28 novembro, 2013

PROGRAMA NACIONAL PARA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS / SEJA CIDADÃO ATUANTE, LIGUE 190 QUANDO ESTIVER SENDO INCOMODADO COM BARULHO / CALÇADAS ABANDONADAS...

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 26 de Novembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE,
OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO’’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


PROGRAMA NACIONAL PARA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS
            O Departamento de Coordenação do SISNAMA (DSIS), na pessoa de sua Diretora Silmara Vieira da Silva, promoverá reunião com as Entidades da Sociedade Civil do CONAMA no dia 26 de novembro sobre ''PROGRAMA NACIONAL PARA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS'', via o Programa BRASIL+20 que tem como objetivo principal elaborar, com cooperação interinstitucional e intergovernamental, a Política Nacional para Municípios Sustentáveis, articulando políticas setoriais, dialogando com as diferentes realidades municipais brasileiras e induzindo a cooperação interfederativa para gestão do território. Tentarei como Conselheiro do CONAMA sugerir a implementação de Diagnósticos Socioambientais para cada município deste país.

MOMENTOS QUE A GENTE JAMAIS ESQUECE!
           
As imagens captadas domingo, dia 17/11/2013, mostram o local onde será o início do desvio ou contorno da Duplicação da BR-101 em Araranguá, ressalta-se que pela primeira vez um projeto de domínio federal é substancialmente alterado para atender uma reivindicação da Sociedade Civil Organizada. Uma das imagens aponta exatamente onde paramos na ocasião para mostrar aos técnicos da Missão do BID, do DNER (atual DNIT), do Ministério dos Transportes e das empreiteiras. Neste momento, com um mapa e apontando a direção, se percebeu que nossa proposta estava começando a avançar ao apresentarmos as várias razões e justificativas que nos levaram a criar o movimento para evitar que a super rodovia da Mercosul passasse por dentro de Araranguá. Na ocasião 49 Entidades entregaram documentos pelo desvio e apenas 7 se posicionaram contra.
            Apenas para lembrar algumas razões: Uma outra ponte; Eliminar os transtornos de interdição de pista com as cheias; Redução dos índices de poluição sonora emitidos pelos caminhões que o IME constatou que 99% não paravam em Araranguá, apenas passavam; Evitar a possibilidade de uma intensa desagregação social e econômica; Acidentes com pedestres; Facilidade de acesso aos turistas, entre tantas outras vantagens...  

PARA DENUNCIAR barulho UTILIZE O ARTIGO 42 DA LEI DE CONTRAVENÇÕES PENAIS 
            Seja Cidadão Ativo e Atuante quando se sentir incomodado com barulho (poluição sonora), seja lá qual for a procedência do ruído, ligue para o 190 e reclame baseando-se no Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, pois esta lei não exige decibelímetro para medir a intensidade dos ruídos. Tem também a Lei de Crimes Ambientais nº 9.985/98...

Artigo 42 da Lei das Contravencões Penais - Decreto-Lei 3688/41

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

CALÇADAS ABANDONADAS (Uma via pública intermediária com a propriedade privada...)
            Administradores municipais priorizam em suas gestões a construção de pontes, asfalto ou qualquer obra que considere importante para sua trajetória política! Existem várias deficiências ou ausências nas gestões, como dedicação a preservação ambiental que nunca está na lista, comunicação direta com a população também não, entre tantas outras. Mas o que nos leva a tratar deste tema são as calçadas de uma cidade, uma via pública abandonada pelo poder público e pelos proprietários dos imóveis.
            Nossas calçadas são mal construídas, priorizam o acesso aos estabelecimentos comerciais ou as residências sem propiciar comodidade e segurança aos que transitam, ou seja, os pedestres, principalmente aos deficientes físicos. São esburacadas porque não recebem manutenção e são sujas, digo sujas porque não são lavadas e com muito lixo jogado pelos transeuntes! 
            Este conflito foi debatido no Plano Diretor quando chamamos atenção para o fato de que os políticos governantes só se preocupam com asfalto para o automóvel, que a falta de planejamento coloca asfalto até nas faixas de estacionamento, quando deveria ser apenas nas pistas de rolamento.     

FECHAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO!
           
A polêmica questão da invasão da praia do Morro dos Conventos está ''bombando nos grupos do Facebook, E-mails, Blogs e na Mídia''.
            Isto é muito saudável para a dinâmica da democracia municipal não-governamental, a população precisa participar da busca de soluções para '''todos os conflitos existentes no município'''.
            Observando que a dinâmica ocorre porque respectivos segmentos organizados provocaram e/ou mobilizaram. Para as reuniões de grupos que definem seus respectivos interesses e depois entre si como forma de encontrar o equilíbrio, alertamos que sejam carregados de humildade, respeito e tolerância!
            Os mesmos devem exercer pressão sobre os servidores públicos, sejam eles concursados ou politicamente indicados.
            O MPF está demonstrando não querer se manifestar talvez por precaução, atitude característica dos Procuradores da República, muito menos o órgão responsável da Prefeitura de Araranguá, acredito que por problemas políticos ou quem sabe mesmo por despreparo!!!

CONCLUÍMOS que num primeiro momento a PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ deveria urgentemente colocar placas informativas e orientativas em pontos estratégicos do Morro dos Conventos, possibilitando a Polícia Militar (a única atuante) promover mais blitz efetuando o que deve ser efetuado. Caso não resolva o conflito gerado com a invasão da praia de ''forma animalesca'' (desculpem os Animais por utilizar esta expressão!), passaremos a defender a alternativa de impedir que a APP seja impactada conforme prevê a legislação ambiental brasileira e municipal.   

Obs. ÚLTIMA PLENÁRIA DO CONAMA DE 2013

Estarei em BSA entre 25 e 28 onde orgulhosamente estarei participando da última plenária do CONAMA do ano de 2013, do qual comentarei na próxima edição...