11 novembro, 2013

MPF DECIDE SOBRE INVASÃO EM APP NO MORRO DOS CONVENTOS

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 12 de Novembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE,
OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO’’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



MPF DECIDE SOBRE INVASÃO EM APP NO MORRO DOS CONVENTOS
            O abandono e o descaso para com os ecossistemas que compõem o Santuário Ecológico do Morro dos Conventos continuam sendo pauta obrigatória, principalmente para quem se preocupa com a integridade da sua frágil biodiversidade. No facebook, em blogs, através de e-mails, enfim na mídia em geral se percebe que a revolta da população aumenta quando inicia a temporada de verão com a desordenada invasão da praia, de áreas de dunas e restingas, como também do espaço de entorno do Farol para a realização de festas por jovens de toda a região.
           
            Desde que este ‘’modismo do som automotivo’’ iniciou lá por volta de 2005 nós temos batido na mesma tecla alertando as autoridades que a permissividade, até mesmo para as pequenas infrações, leva a desobediência civil iniciando com atos de perturbação alheia e chegando a violência. A violência não é apenas física, mas também aos direitos constitucionais e humanos, pois circular com som alto (tanto proveniente de ruídos emitidos por carros quanto por motos) comprovadamente ‘’causa pânico’’ em crianças, idosos e enfermos (em animais também), principalmente nas madrugadas dos finais de semana.
           
            Reuniões têm ocorrido ao longo do tempo, com resultados ora satisfatórios ora não, porque este ‘’mal cultural’’ precisa ser disciplinado a não interferir nos direitos dos outros, ou seja, todo mundo tem direito a se divertir seja lá qual for a forma que escolher, no entanto, o direito de um termina onde inicia o do outro! Isto é básico! Faça a sua festa, desde que não interfira no sossego do vizinho!
           
            Neste ano de 2013 já ocorreram três encontros apenas no Morro dos Conventos, objetivando debater seus respectivos conflitos de ordem socioambiental.  O primeiro abordou quais políticas públicas seriam adequadas para promover o desenvolvimento sustentável do Morro e entorno (Planejamento, muito Planejamento). O segundo abordou propostas de cunho cultural (Teatro com aspectos açorianos) e de planos de conotação ambiental (como a criação da UC e a implantação do PD) e o terceiro decidiu priorizar a busca de soluções para os problemas da praia com as invasões de veículos, com o lixo jogado e pelo intenso barulho.

OBS.I -  Respeitamos a decisão imediatista do grupo em priorizar o conflito da invasão da praia, pois afinal não se trata apenas de uma questão de preservação ambiental, mas da segurança física dos banhistas, dos caminhantes, dos surfistas e dos pescadores. No entanto, não deixaremos de insistir na implementação de planos e projetos para o Morro e áreas de entorno, pois sem planejamento nenhum indivíduo de pleno domínio das suas faculdades mentais consegue definir o que fazer no dia seguinte, como tomar café, ir para o trabalho, almoçar, ver TV ou ler... 
Se as células do Estado não têm planejamento ou têm mas não as executam, então é porque falta vontade e decisão política... Mas nós como sociedade civil organizada temos que cobrar...
           
            No dia 07 de novembro de 2013 ocorreu no MPF uma reunião coordenada pela Dra. Andréia Rigoni Agostini, Procuradora da República para a Região Sul de SC (AMREC e AMESC) onde a pauta abordada foram os conflitos na praia do Morro dos Conventos. Estavam presentes representantes da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar de Araranguá, da FAMA e da OSCIP Preserv'ação. Presente também a AMOCO, defendendo os interesses dos estabelecimentos comerciais... A ONG Sócios da Natureza declinou do convite do MPF somente após haver enviado uma manifestação, pois já havíamos assumido compromisso em participar da oficina da APA da Baleia Franca, porém ao tomar conhecimento que a SAMCO não estava na lista a indicamos com o seu respectivo representante à Dra. Andréia Agostini, que prontamente concordou.

OBS.II - Não temos conhecimento de quem partiu a iniciativa da reunião, apenas sabemos que a ONG Sócios da Natureza e a SAMCO não estavam na lista, mesmo a ONGSN estando engajada na luta em defesa de um ambiente ecologicamente correto e equilibrado desde o início, quando publicamos a fragrante imagem em 2011 (em anexo) que gerou um procedimento ou inquérito jurídico no MPF, que veio a ser derrubado por uma decisão de um desembargador do 4º TRF em 2012, quando ainda na gestão da Procuradora Rafaella Alberici.

...a decisão do MPF é não permitir mais o tráfego de veículos na praia do Morro dos Conventos... mas esta decisão deve acompanhar a implementação de medidas educativas!





TEMAS QUE PODERÃO SER COMENTADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

Ø  COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA É BOM PRA QUEM? CERTAMENTE QUE PARA A DEMOCRACIA NÃO? O DC PROMOVEU ESTE QUESTIONAMENTO NA EDIÇÃO DE 09/11/2013 APONTANDO QUE A FALTA DE ÉTICA CRIA CONFRONTOS IDEOLÓGICOS E DESPREPARO PARA OS CARGOS POLITICAMENTE INDICADOS...

Ø  SE CONTINUAR NESTE RITMO CHEGAREMOS A 100 MIL VISITAS ATÉ O FINAL DO ANO...

Ø  TEM UNS ILUSTRES MOTOCICLISTAS EM ARARANGUÁ QUE PENSAM QUE AS AVENIDAS SÃO PISTAS DE CORRIDA, NO SÁBADO POR VOLTA DAS 19:30 HS LIGUEI PARA O 190, MAS NÃO SEI SE PEGARAM O INFRATOR (OU DISTRIBUIDOR!)

Ø  PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ FOI EXEMPLAR PARA TODO O ESTADO: O CONSELHO DA CIDADE PRECISA URGENTEMENTE SER CRIADO PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA DAR CONTINUIDADE...

Ø  RELATO DA DEMOCRÁTICA, PRODUTIVA E DINÂMICA OFICINA NO CONSELHO DA APA DA BALEIA FRANCA EM GAROPABA E A NOSSA LUTA EM AMPLIAR O TERRITÓRIO ATÉ TORRES/RS

Ø  COAMA REUNIDO DIA 04/11/2013 APÓS DEBATER CNMA, LICENCIAMENTO E CONFLITOS NO MC, DECIDE ELENCAR/PRIORIZAR QUAIS AS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA 2014...

Ø  INTEGRANTES DO TSGA II SE REUNIRAM NO DIA 07 NA SDR PARA DEFINIR DEMANDAS PARA 2014... 

Ø  NO PRÓXIMO DIA 14 OCORRERÁ A ÚLTIMA ASSEMBLEIA DE 2013 NO COMITÊ ARARANGUÁ (CGBHRA).

Ø  A INSUSTENTÁVEL BELEZA DOS DESENHOS AGRÍCOLAS VISTOS DE CIMA... (Facebook)


MARX VAI À CUBA

O cineasta araranguaense Marx Vamerlatti está em Cuba gravando o CurtaDoc, programa para o SESC TV dedicado ao documentário latino-americano. Em seguida a equipe viaja para a Colômbia sob a direção de Katia Klock e produção da Contraponto. O CurtaDoc quer ajudar a promover o acesso e o intercâmbio entre os países e idiomas valorizando a produção audiovisual.






/////////////////////////////////
Esta imagem que parece uma pintura em tela é o horizonte captada da janela de um avião.