebol Brasileiro, que queria ser HEXA, mas foi HEPTA (7x1) em política esportiva individualista e midiática!
            Sou leigo em futebol, mas patriota em defender os reais interesses do coletivo do meu país.

POSTADO NO FACE ANTES DA HUMILHANTE TRAGÉDIA:
            '''Eu estava torcendo por um país que ainda não tivesse ganhado nenhuma copa, desde que este apresentasse um futebol bonito e dinâmico, ou seja, atrativo e inovador! Mas nas finais só dá os mesmos de sempre. A Colômbia do James e a Costa Rica do Ortiz tiveram a oportunidade de avançar, mas seus respectivos craques não foram suficientes porque o futebol é um esporte coletivo, o grupo de jogadores precisa estar integrado, mas principalmente jogar bem!
'''A seleção da Alemanha merecidamente venceu os ''abusados'' argentinos (com exceção do autista Messi e do caridoso Chico), resultando em uma histórica lição a seleção brasileira que endeusa seus jogadores, mesmo sem serem craques como Pelé, Zico, Ronaldo's e tantos outros que contribuíram com futebol bonito e de raça para conquistar o pentacampeonato mundial.'''     

TRANSCREVO SENSATOS COMENTÁRIOS:
Reginaldo Porto Alegre sobre a saída do Neymar
            Tem um lado positivo. O Brasil precisa ser uma equipe, não um time que depende de apenas um jogador. Está havendo uma idolatria do Neymar. Isso só é bom para os anunciantes que faturam sobremodo. Notaram a superexposição dele? Agora ele vai descansar, amadurecer e a seleção tem a chance de ser realmente coletiva.

            Recebo, com alegria, a chegada do futebol brasileiro no fundo do poço. Por pura falta de outra opção, há de se tomar um impulso e reinventar a sua subida. Há muito tempo que o nosso futebol está doente e não convence. E os nossos jogos não exibem mais futebol, mas, sim, produtos fabricados pela mídia que, normalmente, duram o tempo de uma mentira. Até que durou muito, tamanho o poder da publicidade. Mas, não é possível se valer - pro resto da vida - de glórias que nossos craques do passado, incluindo os técnicos, conquistaram na raça, no talento, no respeito pela camisa, no amor pelo esporte. Até onde eu sei, não se joga bola num palco de teatro, e nem se faz teatro num campo de futebol. Considero o futebol como uma poderosa ferramenta de encaminhar crianças e jovens no caminho do BEM. Tomara que o Brasil retome essa responsabilidade.

Vitorf (sobre a substituição do Felipão)
Do que adianta ... PODE VIM O TÉCNICO QUE FOR PARA SELEÇÃO... não é ele mesmo quem vai convocar a seleção brasileira!! Seleção brasileira não joga mais pelo país, joga pela CBF e seus interesses, joga pelos empresários que querem ver seus 'CRAQUES" convocados. O Futebol brasileiro já há um tempo virou algo muito mais do que um esporte, é uma máfia só ...enquanto muitos de nós apaixonados pelo futebol deixamos nos levar pela ilusão, presos a um passado muito magnífico de quando sim ... o futebol não tinha essa nuvem negra. Hoje duvidamos de muitos resultados tanto dentro de campo como fora dele.