05 novembro, 2013

CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA ILHA DE SANTA CATARINA - PNMA II - FNMA - JUAN E EVITA, UMA HISTÓRIA DE AMOR

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 05 de Novembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta! 


'''AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE,
OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO''' 


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


PNMA II

No dia 31/10/2013 participei da última reunião ordinária da Comissão de Supervisão do PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (PNMA II) que tratou da Reestruturação do Programa, da situação atual da carteira de projetos e da deliberação de novos projetos com recursos oriundos do Banco Mundial ao meio ambiente do país. O coordenador da Comissão de Supervisão enfatizou que o mapeamento das competências estaduais está avançando, como também do Portal Nacional do Licenciamento Ambiental – PNLA, concluindo com a pesquisa de abrangência internacional sobre os modelos de licenciamento de outros países. A pesquisa busca aprimoramento de outras experiências considerando a semelhança entre biomas e aspectos culturais das populações.
OBS. Deixei proposta encaminhada no sentido de estudar programa que avalie os malefícios que a população sofre com as atividades de alto impacto na biodiversidade, como forma de destinar investimentos que reduzam os níveis no sentido da prevenção e da economia em gastos com tratamentos que podem ser evitados.
OBS. Outra proposta que estamos elaborando aborda a isenção de impostos incidentes sobre produtos elaborados com material reciclado ou reaproveitado, como forma de incentivo ao setor, objetivando, assim, a preservação dos recursos naturais.

CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA ILHA DE SANTA CATARINA
No dia 01 de novembro de 2013 cheguei de Brasília em Florianópolis onde participei de três reuniões com pautas diferenciadas, das quais foram anteriormente agendadas entre os responsáveis pelas entidades, associações e movimentos. São graves os conflitos socioambientais na ilha de Santa Catarina, porém tem alguns que estão passando dos limites.
A primeira reunião atuei como cidadão ambientalista, enquanto que os outros dois foram como Conselheiro da República pelo CONAMA, como representante da Região Sul do Brasil (PR, SC, RS). Na ASSOCIAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS E MORADORES DE JURERÊ INTERNACIONAL (AJIN) recebi todas as informações a respeito dos Beach Clubs, com ênfase na ACP que impetraram em 2008 contra a Habitasul. No dia 30 foram recebidos pelo prefeito de Florianópolis. Já sobre o conflito na Ponta do Coral, também chamado de Três Pontas, ouvi e recolhi informações de lideranças representantes de movimentos contrários ao empreendimento proposto, mas com alternativas ao uso e ocupação do ecossistema local.

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA O FNMA
ONG Sócios da Natureza foi eleita por aclamação pelas entidades da Sociedade Civil a titularidade da cadeira do CONAMA no Conselho Deliberativo do FNMA, tendo a ABES como suplente. A nossa posse ocorrerá na próxima plenária do CONAMA no dia 27 de novembro de 2013, com mandato de dois anos a partir de 2014, podendo ser renováveis.


OBS. O Fundo Nacional do Meio Ambiente criado há 24 anos, é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. O FNMA é uma unidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado pela lei nº 7.797 de 10 de julho de 1989, com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
O FNMA é hoje referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos. Seu conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil, garante a transparência e o controle social na execução de recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional.
Ao longo de sua história, foram 1.400 projetos socioambientais apoiados e recursos da ordem de R$ 230 milhões voltados às iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais.

JUAN E EVITA - UMA HISTÓRIA DE AMOR

Cada vez fico mais fascinado pelo cinema Argentino, agora com a produção JUAN E EVITA.
Quem lê o título bobinho desse filme – mais uma mancada da tradução brasileira – acredita que vai ao cinema ver a história de amor entre Juan e Eva Perón. Mas não vai não. Juan e Evitaé  quase que unicamente a história da ascensão de Perón ao poder na Argentina, usando como fina camada narrativa a relação pessoal do Coronel com a atriz de rádio por quem se apaixonou logo após as mobilizações sociais empreendidas por seu governo (ele era o militar responsável pela pasta do trabalho) para solidarizar com a população de San Juan, abalada por um forte terremoto em 1944.
É claro que há cenas unicamente voltadas para o casal, o flerte e o complicado e curto relacionamento entre eles, devido a morte de Eva, mas esse não é o tema principal do filme. O ponto de partida, como dito acima, foi o terremoto de San Juan, mas a partir daí, vemos as ideias de tendência populista de Perón serem aplicadas em momentos cruciais e num curto espaço de tempo na Argentina, alcançando uma fama que lhe valeria apoio popular num momento delicado, quando foi preso, e três futuros mandatos presidenciais. Extraído do site PLANO CRÍTICO.
OBS. Registro que encontrei o deputado Décio Lima e mantivemos um bate-papo antes da sessão.


TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
·                    Comentaremos sobre a reunião ocorrida no dia 02 no anexo do Hotel Morro dos Conventos resultante de uma chamada no Grupo do MC no Face...
·                     
·                    Participaremos no dia 08 da Plenária Oficina do CONAPA BF em Garopaba sobre o Plano de Manejo da APA...
·                     
·                    Relato sobre reunião do COAMA no dia 04/11/2013...
·                     
·                    Desvio ou contorno de Araranguá poderá ter sua conclusão adiada, enquanto que a ponte de Laguna e o túnel do Espigão estão avançando.
·                     
·                    Serra do Faxinal mesmo concluída não resolverá o problema de Praia Grande, digo do desenvolvimento esperado...
·                     
·                    O Conselho da Cidade do Município de Araranguá precisa urgentemente ser criado pela Administração Municipal...
·                     
·                    Continuamos a alertar que o atual projeto da fixação da foz / barra do Rio Araranguá dificilmente será licenciado pelo IBAMA...
·                     
·                    VAMOS DISCUTIR PRIORIDADES PARA ARARANGUÁ?  VAMOS. MAS NÃO QUEREMOS OPORTUNISTAS QUE NUNCA REALIZARAM AÇÕES PELO BEM DO COLETIVO!



IMAGENS CAPTADAS NO ENTARDECER DO DIA 33/10/2013