19 novembro, 2013

QUE SERÁ, QUE SERÁ!!! (...desabafo de um Araranguaense contra o Poder Público!)

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 19 de Novembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE,
OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO’’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



QUE SERÁ, QUE SERÁ!!! (desabafo de um Araranguaense contra o Poder Público!)
            Parodiando a politizada música do Chico Buarque estou muito preocupado com o futuro do Rio Araranguá da mesma forma que o autor estava com o país na época da ditadura. Ao publicar foto do rio no Facebook foi com o propósito de chamar atenção da população e do poder público, tanto para os cidadãos que aqui vivem como para os araranguaenses que estão geopoliticamente distantes, do qual aproveito para informar que aqui nada mudou!!!

RIO ARARANGUÁ - Como se percebe na foto mostrada ao lado a paisagem e a água esverdeada é a mesma, o Rio Araranguá continua belo, mas teimosamente sendo poluído por municípios à montante da bacia hidrográfica. Esta contínua brutal agressão ao Rio Araranguá é intolerável e imperdoável!  A água é um recurso finito, por isso já existe escassez na bacia do Rio Araranguá, haja vista a barragem do Rio São Bento e o projeto do Rio do Salto. Com o pH baixo a água se torna ácida, portanto imprópria para qualquer uso, como a agricultura, pois nem micro-organismos conseguem sobreviver, imaginem então peixes? Peixes que poderiam complementar a escassa ceia alimentar das pessoas de baixa renda. 



TENTATIVA EM VÃO - A ideia inicial da Fundação Ambiental foi para combater as inúmeras agressões aos recursos naturais do município, principalmente ao Rio Araranguá e seu sistema lagunar, inicialmente com programas de educação ambiental, objetivando a redução dos impactos e buscando o equilíbrio ecológico.
            Tentei enquanto estive na FAMA elaborar um diagnóstico socioambiental para conhecer os conflitos e potencialidades do Município de Araranguá, mas não recebi apoio de ninguém e sozinho não é possível e nem recomendável realizar documento de tamanha relevância e utilidade para o Município de Araranguá.

O ATUAL QUADRO - Nem a atual ou outras administrações fizeram algo para impedir o caos ecológico, ou seja, os responsáveis pela sua proteção nada fazem para impedir esta brutal agressão ao maior patrimônio socioambiental, turístico e econômico do Município de Araranguá, o mesmo descaso e tratamento dado ao santuário ecológico do Morro dos Conventos, com vários conflitos...
            A omissão não é apenas uma forma de descaso, é também irresponsabilidade ou indisposição, porque afinal está em jogo a integridade e a soberania do Município de Araranguá, que é agredido sistematicamente em seu território pelas poluentes minas de carvão, que não bastasse o mal que causam mesmo distante, aqui pretendem se instalar. Sabe-se que este setor foi responsável pela derrubada da soberana Lei Municipal que proibia extração no território araranguaense (ADIN). O que não entendemos é que apesar de tudo este famigerado setor, denominado de SIECESC, recentemente foi valorizado em evento do Dia Mundial do Meio Ambiente de Araranguá (Uma vergonha como diria o Chico...).
            Não apenas a FAMA deveria tomar as devidas providências, mas o Ministério Público também. Não temos conhecimento de nenhum programa ou projeto para reduzir os impactos ambientais ao caudaloso, azulado e esverdeado curso d'água que sinuosamente passeia em território araranguaense e desemboca no mar carregado de agrotóxicos, esgoto e lixo, mas principalmente de metais venenosos como o mortal mercúrio, por exemplo, oriundo da mineração do carvão. Se caso existir algum, peço perdão e passo a me dispor a contribuir com o sucesso do mesmo!
            ''Carta ao Prefeito'' talvez seja o único documento do gênero protocolado na Prefeitura de Araranguá, do qual não recebemos resposta as recomendações e propostas, no sentido da preservação e revitalização ambiental e na busca por uma melhor qualidade de vida à população araranguaense. Apostávamos no processo de construção de uma rede social pela sustentabilidade municipal (ou das Cidades Sustentáveis!) ou não mais será implementado? Esclareço que não é costume dos prefeitos anteriores responderem cartas à população, mas agora existe a Lei de Acesso à Informação que determina a obrigatoriedade de respostas.



O QUE ESTÁ SENDO FEITO - Assisti a apresentação das ações do GTA na assembleia do Comitê de Bacia CGBHRA 14/11/2013 e mais uma vez constatei que são apenas milhares de dados e mais dados, mas nada de fato estão fazendo efetivamente para recuperação do passivo ambiental, de acordo com a sentença de 2000 assinada pelo brilhante Dr. Paulo Afonso Brum Vaz, do qual tive o privilégio de repassar várias imagens dos rios e lagos ácidos e muitas informações sobre as degradações ambientais... e que o prazo foi prorrogado para 2020!!!
            Encaminhamos proposta à plenária do Comitê para o envio de documento ao GTA solicitando estudos e pesquisas a respeito da possível contaminação no DNA do arroz com a água ácida carregada de metais pesados, como o ferro e mercúrio, por exemplo, como também uma explicação técnica bem fundamentada de por que o pH continua baixo no encontro do Itoupava com o Mãe Luzia? 
            Uma das nossas esperanças para a redução dos índices de poluição está no ''Plano de Bacias'' que se inicia com recursos do Banco Mundial, louvável iniciativa que obriga o Estado a ter planos para os recursos hídricos como contrapartida aos convênios estabelecidos, ou seja, se dependesse apenas da Administração Estadual, a Bacia do Araranguá não seria contemplada com este avanço na classificação dos recursos hídricos e de outras regulamentações de acordo com a Lei 9.433/97.  Outro projeto de relevância que será implementado em 2014 na bacia é o TSGA II da UFSC, com a participação da sociedade civil objetivando apoiar e educar o adequado uso da água no meio rural.



CONCLUSÃO - Se nossa Moção contra a exploração e a queima de combustíveis fósseis for aprovada no dia 27 próximo, quando ocorrerá a última plenária do CONAMA, a usaremos devidamente assinada pela ministra para defender o Rio Araranguá em todas as esferas possíveis, inclusive judiciais (já que agora temos Defensoria Pública!), mesmo que esta medida venha criar restrições em âmbito nacional à Administração Municipal de Araranguá, pois consideramos a ''Revitalização do Rio Araranguá'' como uma prioridade máxima, não apenas por questões ambientais, mas também sociais, de saúde, turísticas e econômicas!
           
            Chega de proteger (politicamente) mineradores e sindicatos!!! 
            Araranguá precisa melhorar sua qualidade de vida, sua real sustentabilidade, tendo de volta um rio saudável, com peixes, com captação para o abastecimento humano, para a agricultura e indústrias, com ancoradouros que motivem a navegabilidade e competições náuticas, desde a canoagem até o remo, por exemplo! 
            Estou mais uma vez Exercendo Cidadania e os meus Direitos de Liberdade de Expressão! ...ou serei ''novamente'' censurado e processado por expor minhas construtivas concepções, convicções e opiniões socioambientalistas e libertárias, denunciando degradadores, omissos, covardes, corruptos e ética e personalisticamente contrárias aos fisiologismos partidários da extrema direita e extrema esquerda deste nosso glorioso Brasil!!!

Tadêu Santos - Ativista Socioambiental
Cidadão Araranguaense por Decreto em 2004
Conselheiro do CONAMA e do FNMA (2014/2015)
Integrante e fundador do Comitê de Bacia do Araranguá
Vice da FEEC e Conselheiro da APA da Baleia Franca
Integrante de vários outros democráticos espaços coletivos
Autor do blog SOCIOAMBIENTALISMO (com quase 100 mil visitas)
(Presidente do COAMA e Integrante da ONGSN)

















TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

§  RECICLAR É PRECISO E NECESSÁRIO... MAS DIGO TAMBÉM IDEIAS!!!
§   
§  MOMENTOS QUE JAMAIS A GENTE ESQUECE COMO QUANDO A MISSÃO DO BID ESTEVE EM ARARANGUÁ E MOSTRAMOS POR ONDE QUERÍAMOS, COMO SOCIEDADE CIVIL, QUE A DUPLICAÇÃO...
§   
§  OS CINEMAS DO NOVO SHOPPING PROPORCIONARÃO TAMBÉM PROGRAMAÇÃO ARTE???
§   
§  A DECISÃO DE CONTROLE DE NATALIDADE NA CHINA É UMA DAS ATITUDES MAIS INTELIGENTES DA HUMANIDADE!!!
§   
§  SURPREENDE-ME QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM EM AQUECIMENTO GLOBAL...
§   
§  CHAMINÉ BELINZONI É PATRIMÔNIO CULTURAL ARARANGUAENSE DO SETOR INDUSTRIAL PRÓSPERO NAS DÉCADAS DE 50, 60 E 70 E ESTÁ AMEAÇADO DE DEMOLIÇÃO.